lousa-digital-video-aula

Lousa digital para vídeo aula: transmita conteúdos de forma prática e moderna

Já pensou em dinamizar sua didática com a ajuda de uma lousa digital para vídeo aula? O recurso se populariza a cada ano, principalmente por ser uma ferramenta dinâmica, interativa e flexível de aprendizagem. 

Ao longo do artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre a tecnologia da lousa digital, os principais modelos disponíveis no mercado e algumas dicas-chave para escolher a melhor lousa digital para vídeo aulas ou aulas presenciais! 

Boa leitura! 

O que é uma lousa digital?

Lousa digital é o nome dado à solução tecnológica que “evoluiu” a partir dos tradicionais quadros brancos ou negros utilizados como suporte para aulas online ou presenciais. 

Uma lousa digital funciona como uma tela de computador de grande escala, inteligente e sensível ao toque. Quer entender como as duas características se combinam? 

Vamos especificar um pouco mais! 

Como funciona a lousa digital

Uma lousa digital funciona com a soma de um computador, uma tela, um software de toque e um projetor. 

A tela é transformada em uma tela gigante de computador, na medida em que o projetor lança a imagem do computador sobre a superfície. Equipada com o software de toque, esta superfície passa a aceitar intervenções feitas manualmente ou com a ajuda de uma caneta digital (a depender do modelo e marca escolhidos!)

Uma lousa digital possibilita a navegação por diferentes tipos de conteúdos digitais: vídeos, e-books, animações etc. (aliás, o conteúdo da lousa digital pode ser alimentado pelo próprio tutor ou por meio da navegação na internet, com acesso a ferramentas do Google, por exemplo). 

A tela sensível ao toque permite que o professor ou tutor interaja com o conteúdo exibido com a ajuda do software. Essa interação pode acontecer por meio de desenhos, sinais, palavras-chave e por aí vai. 

Por fim, o projetor garante que o conteúdo exibido na tela ganhe uma proporção grande o suficiente para ser vista com clareza por todos os alunos da sala (ou, no caso de uma vídeo aula, garante que o conteúdo seja captado pela câmera mesmo em uma distância considerável). 

Uma dica de ouro sobre as lousas digitais diz respeito justamente à escolha do projetor. Projetores de curta e curtíssima distância são mais indicados para um resultado sem interferências. 

Apesar disso, a maioria das lousas digitais também funciona com projetores convencionais. Neste caso, só está sujeita à maior sombra de acordo com a posição do tutor ou professor.

Quais os modelos disponíveis? 

Existem diversos modelos de lousa digital para vídeo aula disponíveis no mercado. A seguir, pontuamos 2 deles, suas principais características e diferenciais. 

1. Lousa portátil

O primeiro modelo é bastante dinâmico, já que seu sensor pode ser transportado e colocado em diversas superfícies. Por ter o projetor de curta distância acoplado em sua estrutura, este tipo de lousa transforma qualquer superfície em um quadro interativo, que pode ser modificado com a ajuda da caneta digital que acompanha o produto.  

lousas-digitais

(fonte: Convexnet)

2. SmartBoard

Este é o modelo “convencional” de lousa digital, muito utilizado por escolas, universidades e pólos EAD. Neste caso, não há portabilidade. A lousa conta com uma estrutura semelhante aos conhecidos quadros escolares, mas é equipada com um sensor que a torna sensível ao toque. 

lousas-digitais

 (fonte: Convexnet)

Conheça algumas marcas de lousas digitais populares no mercado 

A melhor forma de encontrar a melhor lousa digital para vídeo aula é fazendo uma pesquisa de acordo com as suas necessidades. Para te ajudar com isso, separamos algumas marcas que trabalham com este produto no mercado: 

O que levar em conta antes de comprar uma lousa digital para vídeo aula? 

Agora que você já sabe o que é uma lousa digital para vídeo aula e quais as principais opções disponíveis no mercado, aqui vão algumas dicas do que levar em consideração antes de escolher o modelo ideal para o seu objetivo. 

Tamanho

É importante ter em mente a dimensão do local no qual a lousa será instalada para escolher o melhor tamanho. Caso a ideia seja utilizá-la na modalidade EAD flex ou no ensino híbrido, é importante buscar uma opção de tamanho considerável, de modo a garantir o alcance visual de todos os alunos da sala. 

Se, por outro lado, a lousa digital for exclusiva para a gravação de vídeo aulas, pode ter um tamanho menor e até mesmo ser portátil.

Funções e ferramentas disponíveis

Apesar de representar, por si só, um grande avanço da tecnologia na educação, é possível encontrar diferentes funcionalidades nas lousas digitais. 

Por exemplo: enquanto algumas funcionam apenas com o suporte da caneta digital, outras são touchscreen, e permitem a interação com o toque das mãos ou dedos. 

Disponibilidade do suporte

Outro ponto-chave na escolha da melhor lousa digital para vídeo aula é a disponibilidade do suporte. Afinal, ferramentas tecnológicas estão sujeitas a bugs e defeitos imprevistos, e, em muitos casos (como em uma aula online ao vivo), é necessário solucionar a avaria com agilidade e presteza, garantindo, assim, a continuidade do engajamento dos alunos. 

Preço 

Por fim, não podemos deixar de considerar o fator financeiro. É possível encontrar lousas digitais em uma ampla faixa de preço, indo de R$2.500 a R$15 mil. Dessa forma, é preciso avaliar o melhor custo-benefício e compreender de que maneira as funcionalidades oferecidas atenderão à demanda apresentada. 

Vantagens de usar lousa digital para vídeo aula

Viu só como é possível encontrar diversas opções no mercado de lousa digital para vídeo aula? Se você ainda está em dúvida sobre o investimento, listamos a seguir algumas vantagens de incluir esta tecnologia em sua rotina educacional: 

  • Mais interatividade para o processo de aprendizagem;
  • possibilidade de trabalhar a gamificação de forma participativa;
  • aulas mais dinâmicas e ágeis; 
  • permite a utilização de variados formatos de conteúdo;
  • possibilita a navegação na internet em tempo real! 

Antes de encerrarmos este artigo, deixamos a seguir um vídeo que demonstra a lousa digital em ação!

Agora sim, você está por dentro da tecnologia presente na lousa digital para vídeo aula ou aula presencial. Que tal continuarmos falando sobre tecnologia na educação? 

Separamos alguns artigos sobre o tema e te convidamos a engrenar em sua próxima leitura! 

Tecnologia nas universidades;

Importância da tecnologia na Educação a Distância

Como as tecnologias podem ajudar no processo EAD;

Tecnologias para o Produtor Digital

Fabio Godoy