o-que-e-ead-livre

O que é EAD livre? Entenda tudo sobre a modalidade

Você sabe o que é EAD livre? Trata-se de uma modalidade de ensino pautada na flexibilidade, agilidade e objetividade. Com a EAD livre, é possível adquirir habilidades profissionais e pessoais de forma simplificada, em cursos de curta ou média duração. 

No Brasil, os cursos livres ocupam uma parcela expressiva do mercado educacional. De acordo com o Censo ABED 2018, os cursos livres não corporativos são a terceira modalidade mais ofertada pelas instituições de ensino do país. 

Se você se interessa pelo assunto ou está pensando em investir no setor, este artigo é para você! Falaremos sobre o que é EAD livre, características principais e vantagens para tutores e alunos.

O que é EAD livre? 

EAD livre é uma modalidade de ensino pautada na aquisição de conhecimentos de forma rápida, focada e eficiente. Quando há o interesse em desenvolver uma habilidade operacional ou pessoal específica, a EAD livre é uma boa opção. Aliás, se você quiser conhecer as principais vantagens da metodologia, leia este artigo até o fim! 

Saber o que é e o que significa EAD livre pode ajudar a trazer dinamismo e flexibilidade ao processo de aprendizado. Quer ver um exemplo de EAD livre para entender melhor?

Suponhamos que você trabalhe na área de marketing de uma empresa. Com o passar dos anos, percebeu que o marketing digital ganhou espaço, e sente necessidade de se especializar em uma área específica do segmento: as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). 

Uma boa pedida para adquirir conhecimento de forma direcionada é realizando uma formação livre. Isso significa que você terá diferentes possibilidades para adquirir a habilidade: de cursos rápidos a módulos mais longos, com ou sem emissão de certificado e por meio de diversos produtos digitais (e-books, vídeo aulas, webinars e por aí vai).

EAD livre e curso livre: estamos falando da mesma coisa? 

Ao ler sobre o que é EAD livre, você pode estar se perguntando se EAD livre e cursos livres são sinônimos. 

E a verdade é que, de uma forma geral, quem sabe o que é curso livre já entende perfeitamente a essência da EAD livre. A diferença essencial entre os dois termos diz respeito apenas à extensão do conceito. Enquanto “curso livre” define a formação em si, EAD livre define a metodologia. 

Como funciona a modalidade? 8 características-chave da EAD livre

Agora você já sabe o que é EAD livre e de que forma ela auxilia profissionais e interessados a adquirirem habilidades de forma focada e ágil, é hora de entender como a modalidade funciona. 

Algumas características ajudam a definir um curso livre e a escolher aquele que melhor se enquadra nas necessidades dos alunos. 

Fizemos uma lista com algumas das características do funcionamento da EAD livre para te ajudar a identificar o formato. 

  • funciona com a ajuda de um LMS — Learning Management System, ou sistema de gerenciamento da aprendizagem;
  • é conduzida por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem; 
  • pode ser organizada por módulos ou capítulos;
  • conta com material didático composto por vários tipos de conteúdos digitais
  • não exige comprovação de escolaridade prévia para os alunos; 
  • é conduzida por tutores EAD especializados no tema ministrado;
  • não depende de autorização do MEC para acontecer, mas é citada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • não tem carga horária pré-estabelecida, mas é costumeiramente de curta duração. 

Veja no infográfico abaixo mais algumas características que ajudam a definir o funcionamento da EAD livre: 

Quais as vantagens da EAD livre? 

Além de entender o que é EAD livre, é importante destacarmos o quão proveitosa pode ser a modalidade. Para isso, separamos algumas vantagens da metodologia de aprendizagem para alunos e tutores. 

Para estudantes

1. Período de duração

Uma das principais vantagens de saber o que é EAD livre e investir na modalidade é a duração das formações. Muitas vezes, com algumas horas de dedicação, é possível adquirir o conhecimento desejado. 

2. Flexibilidade para consumir o conteúdo

Outra grande vantagem de realizar um curso livre é a flexibilidade para consumir o conteúdo. Por serem disponibilizados em uma plataforma EAD, os conteúdos ficam disponíveis para que os alunos acessem conforme sua disponibilidade. 

Isso faz com que a modalidade seja indicada para quem já tem uma rotina intensa (de trabalho ou estudo), mas não abre mão da possibilidade de adquirir novos conhecimentos. 

3. Possibilidade de assistir às aulas mais de uma vez

A disponibilização dos conteúdos em uma plataforma e-learning também traz outra importante vantagem para a EAD livre. Trata-se da possibilidade de rever o conteúdo e, consequentemente, absorvê-lo de forma efetiva. 

Diferentemente da metodologia presencial, onde o encontro com o professor é exclusivo e único a cada aula, na EAD isso não acontece. As aulas são armazenadas no sistema e podem ser assistidas pelos alunos posteriormente. 

4. Investimento financeiro mais baixo 

A EAD livre é uma excelente opção para quem deseja se desenvolver pessoal e profissionalmente, mas não pode fazer investimentos expressivos. 

Isso porque, por serem realizados de forma virtual e por serem compactos em duração, os cursos livres são acessíveis financeiramente. 

5. Ferramenta de inclusão social 

Por fim, é muito importante pontuar o papel da EAD na inclusão social. Por ser um sistema didático, simplificado e inteiramente online, o curso livre é visado tanto pode estudantes mais velhos quanto por pessoas com deficiência.  

Rui Gonçalves, gerente de Relações Institucionais da plataforma Quero Bolsa, apresentou uma importante reflexão com relação a esse fato, em entrevista:

“Notamos a capacidade do EAD de absorver esse público que ingressa na faculdade de forma tardia. O EAD dispõe de uma mensalidade menor, que se encaixa na renda, e oferece condições mais acessíveis de tempo e retorno.”

Veja o vídeo abaixo para entender como a EAD é pode ser uma ferramenta de apoio a estudantes com deficiência: 

Para tutores

1. Possibilidade de acompanhamento personalizado do desempenho dos alunos

Para o outro lado do processo educacional, saber o que é EAD livre também pode trazer vantagens. A primeira delas é a possibilidade de acompanhar de forma personalizada o desempenho dos alunos. 

Com a ajuda de uma boa plataforma EAD, tutores podem monitorar o comportamento dos estudantes em ferramentas de interação (como o fórum EAD) e com a ajuda de relatórios de desempenho constantemente atualizados. 

2. Mais qualidade de vida

Outra vantagem da EAD livre é a qualidade de vida oferecida aos profissionais de ensino. Isso porque os conteúdos são programáveis na plataforma, bem como os horários de encontros em fóruns ou aulas online ao vivo

Dessa forma, o tutor consegue organizar seu horário de trabalho e conciliar as aulas com outras atividades rotineiras. 

3. Setor em ascensão 

Por fim, é importante destacar o quão promissor é o setor EAD no Brasil e no mundo. De acordo com a Abmes, a expectativa é de que, já em 2022, o volume de estudantes em cursos online supere a quantidade de alunos matriculados no modelo presencial. 

Com esse dado, fica fácil entender por que saber o que é EAD livre e investir no setor pode ser uma boa alternativa para professores que desejam uma carreira mais flexível e bem sucedida. 

Agora sim você pode dizer que sabe o que é EAD livre. Com tantas vantagens para tutores e alunos, fica fácil entender por que a modalidade cresce e ganha espaço a cada ano, não é mesmo? 

Se você quer saber mais sobre as ferramentas de apoio à EAD livre, temos uma sugestão: que tal testar as funcionalidades da melhor plataforma EAD do Brasil?

Com um sistema completo, didático e intuitivo, a EAD Plataforma já bateu a marca de 2 milhões de usuários! Quer entender o que nossa ferramenta tem de melhor? Então preencha o formulário e teste a EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias!

Fabio Godoy