como aumentar visualizações no youtube

Quer turbinar seu canal? Saiba como aumentar visualizações no YouTube em 10 passos

Você está criando vídeos bem produzidos e com conteúdo relevante, mas não sabe como fazê-los chegar a mais pessoas? Se sua intenção é tornar seu canal uma referência para um público específico ou um tema determinado, é fundamental aprender como aumentar as visualizações no YouTube.

De acordo com o estudo The Mobile Internet Phenomena Report, o YouTube é responsável por 37% do tráfego mundial de Internet móvel. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, o Facebook, aparece bem atrás, com 8,4%, quase 29 pontos percentuais a menos.

Esse é apenas um indicativo do quão acirrada pode ser a competição por views na maior plataforma de vídeos da internet. Ou seja, não importa se você quer ser um dos melhores youtubers brasileiros ou divulgar cursos EAD, é preciso se destacar.

Então, sem mais perda de tempo, veja como aumentar as visualizações do seu canal no YouTube implementando dicas práticas, simples e, em sua maioria, gratuitas. Boa leitura!

Como aumentar visualizações no Youtube em 10 passos

1. Defina o conteúdo certo para agradar seu público

Não cometa o erro de atirar para todos os lados para atrair mais audiência. Afinal de contas, não estamos falando de um canal de TV convencional que precisa pensar em programas para todos os públicos para preencher sua grade de programação.

O segredo aqui é apostar na segmentação de mercado e produzir vídeos que sejam extremamente relevantes para um público-alvo específico. Pense bem nas pessoas que quer atrair (e engajar) antes de pensar no conteúdo e na identidade visual do seu canal.

Um bom exemplo é o canal do Alryom, um dos clientes da EAD Plataforma. Nele, você encontra conteúdos focados em autoconhecimento, espiritualidade e terapias holísticas.

como aumentar visualizações no youtube
2. Crie um título eficiente

Os melhores títulos são aqueles que conseguem ser sucintos e impactantes. Tente usar poucas palavras para chamar a atenção e nunca ultrapasse o limite dos 50 caracteres.

Além disso, não se esqueça de usar a palavra-chave no título para deixá-lo em uma boa posição na busca. Para descobrir a keyword mais adequada para seu conteúdo, use ferramentas como o SEM Rush e Google Keyword Planner.

3. Elabore uma boa descrição

Por falar em palavras-chave, também é importante incluí-las na descrição do seu vídeo. Esse é o espaço que você deve usar também para colocar informações adicionais ao título e explicar, em poucas palavras, o que o público verá no seu vídeo.

Nesse sentido, lembre-se de prometer apenas o que você pode cumprir. Se as pessoas perceberem que o vídeo não bate com o que você descreveu, elas vão abandonar seu conteúdo em poucos segundos.

Aproveite também para postar links relevantes para o seu conteúdo. Use como exemplo o vídeo abaixo da Jéssica Carolinehair, outra cliente da EAD Plataforma, onde encontramos links para as redes sociais e um dos cursos oferecidos pela escola de penteados:

4. Não esqueça das tags

Muita gente não sabe bem o que é tag no YouTube e esquece de incluí-las no vídeo. Elas são uma espécie de palavra-chave que ajuda a catalogar seu conteúdo no algoritmo da plataforma.

Ou seja, são elas que ajudam a divulgar seu vídeo e fazer com que seu público o encontre com maior facilidade quando fizer uma pesquisa específica. Para tanto, nas tags você deve incluir:

  • Palavra-chave principal
  • Variações da palavra-chave
  • Categoria do vídeo

Para saber como usar as tags do jeito certo, confira o vídeo abaixo do canal Ferramentas Blog:

5. Capriche na thumbnail

A thumbnail é o cartão de visitas do seu vídeo. Isso significa que, além de bonita, ela precisa ser informativa e resumir seu conteúdo em uma única imagem.

No entanto, tome cuidado para não deixá-la poluída com muitos caracteres. O texto não pode ocupar mais que 30% da thumbnail. 

Em relação às cores, evite o branco, preto e vermelho para não se misturar à identidade visual do próprio YouTube. Aposte em cores fortes para criar contraste e chamar mais atenção, como bem mostra esse print do canal Olá, Ciência!

como aumentar visualizações no youtube

6. Invista na produção

Embora não necessitem de grandes orçamentos, não caia no erro de achar que um vídeo gravado de qualquer jeito vai fazer sucesso. Caprichar na produção e apostar no profissionalismo é uma das formas mais eficientes de aumentar as visualizações no YouTube.

Nossa dica é que, ao fazer o planejamento financeiro da sua empresa, você reserve recursos para investir em alguns equipamentos e dê uma olhada nos seguintes conteúdos do nosso blog:

7. Fique de olho no tempo do seu vídeo

Se você já conseguiu atrair um espectador para seu vídeo, o ideal é mantê-lo conectado até o final. Ao elaborar o roteiro, tenha o cuidado de escolher palavras e dados que não o deixem muito longo para não espantar aqueles que têm pouco tempo para assimilar informações.

No caso de um conteúdo educacional, é ainda mais importante oferecer respostas e informações relevantes sem enrolação. Então, seja objetivo e não perca muito tempo com vinhetas e propagandas.

Dedique atenção especial para os primeiros 10 segundos, que é mais ou menos o tempo que uma pessoa decide se assistirá o vídeo ou não.

8. Faça uma boa divulgação

Divulgar o seu vídeo é a melhor maneira de fazê-lo chegar a uma nova audiência. Para isso, você pode optar por pagar por anúncios no YouTube Ads ou, se preferir economizar, apostar na publicidade orgânica em seus outros canais de comunicação com o público.

No último caso, sempre que fizer um upload, não se esqueça de compartilhá-los nas suas redes sociais e em listas de e-mails. Se você tiver um blog, inclua um link para o vídeo em posts que tratam de temas parecidos.

Outra forma inteligente de divulgação é usar os cards do YouTube para colocar links para outros vídeos seus no final de cada conteúdo audiovisual que produzir. Aprenda como fazer isso, tanto pelo celular quanto pelo PC, assistindo ao tutorial do canal Produccine:

9. Crie playlists

Outra forma de manter o público por mais tempo em seu canal, e consequentemente aumentar o número de visualizações, é a criação de playlists. Essa ferramenta é extremamente útil para organizar seus conteúdos e facilitar a experiência do espectador.

Quer entender como funciona? Confira abaixo a playlist do canal Inglês para Desesperados, outro cliente da EAD Plataforma:

como aumentar visualizações no youtube

Essa divisão temática por tópicos permite que o usuário assista vários conteúdos sobre o mesmo assunto em sequência, assim como influencia o algoritmo do YouTube na escolha dos vídeos relacionados.

10. Feche parcerias

Você certamente não é a única pessoa da sua área de atuação querendo saber como aumentar as visualizações no YouTube. No entanto, ao invés de tratá-las como concorrentes, você pode começar a enxergá-las como parceiras.

Nossa última dica é para que você não hesite em fechar parcerias com outros produtores de conteúdo ou influenciadores digitais. Pesquise canais voltados ao mesmo público que o seu ou entre em contato com referências da sua área de atuação para gravar vídeos em colaboração. 

Não tem erro, todo mundo vai sair ganhando.

E, por falar em parcerias, lembre-se que, se você ainda tem dúvidas sobre como divulgar seus cursos ou como captar alunos EAD, pode sempre contar com a EAD Plataforma. Quer saber tudo sobre nossos recursos? Agende agora mesmo uma apresentação ao vivo e personalizada!

Além disso, fique sempre ligado aqui no nosso blog para conferir mais dicas sobre como aumentar as visualizações do seu canal no YouTube e como fazer seus cursos online chegarem a cada vez mais pessoas.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy