roteiro-para-curso-online

Roteiro para curso online: organize suas ideias e crie um guia para ensinar com MUITO mais efetividade!

Se você trabalha no segmento EAD, conhece bem a importância do planejamento para a criação de materiais engajantes e efetivos. Criar um bom roteiro para curso online é uma das mais estratégicas etapas do negócio, porque se relaciona diretamente com o cumprimento (ou não) das expectativas dos alunos. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo, que fala um pouco sobre o tema e traz 6 dicas super interessantes para criar um roteiro para curso online: 

  1. Entenda os hábitos e necessidades do seu público-alvo
  2. Seja um especialista no assunto tratado
  3. Faça um brainstorm
  4. Escreva um roteiro geral para depois segmentá-lo em módulos
  5. Utilize técnicas de aproximação
  6.  Crie roteiros diretos e efetivos: dinamismo é a chave! 

Boa leitura! 

Por que escrever um roteiro para curso online pode te ajudar a criar conteúdos MUITO melhores?

A resposta para a pergunta do título está na avaliação do conceito de roteiro. De acordo com o dicionário Michaelis, um roteiro é “um conjunto de ações orientadoras”, ou ainda, um “resumo contendo os principais pontos a serem abordados”.

Em essência, o roteiro para cursos online ajuda a guiar os passos do produtor de conteúdo EAD. Ele carrega, consigo, dicas e indicações dos caminhos que o material precisa seguir para alcançar seu objetivo educacional.

Entretanto, podemos dizer que um bom roteiro é peça fundamental para criar materiais verdadeiramente transformadores. Ao trazer informações estratégicas, o roteiro pode guiar a elaboração de conteúdo por diferentes caminhos, tais como: 

  • provocação de diferentes emoções; 
  • condução ao questionamento;
  • estímulo à construção do senso crítico; 
  • criação de vínculo entre o tutor EAD e seus alunos; 
  • construção de leveza no processo de aprendizagem; 
  • engajamento e motivação dos alunos EAD

Como escrever um roteiro para curso online? 6 hacks imperdíveis 

Agora que você entende o papel estratégico do roteiro para curso online, que tal partirmos para a prática? 

Separamos 6 super dicas para criar um roteiro que vai além do guia, tornando-se um verdadeiro canal para a criação de uma comunicação clara, efetiva e verdadeira entre os tutores e seus alunos EAD

Confira! 

1. Entenda os hábitos e necessidades do seu público-alvo

Um bom roteiro para curso online é aquele que fala a linguagem do público-alvo. De nada adianta um guião repleto de informações, que oriente passo a passo a jornada do tutor se…ele não fala a língua dos alunos! 

Por isso, antes de colocar a mão na massa, mergulhe em um momento de pesquisa. Entenda quem é o público do seu curso e de que forma ele se comunica. Descubra quais os canais mais usados, o formato de conteúdo mais consumido, o volume de informação consumido diariamente e por aí vai. 

Vamos imaginar, por exemplo, que seu curso tenha, como público-alvo, a faixa etária de 25 a 30 anos. Quais as características desse grupo? 

  • profissionalmente ativos; 
  • adeptos ao uso de smartphones e tablets; 
  • consumidores ávidos de informação digital (como vídeos no YouTube e podcasts); 
  • usuários ativos de internet. 

Com as informações acima, já é possível entender muito sobre o perfil dos alunos EAD dessa faixa etária, não é mesmo? Aproveite as informações extraídas da sua pesquisa e utilize-as para seguir para o próximo tópico! 

2. Seja um especialista no assunto tratado

O segundo ponto-chave para escrever um bom roteiro para curso online é o domínio do tema. 

Você não é obrigado a ser o maior conhecedor do assunto antes de produzir o roteiro. Porém, para garantir a criação de um material educacional eficiente, é necessário fazer uma imersão e absorver o máximo possível de conhecimentos antes de começar a produção de conteúdo. 

Alguns conteúdos e segmentos carregam consigo uma série de especificidades, de vocabulários a conceitos. Falar de maneira leviana sobre temáticas complexas pode dificultar o entendimento dos alunos e, principalmente, ocasionar em uma compreensão equivocada sobre o assunto.

3. Faça um brainstorm

Agora sim, você já conhece os aspectos essenciais para iniciar um roteiro para curso online — do ponto de vista estratégico e profissional. Agora, é hora de partir para o operacional! 

Antes de começar a escrever o conteúdo, faça um brainstorm, ou uma tempestade de ideias. 

Separe uma superfície ampla para escrever tudo o que lhe vier à mente sobre o conteúdo do curso. Pode ser uma folha de caderno, uma lousa digital, um flipchart ou o que estiver à mão. 

Deixe sua mente fluir: coloque no papel tudo o que você considera indispensável no roteiro: 

A etapa de brainstorm é também um importante filtro para o conteúdo. Por isso, ao finalizar a tempestade de ideias, faça uma avaliação de tudo o que deve permanecer como prioridade e aquilo que pode ser eliminado, aperfeiçoado ou ressignificado. 

4. Escreva um roteiro geral para depois segmentá-lo em módulos

Uma dica interessante para roteiristas de primeira viagem é: aposte na criação de um roteiro geral para depois segmentá-lo em módulos.

Ainda que você tenha em mente uma sugestão de segmentação do material, deixe para colocá-la em prática depois que toda a informação essencial estiver descrita e formatada.

Dessa forma, você garante que nenhuma informação seja deixada de lado, e que os módulos segmentados não originem nenhum “gap” de conteúdo.  

5. Utilize técnicas de aproximação

Você já ouviu falar no método dialógico? Trata-se de uma série de técnicas que auxiliam na criação de um conteúdo que se assemelha a um diálogo, ou que crie uma relação de proximidade entre o emissor e o interlocutor.

No caso do roteiro para curso online, o método dialógico pode ser materializado na técnica de storytelling, por exemplo. 

Com a técnica, a exposição do conteúdo deixa de ser distanciada e hierárquica, tornando-se algo próximo de uma “contação de histórias”. Há a apresentação de personagens, a existência de conflitos e desafios, a superação dos obstáculos e o fim da jornada. 

Assista ao vídeo abaixo para entender como a técnica funciona na prática: 

 6. Crie roteiros diretos e efetivos: dinamismo é a chave! 

O conteúdo do seu curso deve ser apresentado de forma clara e objetiva. Os alunos devem ser capazes de identificar, na sua narrativa, tudo aquilo que deve ser memorizado ou assimilado, sem que haja dúvidas. 

Por isso, aposte em técnicas como: 

  • exponha os conceitos essenciais utilizando frases curtas; 
  • utilize imagens e vídeos para complementar o conteúdo;
  • indique leituras complementares para aqueles que buscarem mais profundidade sobre o tema; 
  • destaque visualmente informações mais importantes. 

Além das dicas acima, um bom roteiro para curso online deve apostar em uma das mais importantes técnicas de motivação e engajamento: a personalização

É importante que os alunos sintam que o conteúdo desenvolvido foi pensado exclusivamente para eles. Portanto, sempre que possível, incorpore ao conteúdo elementos que facilitem essa identificação, seja na elaboração do material ou na explicação deste por meio de aulas online ao vivo ou vídeo conferências.

Outra ferramenta de grande ajuda na operacionalização da personalização é a ferramenta EAD escolhida. Boas plataformas permitem a configuração do ambiente educacional com detalhes personalizados, como o perfil de cada aluno e uma área de estudo adequada às principais necessidades de cada um. 

Quer conhecer uma das plataformas EAD mais completas do mercado? Então aproveite para testar gratuitamente todas as funcionalidades da EAD Plataforma, a solução que atende às necessidades de mais de 3 milhões de usuários!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy