Como fazer um fórum EAD? 4 dicas para colocar em prática

Saber como fazer um bom fórum EAD pode ser o segredo para vencer um dos maiores desafios do ensino a distância: o desinteresse e a falta de participação dos alunos. 

Quando falamos do ensino remoto, muitas podem ser as distrações que os alunos irão enfrentar na hora dos estudos. 

Além disso, a falta de um acompanhamento mais próximo pode fazer com que eles se sintam desmotivados a realizar as atividades do curso. 

Nessas horas, contar com os recursos e ferramentas das plataformas pode ser muito interessante. Especialmente o fórum que, segundo o Censo Abed 2019, é o principal canal de interação em cursos a distância. 

Para você ter uma ideia, entre os cursos EAD, o fórum está presente em 95,6% dos casos, se mostrando uma ferramenta interessante para manter um contato mais próximo com a turma, estimular as interações e tirar dúvidas. 

Portanto, se você nunca criou um espaço de conversação entre sua turma, chegou a hora de experimentar essa funcionalidade. Veja como fazer um fórum EAD e conquistar a participação de todos os alunos. 

Como funciona o fórum EAD?

O fórum EAD nada mais é do que uma ferramenta de interação utilizada para simular o contato que acontece naturalmente em uma sala de aula presencial. 

É um espaço em que os professores, tutores e estudantes podem trocar informações, discutir assuntos relacionados com as aulas e, claro, tirar dúvidas

E como o fórum EAD funciona? 

O professor, tutor ou um aluno pode criar um fórum de discussão sobre um determinado assunto, levantando questionamentos, dúvidas ou apenas compartilhando informações. 

Em seguida, outras pessoas podem responder a mensagem e iniciar, assim, uma conversa. 

No espaço EAD, o fórum é uma das ferramentas mais importantes, pois é a grande responsável por fazer com que a interação que aconteceria presencialmente, se estabeleça no ambiente virtual também. 

Mas como fazer um fórum EAD legal, que estimule a participação dos alunos e colegas de classe? Abaixo você confere algumas dicas que podem ajudar. 

Como fazer um fórum EAD? 5 passos importantes 

1. Estabeleça regras para o fórum

Um dos passos mais importantes de como fazer um fórum EAD é estabelecer algumas normas para que a conversa e as interações fluam sem grandes problemas.

Muitas vezes não é preciso nem mesmo criar regras, pois as próprias plataformas EAD já possuem suas próprias. 

No entanto, ao abrir o fórum com uma turma, pode ser legal frisar alguns pontos que devem ser considerados ao iniciar as discussões. 

Essas regras servem tanto para organizar a conversa, de forma que todos consigam participar tranquilamente, tanto para encaminhar uma troca respeitosa e tenha relação com o que está sendo estudado. 

2. Modere o conteúdo publicado

Se você, enquanto professor ou tutor, criou o fórum para discussão dos assuntos relacionados ao curso, deve também se lembrar de moderar o que é publicado por lá.

Por mais que o intuito da ferramenta seja estimular a participação dos alunos, é muito importante ficar de olho no que está sendo postado, pois o que é escrito no fórum fica visível para todos os alunos.

Mesmo que você tenha estabelecido as regras, pode ser que uma ou outra publicação saia um pouco do que foi combinado, e é nessas horas que a moderação precisa agir. 

Por isso, estar presente e conferir o que está sendo postado pelos alunos também está entre uma das dicas mais importantes de como fazer um bom fórum EAD.

3. Estimule interações entre os participantes

Só criar um fórum sobre um módulo qualquer não irá estimular nenhuma pessoa a participar da conversa. 

Por isso, além de saber como fazer um fórum EAD, é indispensável encontrar formas de incentivar o engajamento.

Se possível, fale sobre os fóruns durante as aulas, lembre os alunos de que os espaços estão abertos e da importância da participação. 

No caso do ensino regular, que foi para o ambiente virtual, os fóruns podem ser até mesmo meios de acompanhamento de desempenho, portanto, não tenha medo de colocar o engajamento dos alunos na ferramenta como um pilar avaliativo. 

4. Esteja presente no fórum

Não dá para falar sobre como fazer um fórum EAD e não citar a importância de estar presente ali. 

Se você abriu o canal e estimulou a participação, esteja presente para responder os comentários e as dúvidas que surgirem. 

Afinal, não adianta nada abrir um fórum estratégico, colocá-lo até como obrigatório, e depois não dar o retorno para as respostas enviadas. 

Portanto, lembre-se de acompanhar as atualizações que o canal recebe durante o período do curso. 

3 exemplos de fórum para se inspirar 

Agora que você sabe como fazer um fórum EAD, que tal conhecer alguns modelos para se inspirar? Veja exemplos de fóruns de discussão para utilizar com sua turma. 

1. Fórum simples

O fórum simples consiste em uma única pergunta a qual os participantes devem responder. Ele é muito usado após uma aula específica, a apresentação de um tema especial, uma aula ao vivo com um convidado. 

Também é chamado de fórum de avaliação, que seria uma forma de analisar se os alunos entenderam o que foi passado durante o encontro online ou a aula gravada. 

2. Fórum de perguntas e respostas

É muito importante que os alunos saibam que existe um local onde todas as dúvidas podem ser esclarecidas, e esse lugar é o fórum de perguntas e respostas.

Você enquanto professor ou tutor até pode tirar dúvidas no privado, mas o fórum de dúvidas pode ser muito interessante para promover a interação entre os alunos e, também, esclarecer pontos para todos de uma única vez.

Afinal, o que foi postado continua no fórum, e os alunos podem sempre revisitar o local para relembrar alguns pontos. 

Além de conferir uma pergunta que talvez também seja uma dúvida dele, mas que não teve coragem de perguntar. 

3. Fórum dirigido

Por fim, você também pode investir no fórum dirigido para estimular a participação dos alunos. 

Esse tipo de fórum consiste em uma pergunta, informações ou até um conteúdo base, como um texto, e o aluno deve publicar sua resposta ou análise nos comentários.

É como se fosse uma atividade avaliativa, mas em formato de fórum de discussão. 

Para que a dinâmica dê certo, é importante estabelecer algumas regras para as publicações, como, por exemplo, escrever uma resposta em até 10 linhas e responder o comentário de um colega.

Legal, não é? Se você gostou desses tipos de fóruns, e agora que sabe como fazer um excelente fórum EAD, que tal conferir outros exemplos que você pode usar para estimular a participação da turma?

Aproveite nosso conteúdo “Descubra como engajar sua turma com 7 exemplos de fórum EAD!“ e veja outras formas de abordar diferentes assuntos com seus alunos. 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy