cenario-para-youtube

Como montar um cenário para YouTube? 6 dicas para impressionar os seguidores

Você sabia que os usuários estão assistindo a mais de 1 bilhão de horas de vídeo diariamente no YouTube? Diante de uma informação como essa, saber montar um cenário para YouTube atrativo e diferenciado pode ajudar o seu conteúdo a se destacar na multidão. 

Para isso, separamos 6 dicas importantes para levar em conta na hora de definir a melhor locação para a sua produção de conteúdo e criar um cenário para YouTube incrível: 

  1. Leve a temática do seu vídeo sempre em conta
  2. Escolha um cômodo com tamanho adequado para a proposta do vídeo
  3. Capriche na iluminação
  4. Trabalhe a acústica
  5. Inclua itens que ajudem a criar uma identidade visual para o conteúdo
  6. Permita-se inovar — sempre que possível 

Boa leitura! 

Como montar um cenário para YouTube? 

1. Leve a temática do seu vídeo sempre em conta

A principal dica de cenário para YouTube diz respeito à temática do seu vídeo ou do canal. Que tal explorar elementos que ajudem a identificar a proposta do conteúdo? 

Veja alguns exemplos: 

  • se você tem um canal de contação de histórias, e deseja criar um clima soturno para uma história de terror, pense em um ambiente escuro, com pouca luz e muitas sombras;
  • por outro lado, se o seu conteúdo é voltado para o público infantil, o segredo pode ser explorar cores e texturas, criando elementos que prendam a atenção do espectador; 
  • caso seu conteúdo seja educacional, a estratégia deve ser diferente: não é recomendado que o ambiente concorra com o tutor EAD pela atenção dos alunos. Portanto, aposte em tons neutros e utilize objetos complementares à temática da vídeoaula

2. Escolha um cômodo com tamanho adequado para a proposta do vídeo

Pode parecer irrelevante, mas o tamanho do cômodo pode interferir muito no cenário para vídeo do YouTube. 

Lembre-se de que o apresentador do vídeo dificilmente será a única pessoa presente no momento da gravação. E, ainda que seja, ele precisará dividir seu espaço com equipamentos, como câmeras, tripés e fontes de luz.

Por isso, teste o ambiente desejado antes de gravar. Posicione os equipamentos, module o melhor ângulo e coloque em cena tudo o que você considera essencial para compor o quadro do vídeo. 

Uma dica interessante é utilizar painéis ou papéis de parede como fundo e posicioná-los em quinas. Isso ajudará a conferir uma sensação de profundidade que tende a simular um ambiente maior. 

O YouTuber de cinema Otávio Ugá é um bom exemplo desta estratégia. Seu cenário é montado na quina da sala de sua casa. Como complemento, apenas uma poltrona. Entretanto, a posição dos elementos faz com que o cenário pareça mais amplo e composto. 

Veja um dos vídeos do crítico para entender melhor do que estamos falando:

3. Capriche na iluminação

Impossível falar sobre cenário para YouTube sem mencionar a importância da iluminação! Isso mesmo, a iluminação de um vídeo é essencial para a efetividade do cenário. 

Na verdade, o primeiro passo para criar um cenário efetivo é buscar um local com boa incidência de luz. Se for luz natural, então, será incrível! 

No entanto, sabemos que, em muitos casos, a única alternativa é recorrer a equipamentos para estúdio de iluminação artificial. Isso não é problema algum, desde que este componente complemente a composição do cenário, e não crie conflitos. 

4. Trabalhe a acústica

Outro ponto que deve ser considerado ao montar um cenário para YouTube é a acústica do ambiente, ou a forma como o som é armazenado ou eliminado do local. 

O ideal é encontrar um ambiente isolado do ruído externo. Se o seu ambiente de gravação está envolto por sons cotidianos (seja a de outras pessoas, animais, carros etc), a saída é buscar um isolamento acústico caseiro. 

Ele pode ser obtido com a instalação de espumas acústicas profissionais ou mesmo das boas e velhas caixas de ovo, que funcionam como bons isolantes de som. 

Veja abaixo como improvisar um isolamento acústico com espumas de PU (alternativa econômica) no seu cenário para YouTube: 

5. Inclua itens que ajudem a criar uma identidade visual para o conteúdo

O cenário para YouTube também pode fazer parte da sua estratégia de divulgação do produto digital. Por isso, permita-se incluir na área filmada elementos que ajudem a criar uma identidade visual para o conteúdo ou para o canal. 

Essa identidade pode ser gerada com: 

  • elementos fixos nas paredes (como papéis de parede, pinturas ou quadros); 
  • itens de decoração nas mesas; 
  • elementos sutis colocados em posições estratégicas no vídeo; 
  • peças de figurino. 

6. Permita-se inovar — sempre que possível 

Por fim, é importante termos em mente que o cenário do YouTube não precisa ser fixo e imutável. É claro que, estrategicamente, criar um ambiente reconhecível pelos espectadores pode ajudar na construção da credibilidade do canal. 

Mas isso não impede de carregar pequenos elementos para novos cenários. Aliás, testar formatos diferentes de vídeos pode ajudar a captar a atenção de diferentes fatias do seu público-alvo.

Veja o exemplo da YouTuber Lu Ferreira. Os vídeos em seu canal são divididos por categorias, e cada um deles trabalha um tipo diferente de cenário. Há os vídeos de beleza, de culinária, de moda e até mesmo vlogs de viagem. 

Apesar disso, todos os vídeos apresentam uma unidade visual, representada pelos elementos gráficos presentes na thumbnail (primeiro quadro dos vídeos) e na escolha de cores e fontes. 

Veja dois vídeos de editorias diferentes e compare as semelhanças e diferenças entre eles: 

Criar um bom cenário para YouTube é um passo importante, mas não é o único necessário para começar a criar conteúdo de qualidade. 

Portanto, agora que você já conhece os caminhos a trilhar neste aspecto, que tal começar a explorar outros? Separamos algumas leituras que podem te colocar no caminho certo de se tornar um YouTuber de sucesso

Como começar um vídeo no YouTube

Como escrever um roteiro para YouTube;4 dicas para divulgar seu canal no YouTube.  

Fabio Godoy