como-montar-curso-livre

Como montar um curso livre do planejamento ao primeiro aluno? 8 passos indispensáveis

Quer saber como montar um curso livre? Está disposto a mergulhar neste mercado educacional promissor? Então você precisa ler nosso artigo!

O segmento de cursos livres desempenha um importante papel social em nosso país. De acordo com o Censo Abed 2020, 75% dos cursos livres não-corporativos têm, como principal finalidade, o desenvolvimento de habilidades voltadas para o mercado de trabalho. 

Se você já tem boas ideias de cursos livres e quer fazer parte deste grupo educacional com alto potencial de transformação de realidades, continue lendo nosso artigo. Falaremos sobre como montar um curso livre em 8 passos: 

  1. Determine informações-chave sobre o curso
  2. Encontre seu público-alvo
  3. Selecione o time de conteudistas
  4. Crie conteúdos incríveis
  5. Escolha a melhor plataforma de hospedagem
  6. Teste o curso
  7. Promova o conteúdo
  8. Abra a primeira turma! 

Como montar um curso livre? 8 passos essenciais

A seguir, você conhece o nosso passo a passo para entender como montar um curso livre. Lembre-se de que você pode adicionar etapas ao cronograma conforme a sua necessidade, mas não deve deixar de realizar nenhum dos passos trazidos aqui. 

Tudo pronto? Que comece a aventura pelos caminhos da elaboração de um curso livre

1. Determine informações-chave sobre o curso

Para entender como montar um curso livre, é importante reservar um tempo ao brainstorming — ou à tempestade de ideias. Neste momento, você deverá colocar no papel tudo aquilo que te aproxima da essência do seu material.

  • O que será ensinado no seu curso livre?
  • Como o conteúdo será apresentado? Em formato modular ou contínuo?
  • De que forma o seu curso cumpre o papel social da Educação?
  • O tema escolhido rende um curso com informações novas e inéditas? Você é capaz de sair do “mais do mesmo” a partir desta temática?
  • Quais as informações essenciais sobre legislação de cursos livres necessárias para tirar essa ideia do papel?
  • O curso será ofertado na modalidade EAD livre? Ou será um curso presencial? Há a possibilidade de utilizar o ensino híbrido como ferramenta? 

Com as respostas às perguntas acima, você já terá em mãos tudo o que precisa para avançar para o próximo passo e descobrir como montar um curso livre. 

2. Encontre seu público-alvo

Em muitos casos, as etapas 1 e 2 andarão lado a lado no processo de descoberta de como montar um curso livre. Isso porque, enquanto delimita informações-chave sobre a estrutura da formação, é comum que você se direcione automaticamente para o público-alvo que deseja atingir. 

De toda forma, este é o momento de formalizar suas personas. Identifique o máximo possível de características que ajudem a delimitar o público ao qual seu curso será direcionado. 

Conhecer o perfil do aluno EAD que realizará o seu curso livre será essencial para construir um conteúdo e uma estratégia de divulgação aderente às expectativas de quem mais importa: o seu cliente (no caso, aluno).

3. Selecione o time de conteudistas

Após finalizar o passo 2, você estará consideravelmente mais perto de entender como montar um curso livre. Chegou a hora, portanto, de se dedicar ao conteúdo! 

O passo inicial para a construção de um material didático potente e transformador é contar com os melhores profissionais. Se você optar por um curso livre EAD, deve ativar sua rede de professores conteudistas e de designers instrucionais, que, articulados, farão uma curadoria de conteúdos. 

4. Crie conteúdos incríveis

Além da seleção de materiais, a equipe de conteúdo também é responsável por tornar irresistível a trilha educacional proposta no curso. 

Dessa forma, a etapa 4 é inteiramente dedicada à criação de material didático diferente, criativo, dinâmico e multimídia. 

Algumas dicas de produção de conteúdo EAD para caprichar nesta etapa do cronograma são: 

5. Escolha a melhor plataforma de hospedagem

Conteúdo pronto? É hora de escolher a sua plataforma de hospedagem! Se o seu curso livre for pensado para a EAD, a plataforma e-learning é, sem dúvidas, uma componente indispensável para a materialização da estratégia. 

Aliás, este é um recurso cada vez mais utilizado até mesmo em formações presenciais. Isso porque, em uma só interface, as plataformas EAD centralizam informações, facilitam a comunicação de tutores e alunos via ferramentas de interação EAD e possibilitam a gestão administrativa do curso, com ferramentas exclusivas para a emissão de certificados, por exemplo: 

6. Teste o curso

A etapa seguinte à escolha da melhor plataforma EAD vai te colocar frente a frente com o sonho do curso livre: é hora de testar! 

Nesta etapa, você ou um grupo de conhecidos devem explorar ao máximo todas as ferramentas oferecidas no curso livre formatado. Biblioteca virtual, vídeo aulas, trilhas de aprendizado, avaliações, canais de comunicação…Observem como tudo funciona e se há uma conexão entre as ferramentas, trazendo sentido ao percurso educacional promovido no curso. 

7. Promova o conteúdo

É natural que, na etapa anterior, sejam necessários alguns ajustes e otimizações. Como montar um curso livre é uma tarefa de responsabilidade, é preciso cuidar de cada detalhe com bastante atenção. Por isso, não se frustre se, entre as etapas 6 e 7 houver um intervalo de tempo maior do que o desejado: este é o período necessário para garantir que o seu curso esteja pronto para ganhar o mercado! 

Quando for este o momento, é chegada a hora de captar alunos. Para isso, você deve construir um bom plano de ação, focado em estratégias digitais, como redes sociais, inbound marketing e marketing de conteúdo

8. Abra a primeira turma! 

Se a sua estratégia de marketing for efetiva, em pouco tempo você terá demonstrações de interesse suficientes para abrir sua primeira turma. É hora de dar o play no conteúdo e começar a espalhar a mensagem do seu curso rápido por aí! 

Comece a gerenciar seu curso agora mesmo! 

Agora você já sabe como montar um curso livre. E se quiser dar o primeiro passo para a criação de um conteúdo dinâmico, integrado e acessível a seus alunos, nós podemos te ajudar! 

A EAD Plataforma é a plataforma EAD queridinha do Brasil: são mais de 3 milhões de usuários cadastrados em nossa ferramenta, que reúne as melhores funcionalidades para gestores, tutores e alunos. Quer saber quais são as funcionalidades disponíveis? Você pode fazer isso gratuitamente pelos próximos 7 dias em nosso Trial! Aproveite!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy