o-que-e-design-instrucional-ead

O que é design instrucional para EAD? Entenda a importância da estratégia

Você já ouviu falar sobre experiência do cliente? O termo, que defende a adoção de práticas para otimizar a vivência do cliente com a empresa, é muito usado no setor comercial, mas também se aplica à EAD. Nesse sentido, conhecer o que é design instrucional coloca a sua instituição de ensino à frente da concorrência. 

Isso porque design instrucional para EAD é uma prática pautada exatamente na construção de uma melhor experiência de aprendizagem. Seu trabalho é focado em adequar a linguagem didática dos recursos de aprendizagem, levando em conta a tecnologia e as estratégias que podem facilitar o processo de ensino.

Dessa forma, como consequência, encontramos processos educacionais mais fluidos, facilitados e efetivos para alunos e tutores EAD

Continue a leitura para entender com detalhes o que é design instrucional para EAD e por que ele pode transformar a experiência de ensino. 

O que é design instrucional para EAD? 

De acordo com este artigo, publicado no portal da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), o conceito de design instrucional está ligado ao “planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais”. 

Sendo assim, podemos dizer também que design instrucional para EAD é uma metodologia que tem, como foco, planejar atividades de aprendizagem nos cursos a distância, adequando a linguagem dos recursos de aprendizagem e garantindo a inclusão social na educação.

Lembra da analogia que fizemos no início deste artigo? Pois então! Com a ajuda do design instrucional, as instituições EAD garantem uma experiência de ensino agradável a seus estudantes, proporcionando um aprendizado fluido e capaz de estimular o desenvolvimento de novas habilidades. 

Como o design instrucional funciona? 

Para construir experiências de ensino únicas, o design instrucional leva uma série de fatores em consideração. Com a ajuda do profissional da área (chamado de designer instrucional), são avaliados pontos referentes aos hábitos e costumes do público-alvo (ou seja, os alunos), tais como: 

  • hábitos comuns; 
  • objetivos que devem ser alcançados com o curso;
  • expectativas para a formação; 
  • ferramentas e tecnologias mais utilizadas;
  • perfil do aluno
  • e por aí vai. 

Com os resultados da análise, é possível elaborar um plano educacional efetivo e capaz de motivar os alunos EAD, mantendo-os engajados do início ao fim do processo de ensino. 

Viu só como saber o que é design instrucional para EAD é importante? 

Mas vamos além! A seguir, você descobre mais algumas vantagens de investir na estratégia em cursos e formações a distância. 

Por que é importante investir em design instrucional na EAD? 

Além de entender o que é design instrucional para EAD, é importante conhecer as principais vantagens da ferramenta. Por isso, a seguir, você conhece 4 delas. 

1. Para criar conteúdos adequados à necessidade do público-alvo

A primeira grande vantagem de saber o que é design instrucional para EAD e investir na metodologia é a possibilidade de criar conteúdos que se adequem com perfeição às necessidades dos alunos. 

Graças às pesquisas e avaliações feitas pelo designer instrucional, é possível criar cursos livres e formações sintonizadas com as expectativas e hábitos dos estudantes. 

Quer ver um exemplo?

Suponhamos que a pesquisa do designer instrucional revele, entre os alunos EAD do curso X, o hábito de utilização de dispositivos móveis como fontes de conhecimento. 

Dessa forma, a melhor alternativa é apostar em conteúdos no formato mobile learning. Assim, toda a informação educacional pode ser consumida nos dispositivos mais utilizados pelos alunos, potencializando os resultados. 

2. Pois garante a efetividade do processo de ensino

Qual o principal resultado obtido por um processo educacional que valoriza as necessidades e demandas dos alunos? Isso mesmo, efetividade! 

Com a ajuda do design instrucional, as formações EAD podem se adequar ao perfil dos alunos. Dessa forma, a tendência é que o aproveitamento seja maior, bem como os resultados obtidos. 

3. Estimula o aprendizado por meio de diferentes tipos de conteúdos digitais

Com o apoio do design instrucional, as formações EAD também ganham em dinamismo. Assim, sabendo o que o público-alvo espera, fica mais fácil pensar em alternativas para superar as expectativas e oferecer experiências memoráveis de ensino. 

Alguns dos mais populares tipos de conteúdos digitais utilizados na EAD são: 

Na prática: como executar uma estratégia de design instrucional

Agora que você já sabe o que é design instrucional para EAD, que tal entender, na prática, quais os passos fundamentais para executar a estratégia? 

Para te ajudar a entender melhor, vamos utilizar os passos da metodologia ADDIE, uma das mais populares no segmento de design instrucional. 

ADDIE é o acrônimo das palavras Analisar, Estruturar (em inglês, Design), Desenvolver, Implementar e Avaliar (em inglês, Evaluate). Cada uma das etapas desta metodologia de design instrucional é direcionada a uma fase do processo. 

Veja a seguir como elas funcionam.

1. Analisar

Na primeira etapa da metodologia ADDIE de design instrucional, ocorre, como o nome diz, a análise. Neste caso, são elencados os objetivos de aprendizagem, hábitos, necessidades e demandas do público-alvo. 

2. Estruturar

Na segunda etapa, é hora de começar a desenhar os conteúdos de acordo com as necessidades mapeadas na primeira fase. 

Alguns recursos de apoio na fase de estruturação são: 

  • storyboards; 
  • roteiros;
  • brainstormings;
  • etc. 

3. Desenvolver

A terceira fase da metodologia ADDIE tem como foco colocar em prática as duas primeiras etapas. Sendo assim, é hora de colocar a mão na massa e explorar os melhores formatos para atender às necessidades dos alunos. 

4. Implementar 

Chegou a hoa de colocar o conteúdo desenvolvido em prática! Para isso, é fundamental escolher a melhor plataforma EAD, avaliar os recursos disponíveis e explorar as funcionalidades! 

5. Avaliar

Na fase final da metodologia ADDIE, é hora de mensurar os resultados — e, principalmente, aprender com eles! Consulte relatórios de aproveitamento, acompanhe o desempenho dos alunos e faça ajustes para tornar o processo mais efetivo. 

Entender o que é design instrucional para EAD pode ajudar a tornar o processo educacional mais fluido e, principalmente, mais efetivo. 

Agora que você conhece a ferramenta e os principais passos para implementá-la, que tal escolher uma plataforma e-learning para hospedar seu curso? Nós podemos te ajudar nessa etapa! 

A EAD Plataforma é dinâmica, completa e intuitiva, e conta com mais de 2 milhões de usuários! Se quiser conhecer as funcionalidades disponíveis, basta preencher este formulário e explorá-las gratuitamente por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy