ideas para videos informativos

Ideias para vídeos informativos: 8 dicas para criar conteúdos engajantes para YouTube e TikTok

As redes sociais são hoje excelentes canais para que as empresas consigam se comunicar de forma mais direta com o seu público, estabelecer um relacionamento mais próximo e atrair novas oportunidades de negócio.

A produção de conteúdos para as redes sociais contribuem para reforçar a presença na marca no meio digital e também posicioná-la como autoridade em assuntos relacionados aos produtos que a empresa comercializa.

Nesse sentido, o YouTube – e mais recentemente o TikTok – vem se consolidando como uma boa plataforma para as empresas que querem produzir conteúdos em vídeo e se aproximar da sua audiência oferecendo informações e abordagens relevantes no formato audiovisual.

Se você está pensando em explorar essas plataformas para se comunicar com o seu público, mas tem dificuldade de encontrar ideias para vídeos informativos, fica tranquilo que vamos te ajudar.

Elaboramos aqui neste artigo uma lista com 8 dicas de como ter boas ideias de vídeos para o YouTube ou TikTok:

  1. Crie tutoriais com dicas de “como fazer”;
  2. Monte listas e rankings;
  3. Mostre como seu produto pode ajudar sua audiência;
  4. Conte boas histórias;
  5. Utilize o Google Alerts;
  6. Crie pautas para os seus conteúdos com o BuzzSumo;
  7. Inspire-se em temas que estão em alta no Trending Topics;
  8. Organize seus vídeos com o Post Planner.

8 dicas de como ter ideias para vídeos informativos

A cada minuto, o YouTube recebe o upload de mais de 500 horas de conteúdos em vídeo. Diariamente, os usuários da plataforma assistem mais de um bilhão de horas de vídeos.

Tendo isso em vista, conseguir se destacar em meio a tanto conteúdo e fisgar a atenção dos usuários é, de fato, um desafio.

Para te ajudar a construir uma presença forte com o seu canal no YouTube, confira a partir de agora algumas ideias para vídeos informativos e úteis para a sua audiência.

1 – Crie tutoriais com dicas de “como fazer”

Uma das ideias para vídeos informativos que mais costumam gerar visualizações são os conteúdos do tipo “como fazer”, que buscam ensinar o espectador a fazer alguma coisa.

Se, por exemplo, você vende um curso online sobre educação financeira, você pode fazer um vídeo com dicas ensinando as pessoas a economizarem R$ 200 todo mês.

Veja também: Descubra como fazer um vídeo tutorial de maquiagem em 5 passos!

2 – Monte listas e rankings

Na dúvida sobre ideias de vídeos para o YouTube ou TikTok, as listas e rankings sobre algum tema de interesse do seu público costuma dar muito certo.

Ainda supondo que você venda um curso online sobre educação financeira e investimentos, você pode criar um vídeo listando os 10 melhores Fundos Imobiliários para investir em 2022.

3 – Mostre como seu produto pode ajudar sua audiência

Você também pode produzir vídeos focando em como o produto ou serviço que você oferece é capaz de solucionar os problemas que a sua audiência enfrenta.

Busque mostrar o valor da sua solução, mas sem fazer parecer que o seu vídeo é um grande comercial de TV. Isso ajuda a conectar o seu público com o seu produto.

4 – Conte boas histórias

Fazer uso de técnicas de storytelling nos seus vídeos contribui para gerar uma conexão emocional com os espectadores do seu canal.

Você pode tirar ideias para vídeos informativos a partir de histórias de pessoas que já adquiriram seu produto ou serviço e que tiveram uma experiência positiva.

Contar histórias reais chama a atenção do público e gera identificação.

5 – Utilize o Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta que pode te ajudar a ter boas ideias para vídeos informativos.

Basicamente, você cadastra palavras-chaves e recebe por e-mail um alerta sempre que sair uma na web alguma notícia com tema relacionado a essas palavras-chave.

Dessa forma, você pode se inspirar na hora de criar conteúdos para o seu canal no YouTube.

Selecionamos um vídeo do Fabio Ricotta, fundador da Agência Mestre, que explica tudo sobre o Google Alerts, dê uma olhada:

6 – Crie pautas para os seus conteúdos com o BuzzSumo

Com o BuzzSumo, você consegue monitorar os assuntos mais “quentes” do momento e obter boas ideias para vídeos informativos.

Essa ferramenta faz uma busca dos tópicos que estão gerando mais “buzz” na internet, permitindo que você segmente suas buscas por área de interesse do seu negócio e por rede social.

7 – Inspire-se em temas que estão em alta no Trending Topics

O Trending Topics (TT) é um recurso desenvolvido pelo Twitter que cria um ranking dos assuntos mais comentados do momento nessa rede social.

O TT é atualizado com base nas hashtags e nas palavras-chave utilizadas pelos próprios usuários da plataforma em seus tweets.

Você pode verificar os assuntos que estão no TT Mundo, Brasil e qualquer outro país.

Essa é uma boa forma de como ter ideias para vídeos que vão gerar maior engajamento.

8 – Organize seus vídeos com o Post Planner

O Post Planner é uma ferramenta que te ajudará a planejar os vídeos que você vai publicar no seu canal.

Com ele, é possível organizar os dias da semana em que seus vídeos deverão ir ao ar, garantindo maior consistência para os conteúdos do canal.

Bom, o que achou das ideias para vídeos informativos que trouxemos aqui neste artigo?

Siga essas 8 dicas que você acabou de conferir e trace uma sólida estratégia de conteúdo em vídeo para conquistar uma audiência que se identifica e engaja com o seu canal.

E se você quer mais algumas dicas para ter boas ideias para vídeos, este vídeo do Escola para Youtubers vai te ajudar:

Quer passar o seu conhecimento para seus seguidores? Que tal produzir um curso online?

A EAD plataforma é a plataforma de ensino a distância completa, confira alguns de seus recursos: 

  • Provas e exercícios online;
  • Cupons de desconto;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Área de gestão de alunos;
  • Emissão de certificados;
  • Relatório de desempenho;
  • Fórum;
  • APIs de automação.

Vamos lá, assista uma apresentação de como usar a solução e faça também um teste grátis para conhecer tudo que ela tem a oferecer.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy