ferramentas ead gratuitas

8 ferramentas EAD gratuitas para incrementar sua aulas

Muitos professores e tutores já conhecem e utilizam algumas das principais ferramentas EAD gratuitas em suas rotinas de planejamento e criação de aulas virtuais. 

Tudo indica que essa rotina seja abraçada por muitos outros profissionais. 

Afinal, se em 2019 o ensino à distância já era uma realidade no Brasil e somava mais de 9 milhões de alunos , com o isolamento obrigatório da pandemia do Coronavírus, esse número só tende a crescer. 

Essa tendência foi confirmada por um estudo feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo ela, a quantidade de estudantes do Ensino Superior em 2022 irá superar o número  daqueles que frequentarão aulas presencialmente. 

Nesse contexto, no entanto, ainda há muitos professores que não se sentem preparados para ministrar aulas virtuais.

Foi o que mostrou um levantamento do Instituto Península. De acordo com ele, 88% dos professores entrevistados nunca haviam tido essa experiência antes da pandemia. 

Nesse sentido, boa parte deles se sentiu receosa quanto ao futuro, uma vez que muitos não estavam familiarizados em utilizar recursos tecnológicos. 

Essa insegurança é bastante natural. Afinal, trata-se de um cenário novo que exige adaptações e novos conhecimentos. 

Você se identifica com essa questão? Pois, então, pode relaxar, uma vez que, neste post, você conhecerá ferramentas EAD gratuitas bastante fáceis de usar e intuitivas. 

Com elas, você aperfeiçoará suas aulas e encantará seus alunos sem tirar 1 real do bolso.  

3 ferramentas EAD gratuitas para planejar suas aulas

Confira, agora, três ferramentas EAD gratuitas bastante funcionais para você realizar um planejamento efetivo de suas aulas. 

Google Docs

O Google Docs funciona como o bom e velho documento do Word, mas apresenta um diferencial: é online. 

Esse editor de textos do Google permite que você digite todo o seu planejamento e possibilita o seu compartilhamento com outras pessoas. 

No Google Docs, você consegue acionar permissões também. Essa funcionalidade é bem interessante, pois caso você deseje dividir o seu plano de aulas com outro professor, você pode liberar que ele faça anotações e outros tipos de edições. 

Já se quiser compartilhar uma aula com o aluno sem que ele mexa em seu conteúdo, você também pode acionar a função que permita apenas que ele o visualize. 

Mindmeister 

Com o Mindmeister, você pode explorar a sua criatividade ao máximo e, assim, criar e compartilhar esquemas de aulas e mapas mentais.

Essa ferramenta pode configurar uma grande aliada em sua aula, pois conta com efeitos visuais, estimulando seus alunos a participarem. 

Ela também permite o compartilhamento, oferecendo a você a vantagem de convidar outros professores a trabalhar em seu mapa mental, o que contribui para deixar o seu planejamento de aulas ainda mais rico. 

Trello

O Trello é uma ferramenta que prestigia a organização e o compartilhamento. Logo, é ideal para quem gosta de valorizar o trabalho em equipe e quer que todos os professores fiquem na mesma página. 

Com ele, você cria cartões, coloca prioridades, insere descrições de atividades e determina prazos com 0 de dificuldade. 

Confira também: 

3 Ferramentas EAD gratuitas para apresentações e questionários

Trakto 

Quer criar uma aula de cair o queixo em slides? Não? Quer escrever um e-book e compartilhá-lo com seus alunos? Que tal os dois e ainda criar infográficos e inserir vídeos?

Pois então conheça a Trakto, uma das principais ferramentas EAD gratuitas dessa lista. 

Ela permite que você desenvolva uma apresentação com aulas repletas de cores, fontes diferenciadas e com muitas, mas muitas imagens! 

Só para você ter uma ideia, essa plataforma conta com mais de 3 milhões de imagens gratuitas, além de diferentes tipografias, templates e muito mais. 

Typeform 

Quer promover uma pesquisa entre seus estudantes ou aplicar um questionário online de forma prática e intuitiva? 

Então, conheça a Typeform, uma ferramenta responsiva e de design arrojado que permite que você crie e formate questionários. 

Com um layout personalizável, a Typeform possibilita que você complete campos, insira elementos e arraste e solte ícones com agilidade e praticidade!

Slideshare 

O Slideshare  é uma plataforma que pode agregar muito a uma aula online, uma vez que permite que você publique seu material em diversos formatos, assim como possibilita que você adicione vídeos e compartilhe sua aula. 

2 ferramentas EAD gratuitas para gravar a tela de seu computador 

Movavi 

Quer gravar a tela de seu computador e compartilhá-la com seus alunos? Pois o Movavi pode ser uma boa pedida! 

Aliás, esse editor vai muito além disso, uma vez que permite que mesmo o mais leigo em edição edite vídeos e áudios, insira músicas, filtros e efeitos especiais. 

Bacana, não?

Camtasia 

Bem legal também é o Camtasia, que representa uma bela alternativa para quem criar conteúdo ensinando por meio de sua tela de PC. 

Com ele, você consegue adicionar efeitos especiais e incrementar suas aulas, assim como também traz funcionalidade de gravação de reuniões.  

Ferramenta EAD: extra e essencial 

EAD Plataforma 

A EAD Plataforma é um plataforma que pode ser utilizada por 7 dias sem custo algum, e que potencializa tanto a experiência do professor como do aluno. 

Projetada do zero, ela permite que você personalize seu curso online e o deixe com a identidade visual de sua marca. 

Com ela, você:

  • acompanha o progresso de seus alunos, verificando boletins, certificados e solicitações de dúvidas; 
  • cria grupos e automatiza cadastros e matrículas;
  • programa a liberação e aulas com data fixa ou flexível e limita a quantidade de visualizações;
  • reaproveita uma aula em várias cursos, gerenciando conteúdo de maneira separada por curso e muito mais!

Para explorar todas as funcionalidades da plataforma, convidamos você a usá-la por 1 semana de forma inteiramente grátis!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy