o que é shorts no youtube

O que é Shorts no YouTube? Veja um raio-X do novo rival do TikTok

Você sabe o que é Shorts no YouTube? Para começar, é fato que a gigante de streaming de vídeos é referência mundial quando o assunto são tendências digitais. E, se a bola da vez são os vídeos curtos, o YouTube também já está se mexendo nesse mercado! 

O YouTube Shorts chegou para bater de frente com o TikTok — o app chinês de vídeos curtos mais popular do mundo, com mais de 800 milhões de usuários ativos espalhados por vários países (segundo o MLabs) —, além de brigar diretamente com o Kwai e o Reels, do Instagram.

Em 2020, o YouTube Shorts foi lançado com todas as funcionalidades apenas na Índia, e em maio deste ano foi liberado para os Estados Unidos. Estamos esperando chegar oficialmente ao Brasil — mas, mesmo assim, você já pode publicar um vídeo no YouTube e fazer um teste no Shorts!

Essa ferramenta pode ser uma importante estratégia de marketing digital para você divulgar seus cursos nos próximos meses. Quer saber o que é Shorts no YouTube, em detalhes, e se preparar para usá-lo no dia a dia? 

Continue a leitura e confira!

Na prática, o que é Shorts no YouTube?

É um novo recurso do YouTube que permite criar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, e adicionar músicas, efeitos e filtros diferentes.

Como você já deve ter percebido em outros aplicativos, esses vídeos têm o objetivo de virar memes divertidos, já que depois são compartilhados nas principais redes sociais. 

Tudo bem que a ideia dos vídeos curtos não é exatamente nova, mas o YouTube promete entregar uma ferramenta bem fácil de mexer. Os usuários poderão gravar dublagens, pegadinhas, coreografias e os populares desafios, sem a necessidade de instalar apps externos para edição.

Ah, importante dizer que os vídeos só são aceitos se forem gravados na vertical — e ficam disponíveis na seção nomeada como “Shorts”. Como no Brasil ainda estamos experimentando a versão beta, os vídeos ficam dispostos assim:

Leia também: Blog ou canal do YouTube: qual a melhor estratégia?

Quais são as diferenças entre o Shorts e o TikTok?

Na hora de entender o que é Shorts no YouTube, é fundamental saber como ele se posiciona em relação ao principal concorrente, que é justamente o TikTok.

Embora não haja grandes diferenças para o app chinês, o Shorts tem, sim, alguns aspectos a seu favor. Por exemplo, o YouTube disponibiliza uma galeria de áudio gratuita para a pessoa incluir na edição dos vídeos.

O app também oferece a função de legendas automáticas — ajudando bastante na experiência do usuário, já que as pessoas cada vez mais assistem a vídeos sem som.

Quando avaliamos a popularidade dos dois aplicativos, o TikTok é muito famoso entre os jovens. Nos Estados Unidos, cerca de 49% dos adolescentes têm uma conta no app.

O YouTube, apesar de novo nesse segmento, deposita muita esperança nos vídeos curtos. E não faz por menos: a rede social continua na hegemonia absoluta na criação de vídeos de outros formatos, como as lives. A própria rede social estima que, todos os meses, 2 bilhões de pessoas acessam a plataforma. 

O Shorts já pode ser usado pelos brasileiros?

Sim! Em território nacional, o YouTube ainda não permite que você grave e edite o vídeo diretamente pela ferramenta do Shorts, mas se você filmar pelo seu celular e seguir alguns simples passos, o vídeo já vai aparecer na seção (igual mostramos acima).

Confira o que fazer!

Passo 1

Na câmera do seu celular, na posição horizontal, faça um vídeo de 15 a 60 segundos. Dica: o YouTube sugere que você dê preferência para vídeos de 15, para melhorar o ranqueamento na plataforma.

Passo 2

Abra o aplicativo do YouTube no seu celular ou tablet (inicialmente, o recurso não funcionará em computadores).

Como se você fosse publicar um vídeo comum, clique no “+”, na parte de baixo do app. 

Passo 3

Agora é hora de adicionar o título do vídeo e a descrição. Nesses dois campos, adicione a #shorts. Isso é superimportante, pois é essa hashtag que vai dizer para o YouTube que o seu conteúdo é um vídeo curto.

Passo 4

Para finalizar, é só clicar em “enviar”. E pronto!

Ficou com alguma dúvida? Esse vídeo explica em mais detalhes:

Quais as vantagens do Shorts para os produtores de conteúdo?

O YouTube, de forma geral, é uma plataforma essencial para conteudistas e professores independentes. E o mesmo vale para o Shorts, que tem tudo para se tornar uma ferramenta muito popular num futuro próximo.

Por isso, se você já tem um curso online pronto, vale a pena considerar essa novidade como estratégia de divulgação. Entenda o porquê!

O Shorts pode te aproximar dos consumidores

Investir em vídeos curtos é falar a língua dos novos consumidores. Como muitas pessoas já estão acostumadas com esse formato, elas provavelmente vão procurar os Shorts quando o YouTube liberar para o Brasil.

Os produtores de conteúdo que já estiverem lá sairão na frente dos concorrentes!

O YouTube oferece a possibilidade de monetização

O YouTube divulgou que vai destinar uma verba de 100 milhões de dólares (perto de 500 milhões de reais) para que os criadores de conteúdo comecem a publicar também no Shorts. Será o chamado “Fundo do YouTube Shorts”.

Enquanto testa o mecanismo dos anúncios, o YouTube diz que todos os produtores de conteúdo estão qualificados para participar do fundo. Ainda não está muito bem definida essa política, mas a tendência é que ela siga as diretrizes do YPP (YouTube Partner Program).

O recurso tem boas perspectivas de crescimento

De acordo com o Search Engine Journal, hoje o YouTube é o segundo buscador com mais tráfego na internet, só perdendo para seu “pai”, o Google. 

Além do mais, uma nova estratégia digital, como o YouTube Shorts, costuma atingir bons números orgânicos no início — sem a necessidade de fazer investimentos. 

Leia também: SEO para YouTube: o melhor caminho para colocar seus vídeos no topo!

Esta matéria ajudou você a entender o que é Shorts no YouTube?

Esperamos que sim! Novos conhecimentos sobre as estratégias digitais podem te deixar ainda mais conectado com seus clientes e alunos. 

E agora que você conferiu o que é Shorts no YouTube, está mais bem preparado para, assim que a ferramenta estrear no Brasil, usá-la para divulgar seus cursos.

Por falar nisso, você já hospedou suas videoaulas em uma plataforma online?

Na EAD Plataforma, você pode criar um domínio de site só para você, além de aproveitar benefícios exclusivos. Confira alguns deles:

  • a plataforma é responsiva e otimizada para celulares, tablets e computadores;
  • você pode transmitir aulas ao vivo, com chat em tempo real, e também conteúdos gravados;
  • seus alunos podem comprar os cursos por um carrinho de compras, que fica disponível 24h e tem diversas formas de pagamento;
  • você consegue automatizar o envio de cobranças aos alunos, bem como a renovação da assinatura.

Ficou interessado? Que tal fazer um teste gratuito na EAD Plataforma, sem compromisso? Assim você pode conhecer essas e outras funcionalidades!

Fabio Godoy