equipamentos para estúdio de vídeo

Produções incríveis com 5 equipamentos para estúdio de vídeo!

O mercado está repleto de ofertas de equipamentos para estúdio de vídeo, porém, alguns deles são mais relevantes do que outros. Pensando nisso, preparamos um post especialmente dedicado a recomendar 5 ferramentas que não podem faltar na hora de criar produções incríveis, o que inclui os cursos EAD!

Isso porque acertar na escolha dos equipamentos para estúdio de vídeo faz muita diferença na qualidade dessas criações, tais como: videoaulas, webinars, webconferências (com transmissões ao vivo) e muito mais! Afinal, ser um youtuber de sucesso tem sido o “sonho de consumo” de muitos brasileiros.

Sendo assim, vamos começar com um tour virtual por um estúdio caseiro, feito pelo canal Megapixelers, para dar uma visão 360 graus e, assim, propiciar uma imersão única no ambiente em que podem ser instalados os seus equipamentos para estúdio de vídeo:

Custo-benefício dos equipamentos para estúdio de vídeo

Na hora de escolher seus equipamentos para estúdio de vídeo, principalmente no quesito custo-benefício, vale considerar esses pontos a seguir, que podem se aplicar às produções amadoras e profissionais.

Vídeo

São inúmeros tipos de câmeras para obter imagens excelentes: DSLR, mirrorless, webcams, aquelas de celular e outras. Tudo depende do uso: por exemplo, no caso do gameplay, pode facilmente ser uma webcam, enquanto a câmera de ação é ideal para vlogging na rua.   

A propósito, confira esse macete do canal Coisa de Nerd para transformar seu smartphone em uma câmera profissional para gravar seus vídeos. Na oportunidade, são demonstrados diversos gadgets para viabilizar a produção, até mesmo algumas lentes para acoplar, como: grande angular, moment lens e olho de peixe.

Áudio

Quer ter um som cristalino ao fazer uma gravação de áudio profissional? Veja a playlist do canal Gambiacine para dar um upgrade nas suas captações, com recursos interessantes para quem quer ser youtuber, influencer e produtor de conteúdo digital.

Nessa série de vídeos, constam várias dicas valiosas, incluindo: sincronização, gravadores, equipamentos para estúdio de vídeo, microfones, trilhas gratuitas e afins. 

Luz

A projeção da iluminação no cenário (seja a luz natural ou artificial) é um dos pontos-chave para criar produções de qualidade e suavizar as sombras no processo, levando em conta tanto a luz principal quanto os demais pontos de luz. 

Por falar nisso, no tutorial a seguir, o canal Foco Filmes explica bem esses esquemas básicos de iluminação!

5 dicas de equipamentos para estúdio de vídeo

Finalmente, chegou a hora de colocar a mão na massa! Listamos 5 dicas práticas de equipamentos para estúdio de vídeo, para que você mesmo possa decidir quais são adequados para o seu perfil, de acordo com as suas necessidades!

1. Câmera

Opções e valores estimados

O que considerar?

  • Pretende usar a câmera como um videomaker amador ou profissionalmente?
  • Quais são os efeitos que você pretende fazer (fundo desfocado, granulado…)?
  • Qual é a resolução desejada, conforme o tipo de produção (videoaula, webinar etc.)?

2. Microfone

Opções e valores estimados

O que considerar?

  • Tem conexão com gravador digital e fone de ouvido (para evitar atrasos na captura do áudio?
  • Vai fazer a sincronização usando um software de edição?
  • Que tal investir também na espuma ou no deadcat para atenuar os ruídos?

3. Kit de iluminação

Opções e valores estimados

O que considerar?

  • A gravação será em ambiente aberto ou fechado? Aliás, os espaços mais claros costumam ajudar na nitidez.
  • Como será a incidência da luz principal e dos demais pontos de luz para aumentar a luminosidade do ambiente, preencher os sombras e outros efeitos?
  • Ainda não pode investir no kit de iluminação nesse momento? Tente gravar perto de uma janela, para aproveitar a luz natural!

4. Software de edição

Opções e valores estimados

O que considerar?

  • Adobe Premiere ou After Effects? Use o Premiere para a montagem do vídeo, juntamente com o After para focar na finalização.
  • Pense também no uso do After Effects em paralelo ao Sony Vegas, para aprimorar a sua edição.
  • Há opções gratuitas, tais como: DaVinci Resolve, HitFilm Express, Lightworks, Movie Maker Online e VideoPad, porém, eles não têm tantas funcionalidades em comparação às versões pagas.

5. Fundo infinito (chroma key)

Opções e valores estimados

O que considerar?

  • O famoso “fundo verde limão” realmente facilita o processo de pós-produção.
  • Papel ou tecido? Se for um estúdio móvel, você pode optar por algodão ou poliéster. Já para estúdios fixos, tudo bem usar um papel com gramatura de 175gr/m².
  • Se tiver espaço disponível, tente “improvisar” um desses em casa mesmo, o que fica muito mais acessível. Veja um truque do canal Produccine para fazer seu próprio chroma key caseiro!

Esperamos que você tenha gostado das dicas! E vale lembrar que a nossa equipe está à disposição para te ajudar a criar seu exclusivo curso online! Então, aproveite para conhecer os diversos recursos disponíveis e, ainda, testar a plataforma por 7 dias grátis, sem compromisso!

E mais: não deixe de conferir outros conteúdos em nosso Blog, com novidades sobre os  equipamentos para estúdio de vídeo e mais insights para enriquecer seus conteúdos digitais

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy