Como falar em frente à câmera? Confira o passo a passo para perder o medo dos vídeos

Até 2022, 82% do tráfego da internet será gerado por vídeos, é o que estima o Relatório Global de Tendências de Redes de 2020 da Cisco Systems. Nesse cenário, para quem deseja manter a relevância nas redes sociais, aprender como falar em frente a câmera é indispensável. 

Para muitas pessoas, porém, gravar um vídeo pode ser um grande desafio. No entanto, sendo um dos formatos de conteúdos mais promissores para os próximos anos, investir na produção audiovisual é um passo necessário

A boa notícia é que essa é uma habilidade treinável, e com simples práticas você pode se familiarizar e se sentir cada vez mais confortável durante a gravação de vídeos. 

Quer ver alguns passos que podem te ajudar nesse processo? Então, confira algumas dicas de como perder o medo da câmera. Vamos lá!

Como falar em frente a câmera com segurança em 5 passos 

1. Estude o assunto 

Quão difícil é para você engatar uma conversa sobre um assunto que você gosta muito e entende bem? Certamente nada complicado, não é? 

Quando falamos em como perder o medo da câmera, a lógica é a mesma: desde que você saiba exatamente sobre o que irá falar, esse processo será muito mais simples

Em geral, quando precisamos encarar situações que não temos nenhum ou pouco conhecimento sobre ela, o nervosismo e a ansiedade se tornam dois grandes inimigos.

Desse modo, o primeiro passo para aprender como falar em frente à câmera é estudando o que você deve dizer. 

Mesmo que seja um tema que você já saiba de cor, se você ainda não está familiarizado com a filmagem, é bom tirar uns minutinhos para relembrar o conteúdo e evitar o branco que pode acabar surgindo. 

2. Roteirize seu vídeo 

Se você é do time que acredita que pode guardar tudo de cabeça, talvez seja hora de dar o braço a torcer e partir para o roteiro do vídeo.

Mesmo que você saiba tudo sobre o assunto, em alguns momentos, o nervosismo de estar em frente às câmeras pode acabar te distraindo.

Nesses momentos, não existe nada melhor do que ter uma “colinha” em mãos para te ajudar a se situar novamente. 

Para quem tem mais dificuldades, vale a pena ir além: esquematize também algumas falas chaves que não podem faltar, algumas palavras que você precisa falar, algum termo que deve ser explicado e todo tipo de informação que ajudará a se sentir mais seguro na hora de gravar. 

Abaixo, veja algumas dicas práticas para fazer roteiros de vídeos de conteúdo com o Maurício, do canal OZI AUDIOVISUAL: 

3. Pratique as gravações 

A frase “a prática leva à perfeição” quase poderia ser usada para tudo na vida, se não fosse o fato de que a perfeição não existe. 

No entanto, a ideia da afirmação é muito valiosa: para se tornar bom em algo, você deve praticar incansavelmente. 

Muitas vezes, o que causa o medo de gravar vídeos é a ideia de que, logo após a filmagem, você já tem que ir correndo compartilhar. Mas isso não é verdade!

Diferente do que acontece no vídeo ao vivo, os vídeos de gravação podem ser editados, apagados e até gravados apenas como teste, para você se familiarizar. 

Essa é, inclusive, uma das dicas mais poderosas sobre como falar em frente à câmera. Pois, nesses testes, é possível trabalhar sua fala, melhorar a dicção, visualizar como está sua linguagem corporal, entre outros pontos que podem ser cruciais para um bom conteúdo audiovisual. 

 4. Grave vídeos curtos 

Outro ponto muito relevante para aprender como falar em frente às câmeras é investir em vídeos curtos em um primeiro momento. 

Muitas vezes, ao gravar o primeiro vídeo, imaginamos que ele deve ser grande e sobre um tema complexo, para garantir de que é um bom material. 

No entanto, esse pensamento é exatamente o oposto da realidade. Se você ainda sente algum receio quando está em frente às câmeras, o mais rápido você acabar o que tem que fazer, menos nervoso você ficará. 

E tem mais: se tem um ponto muito positivo dos conteúdos audiovisuais é que você não precisa sentar e gravar por dez minutos, direto, se você não quiser. 

Ao invés disso, pode investir em pequenos takes, respeitando seu tempo, e depois transformar cada pedaço em um material incrível durante a edição. 

5. Esteja confortável 

Não tem jeito, mesmo que você coloque todas as dicas de como falar em frente a câmera, pode ser que você ainda assim fique desconfortável nas primeiras gravações. 

Esse processo para se sentir mais confortável nos vídeos vai desde os ângulos da filmagem, até a roupa que você está usando, que pode te deixar mais, ou menos, à vontade.

Por isso, antes de passar para a gravação em si, para a parte das imagens, vale a pena pensar em pontos que vão deixá-lo mais calmo na hora de gravar:

  • use uma roupa confortável;
  • analise o ângulo da gravação;
  • escolha um cenário que você goste;
  • prefira gravar nos momentos em que você está sozinho, para se sentir menos pressionado;
  • tenha o seu roteiro em mãos para direcionar as ideias;
  • entre outros fatores que você sabe que podem te tranquilizar. 

No vídeo do canal Gambiacine, o produtor de conteúdo João dá algumas dicas práticas e simples que podem te ajudar a se sentir mais confortável em frente às câmeras. Confere aí: 

Agora que você sabe como falar em frente à câmera, que tal começar a praticar para, logo mais, criar o seu próprio curso digital? 

Veja também o nosso conteúdo “Como montar um curso livre do planejamento ao primeiro aluno?“ e descubra um passo a passo prático para planejar, produzir e divulgar o seu primeiro infoproduto. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy