equipamentos para dar aula online

Equipamentos para dar aula online: os top 7 + importantes

Uma das grandes preocupações de quem deseja ensinar remotamente é a quantidade de equipamentos para dar aula online. 

Alguns professores não têm familiaridade com a tecnologia, enquanto outros têm pouco capital para investir em ferramentas. 

A boa notícia é que esse processo pode ser mais fácil do que imagina e não demandar tantos gastos. 

Duvida? Então, leia este post até o fim e confira dicas, sugestões, insights e uma lista com os principais equipamentos para dar aula online. Aproveite sua leitura!

7 equipamentos para dar aula online indispensáveis

Confira, agora, os sete equipamentos para dar aula online que você deve ter para garantir a boa experiência virtual de seus alunos. 

Computador ou celular 

O seu computador é a sua principal ferramenta para ministrar aulas remotas. Ele não precisa ser o último modelo, deve apenas ser funcional o que, nesse caso, significa ter uma boa webcam e um microfone de bom alcance. 

Também é importante verificar o quanto de memória ele possui e se ele é rápido o suficiente para rodar programas que permitam a gravação de sua tela, assim como de softwares de edição. 

Caso não tenha um notebook ou esteja com o orçamento muito apertado e não possa comprar um, você pode utilizar o seu smartphone. 

Independentemente de sua escolha, é vital garantir que a sua conexão com a Internet seja excelente. Afinal, seus alunos não  merecem que a tela trave em meio a uma explicação!  

Microfone

Tanto o celular como o notebook apresentam microfones embutidos. Porém, se quiser evitar ruídos e oferecer um som mais límpido, você pode investir em microfones de lapela. Há alguns bons espalhados pela Internet que custam menos de R$ 100,00. 

Contudo, se quiser garantir um som superior, há outros tipos de microfones que você pode adquirir, como é o caso do shotgun ou do condensador. Porém, nesses casos, você terá que gastar cerca de três vezes mais do que com um microfone de lapela. 

Câmera 

Seu smartphone e computador, provavelmente, darão conta do recado para gravar suas aulas. Para ter certeza, é válido fazer um teste. 

No entanto, caso queira dar um ar mais profissional para suas aulas e oferecer efeitos diferenciados e uma alta resolução, você pode apostar em outras câmeras. As DSLRs são consideradas as melhores. Porém, você terá que desembolsar, no mínimo R$ 3000,00 para comprar uma. 

Neste contexto, é importante enfatizar que uma câmera mais cara não é sinônimo de ótima performance. Isso porque uma gravação depende de outros fatores. Por exemplo, se seu notebook não for muito potente, ele não dará conta de suportar uma câmera desse porte. Contudo, é inegável que, no geral, uma câmera superior ofereça uma gravação de melhor qualidade. 

Iluminação 

Nesta lista de equipamentos para dar aula online não poderia faltar a iluminação. Não se engane, a luz certa não é importante só por questões estéticas, ela também influencia no processo de retenção de informações. 

Uma gravação escura não prende a atenção e, pior, estimula o sono! Já o excesso de luz faz mal para os olhos. 

Para que a iluminação seja boa, você pode apostar na luz natural. Porém, isso demandará que você grave suas aulas só em determinados horários, assim como exigirá que você tenha um pouco de conhecimento sobre reflexos e afins. 

Sendo assim, o mais viável é investir em luzes internas. A Softbox e a Ring Light são dois exemplos desse tipo de iluminação. Como os preços variam bastante, é essencial verificar as especificações técnicas e comprar de uma loja confiável, é claro. 

O vídeo, a seguir, mostra dicas interessantes de como escolher a luz corretamente (não se esqueça de colocar as legendas em inglês):

Confira também:

Tripé 

Para manter a estabilidade de sua câmera (ou celular), vale a pena investir em um tripé. Isso porque esse equipamento o ajudará a garantir que sua aula não fique tremida. 

Além da estabilidade, um bom tripé permite que você se movimente melhor durante a gravação e, até mesmo, transite entre diferentes cenários, caso você deseje oferecer uma experiência mais dinâmica e “dramática” para seus alunos. 

Assista ao vídeo abaixo e confira dicas de como escolher o seu tripé!

Softwares de edição 

Para editar sua aula, você pode utilizar um software de edição. Porém, é recomendável que você tenha um pouco familiaridade com esse processo ou que, pelo menos, esteja disposto a aprender. 

Para escolher o melhor, é preciso avaliar tanto o seu objetivo como também o seu orçamento. No geral, softwares mais robustos são mais caros, exigem mais conhecimento técnico e oferecem um ar mais profissional, enquanto os mais baratos (ou gratuitos) demandam menos habilidade, contudo, podem não oferecer uma experiência tão satisfatória. 

Plataforma online

Para fechar com chave de ouro esta seleção de equipamentos para dar aula online, sugerimos que adote uma ferramenta online, como a EAD Plataforma, que permite que você:

  • acompanhe todo o progresso de seus alunos;
  • estimule as interações, via chats em tempo real;
  • verifique o desempenho de seus estudantes por meio de provas;
  • ofereça certificados de participação.

Pois é, com a EAD Plataforma, suas aulas online ganham um novo status e uma cara muito mais profissional. Quer oferecer essa experiência para seus alunos? Então, analise o funcionamento da ferramenta durante sete dias, de forma totalmente gratuita!

Fabio Godoy