como criar um canal no Youtube

Como criar um canal no Youtube e lucrar com isso? 7 dicas!

Por acaso, as suas resoluções para o ano de 2022 envolvem ganhar (muito) dinheiro na internet? Então, você definitivamente chegou ao blog certo. Hoje, te explicaremos como criar um canal no Youtube começando do zero para, então, monetizar seus conteúdos.

Antes de mais nada, tenha em mente que a parte de “como criar um canal no Youtube” é bem simples. Por outro lado, a estratégia que você vai colocar em prática fará toda a diferença na hora de se tornar um youtuber bem-sucedido e, finalmente, lucrar com isso.

Justamente por isso, vamos além de mostrar um passo a passo para focar em sete dicas de ouro. Afinal, existem muitos canais na plataforma, mas quais deles realmente têm o potencial de “mover montanhas”? Se você quer ser um deles, continue a leitura até o final.   

Passo a passo do Google: como criar um canal no Youtube?

Tal como já mencionamos, o passo a passo para descobrir como criar um canal no Youtube é simples. E podemos provar! Para tal, dividiremos os próximos tópicos em dois tipos, visto que o procedimento é diferente para quem cria o perfil com seu nome ou para uma marca.

7 passos para criar seu canal pessoal no Youtube

Se você é a única pessoa que vai gerenciar o canal e quer fazê-lo com seu nome, siga os passos abaixo. Mas, antes disso, vale lembrar que a conta do Google será usada apenas para o login, o que é diferente da criação do canal propriamente dito. Confira: 

  1. crie uma conta do Google para gerenciar seu canal ou, se preferir, use uma que você já tem;
  2. tendo escolhido a conta, faça seu login no Youtube, seja em um desktop ou dispositivo móvel;
  3. clique na foto do perfil (topo direito da tela) e, depois, selecione a opção “criar um canal”; 
  4. siga os passos indicados na janela para iniciar o processo de abertura do seu próprio canal;
  5. verifique o nome e a foto (geralmente compatíveis com a conta do Google) e confirme a criação;
  6. personalize seu canal, desde as informações básicas para quem vai te encontrar até a foto e o layout:
  1. quando tiver 100 inscritos, configure uma URL personalizada de fácil memorização. No caso, seria algo do tipo: youtube.com/seunomepersonalizado.

Para complementar, veja um tutorial que mostra como começar e o que fazer na plataforma. E isso vai desde a criação de playlists até a postagem de comentários e, claro, sem esquecer do upload dos seus próprios vídeos, não é mesmo? 

7 passos: como criar um canal no Youtube com o nome da empresa ou outro nome

Para ter mais de um proprietário ou administrador, esse é o passo a passo que você vai seguir. Aliás, pode ser que você não veja essa necessidade no começo, mas pense que a ideia é ampliar o potencial de lucratividade, o que requer o trabalho de uma equipe, certo?

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo do canal de marca:

  1. faça o login no Youtube, independentemente se for no computador ou no dispositivo móvel;
  2. acesse a lista de canais em que você está inscrito. Depois, escolha entre: “criar um novo canal” ou, se for o caso, “usar uma conta de marca já existente”:
  1. para prosseguir, clique no botão “crie um canal”. Se for uma conta de marca da qual você é administrador, basta selecioná-la na lista e entrar no canal dessa conta. Porém, se ela já tiver um canal vinculado, você não poderá criar outro dessa forma;
  2. preencha os campos para nomear o canal e clique em “criar”, o que vai gerar essa nova conta de marca;
  3. adicione um administrador seguindo as instruções na tela para alterar os proprietários e administradores;
  4. capriche na personalização do canal, tanto nas informações básicas, quanto na identidade visual;
  5. convide as pessoas a se inscrever no canal da marca. E, quando tiver mais de 100 inscritos, crie uma URL personalizada.

Em paralelo, vale conferir as recomendações ligadas às contas de marca. Para resumir, elas podem ser vinculadas ao canal do Youtube, mas não aos outros serviços do Google.

7 dicas de ouro: como fazer um canal no Youtube e lucrar?

Muito além de saber como abrir um canal no Youtube, o “pulo do gato” é como ganhar dinheiro com isso. Logo, confira sete dicas valiosas para agregar valor às mensagens que você vai transmitir nesta plataforma e, com isso, obter um excelente retorno sobre seu investimento. 

1. Nicho

Será que os melhores youtubers brasileiros começaram “atirando” para tudo que é lado? Provavelmente, não. Com isso em mente, é vital escolher sua “fatia” do mercado, sobretudo uma que seja lucrativa, a fim de conquistar seu espaço e reforçar a autoridade no assunto.

Para exemplificar, listamos alguns dos dez nichos mais lucrativos para 2022, de acordo com o UOL. Porém, fique à vontade para trabalhar com algo que você tenha afinidade e conhecimento de causa, ok?

Vamos à lista do portal, levando em conta os efeitos da pandemia de Covid-19, que, infelizmente, ainda não acabou:

  • mercado financeiro (criptomoedas, renda extra, ações e investimentos a longo prazo);
  • saúde física (aulas de yoga, receitas sem glúten, lactose e carboidratos, alimentos veganos e vegetarianos, exercícios em casa e autocuidado para pele e cabelos);
  • pets (banho e tosa, acessórios para cachorros e gatos, adestramento e alimentação natural para os bichanos);
  • relacionamentos (produtos para a autoestima, presentes, espaços para trocas de mensagens, namoro online e cursos para melhorar o relacionamento interpessoal);
  • lazer (produtos eletrônicos e acessórios, jogos para compartilhar, bolas, luvas e raquetes, viagens e massagens relaxantes e revitalizantes);
  • carreiras (cursos e workshops de organização e planejamento, gestão de profissionais, planilhas especiais e materiais para home office);
  • desenvolvimento pessoal (livros e e-books sobre o tema, atuação de psicólogos e terapeutas e cursos livres na área);
  • idiomas (livros e materiais, cursos de idiomas, aulas particulares e espaços para conversações e atividades em outros idiomas);
  • hobbies (instrumentos musicais, materiais para pintura e artesanato, utensílios para cozinha e materiais para cuidar de jardins e hortas);
  • educação (cadernos, agendas e outros itens para organizar o estudo, livros, tablets e acessórios e mesas e cadeiras).

Educação e tecnologia

Até aqui, já deu para perceber que muitos nichos têm tudo a ver com educação e tecnologia, certo? Por sinal, aqui na EAD Plataforma, somos apaixonados pelas inovações focadas em aprimorar a experiência de aprendizagem. 

E, para saber como podemos te ajudar nessa empreitada, fique à vontade para marcar uma demonstração personalizada. Nessa ocasião, nosso time vai te mostrar como usar os recursos da plataforma de educação a distância (EAD) para crescer de forma exponencial.

2. Persona

Nesse ponto, estamos falando de elaborar personagens semi-fictícias para representar o público-alvo. Em outras palavras, montar suas personas nada mais é que um exercício de “se colocar no lugar” de alguém que teria interesse no que você tem a oferecer.

Se você dá aulas de inglês, um futuro intercambista poderia ser uma das personas. Nessa linha, pense em quais são as dores e, principalmente, como você poderá ajudar. Por exemplo: dificuldade no idioma versus maiores chances de conseguir um emprego no exterior devido à fluência no idioma.  

3. Conteúdo

A produção de conteúdo digital é uma profissão com uma série de ramificações, todas muito visadas no mercado. Em se tratando dos vídeos para Youtube, por exemplo, pode-se ter alguém para criar o roteiro, um filmmaker e, ainda, alguém para fazer a edição audiovisual. 

O principal ponto é produzir vídeos de qualidade para informar e, ao mesmo tempo, engajar sua audiência. E, para se inspirar, dê uma olhada no nosso canal do Youtube, que, inclusive, tem várias dicas para você que quer saber como criar o seu canal no Youtube:

4. SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization e se traduz como otimização dos mecanismos de busca. A princípio, parece algo complicado, mas o conceito é relativamente simples. Como os algoritmos sabem que um conteúdo é bom para o usuário? E como sabem que um conteúdo é melhor que o outro para ficar nos primeiros lugares das buscas?

Além dos anúncios pagos que falaremos a seguir, você pode optar por uma estratégia muito mais acessível. Com as técnicas de otimização, o custo-benefício fica ainda mais interessante, porque os resultados partem da busca orgânica.

Dica de leitura: veja um post aqui do blog em que falamos sobre SEO para Youtube 

5. Anúncios

Ao investir no Youtube Ads, você faz anúncios pagos para alavancar o alcance das suas publicações. Isso porque a busca orgânica (por meio do SEO) é um trabalho de formiguinha, feito dia após dia. Em contrapartida, se você quer aumentar as visualizações rapidamente, a mídia paga é o segredo do sucesso.

Mais uma dica de leitura: também temos um post especialmente dedicado ao Youtube Ads

6. Parcerias

Por que não fazer parcerias junto com youtubers, influencers e outros especialistas no nicho que você escolheu? A propósito, trata-se de um jogo de ganha-ganha, em que todos se beneficiam “pegando carona” na audiência dos colegas.

Nessa perspectiva, o céu é o limite: pode-se criar vídeos em conjunto ou até fazer lives e transmissões ao vivo. Para se ter uma ideia do que estamos falando, dê o play nesse vídeo feito em parceria entre Thiago Concer e Rodrigo Noll, falando sobre marketing de indicação:

7. Monetização

Por fim, essa é a dica que todo mundo quer saber como fazer acontecer. Afinal de contas, a pergunta de um milhão de dólares é: como criar um canal e ganhar dinheiro no Youtube? Além dos insights que citamos, vale conferir as normas do Youtube Partner Program (YPP).

Para começar a monetizar seus vídeos, é preciso se inscrever nesse Programa de Parcerias do Youtube. Isto é, a monetização significa ganhar dinheiro com os materiais divulgados nesta plataforma que é uma das mais acessadas no no mundo todo.

Outra dica de ouro: leia nosso artigo sobre como monetizar seus vídeos

Marketing digital: como criar um canal no Youtube e ganhar dinheiro?

Se você quer ganhar inscritos com mais agilidade, a chave para divulgar o canal do Youtube está no marketing digital. De fato, não é algo que se aprende da noite para o dia, mas aqui vão alguns conteúdos de “lição de casa” para que você comece a refinar sua estratégia:

Adicionalmente, aproveitamos a oportunidade para ampliar o escopo das indicações, indo além do marketing digital:

O que fazer depois de descobrir como criar um canal no Youtube?

Se você já conhece o conceito de lifelong learning (aprendizagem ao longo da vida), é sobre isso! E, se você ainda não ouviu falar disso, não se preocupe, a gente explica. Basicamente, todos temos muito a aprender e a ensinar, dia após dia, constantemente.

Ou seja, não basta saber como criar um canal no Youtube se, depois de alguns meses, ele ficar estagnado. Nos tempos modernos, surgem novas atualizações o tempo todo e de forma acelerada. Portanto, não deixe de buscar a inovação e a melhoria contínua, ok?  

Por exemplo, fique de olho nos updates do Youtube Creators, que se propõe a ajudar quem está começando. Além de conferir as novidades e tendências em primeira mão, como o Shorts, você aprenderá a usar os dados de algoritmos e audiência para tomar decisões

Enfim, esperamos ter esclarecido como criar um canal no Youtube e, especial, como lucrar com isso. E mais: vale lembrar que, na EAD Plataforma, amamos educação e tecnologia, razão pela qual nosso blog tem diversos posts voltados para produtores de conteúdo. Aproveite!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy