comunidade youtube

Aba Comunidade no YouTube: o que é, como funciona, como ativar, principais vantagens e dicas do que postar

Quem produz conteúdo para o YouTube pode utilizar um recurso desenvolvido há algum tempo pela própria plataforma para se aproximar mais da sua audiência e aumentar o engajamento.

Estamos falando da aba de Comunidade. Você conhece?

Diferentemente de redes sociais já consolidadas no mercado, como Facebook, Instagram e Twitter, o YouTube não era um espaço com foco em gerar interações, tendo opções muito limitadas para esse fim.

Ao perceber a necessidade dos usuários de interagir mais com os criadores que eles acompanham, o YouTube lançou em 2016 a ferramenta Comunidade.

Basicamente, trata-se de uma área dentro do canal em que os produtores podem postar fotos, textos, GIFs e enquetes e ainda receber comentários e curtidas em suas publicações, algo semelhante ao que acontece no feed de uma rede social.

Para entender melhor sobre esse recurso e como ele pode ser um aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo, continue a leitura deste artigo e confira:

  • O que é a aba comunidade no YouTube?
  • Como funciona a aba comunidade no YouTube?
  • Como ativar a comunidade do YouTube?
  • Quais são os benefícios dessa funcionalidade?
  • Como postar na comunidade do YouTube?

O que é a aba comunidade no YouTube?

A aba Comunidade no YouTube, é um espaço que a plataforma disponibiliza dentro dos canais para que os produtores de conteúdo possam fazer posts de interação com a sua audiência.

A Comunidade pode ser entendida como uma pequena rede social, na qual os criadores podem publicar outros formatos de conteúdo, como imagens, textos, links, enquetes e mensagens para divulgar um vídeo novo no canal.

As postagens aparecem nessa aba no estilo feed e em ordem cronológica.

Como funciona a aba comunidade no YouTube?

A aba Comunidade no YouTube funciona de modo a promover uma maior interação entre os espectadores e os criadores de conteúdo da plataforma.

Tudo o que é postado na aba Comunidade não fica restrito ao canal. Os posts também podem aparecer na home do YouTube e na seção de Inscrições de cada usuário.

Para que as suas publicações apareçam em outros espaços além da Comunidade do seu canal, o YouTube leva em consideração as preferências de cada inscrito e o nível de engajamento deles com os conteúdos do seu canal.

Leia mais: Como dar aula no Youtube de forma prática e descomplicada?

Como ativar a comunidade do YouTube?

Não são todos os canais do YouTube que têm a aba Comunidade liberada para fazer posts de interação com seus inscritos e usuários em geral.

Para conseguir ativar a Comunidade do YouTube, o canal precisa ter pelo menos 1.000 inscritos.

Além disso, outros critérios devem ser obedecidos, como não ter sofrido nenhuma penalização da plataforma, ter o layout de canal personalizado e não ter definido o público infantil como alvo do seu canal.

Quais são os benefícios dessa funcionalidade?

Utilizar a aba Comunidade no YouTube pode trazer muitas vantagens para quem produz conteúdos para essa plataforma. Destacamos aqui as principais:

  • maior engajamento com a sua audiência;
  • possibilidade de desenvolver uma relação mais próxima com seu público;
  • maior alcance do seu canal ao promover seus vídeos na Comunidade;
  • mais assertividade para definir os temas dos seus vídeos por meio de enquetes.

Leia também: Quanto ganha um YouTuber? Entenda a monetização e desvende o mistério!

Veja mais detalhes neste vídeo:

Como postar na comunidade do YouTube? 4 dicas

Se o seu canal atende aos critérios para habilitação da aba Comunidade no YouTube, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode começar a postar nesse espaço e interagir mais com o seu público-alvo.

1 – Divulgue os vídeos novos do seu canal

A aba Comunidade pode ser utilizada para divulgar os vídeos do seu canal. Essa é uma forma de alertar a sua audiência que tem conteúdo novo para eles assistirem.

Você também pode anunciar vídeos que estão por vir, algo do tipo “save the date”.

2 – Publique fotos sobre os bastidores do canal

Um tipo de conteúdo que gera muito engajamento são aqueles “por trás das câmeras”. Portanto, compartilhe com seus inscritos os bastidores do canal e do seu processo criativo.

3 – Insira links para direcionar os usuários a outros conteúdos que você produz

Você também pode fazer um pequeno texto e inserir links convidando os usuários a conhecerem outros conteúdos que você produz para outras plataformas, como blogs, redes sociais e também cursos online e outros infoprodutos.

4 – Consulte a opinião da sua audiência por meio de enquetes

Outra dica de como postar na comunidade do YouTube é realizar enquetes para consultar a opinião da sua audiência sobre diferentes assuntos.

Isso te ajuda a conhecer melhor quem são as pessoas que consomem seus conteúdos e, a partir disso, orientar suas estratégias.

E então, gostou de conhecer mais sobre a aba Comunidade no YouTube?

Utilize esse recurso para estreitar o relacionamento com o seu público e alavancar o alcance do seu canal.

Se você quer mais algumas dicas de como usar a aba comunidade, então assista a este vídeo do canal Dicas do Gelli, com ótimos conselhos para potencializar suas visualizações:

Veja também: Melhor editor de vídeo para Youtube: dê um UP nos infoprodutos

Para quem usar o YouTube em seus cursos online, criamos um e-book GRATUITO com dicas importantes, como:

  • Como gerenciar seu EAD;
  • Como fazer vendas;
  • Acompanhamento da performance dos alunos.

E muito mais!

Baixe agora: 10 passos para começar seu curso online 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy