tecnologia nas universidades

Tecnologia nas universidades: por que ela é tao importante?

Em um mundo disruptivo, onde a transformação digital  já toma conta de diversos setores, a educação, um dos segmentos mais importantes da sociedade, não poderia ficar de fora. É nesse contexto que surgem debates sadios e relevantes, como a importância da tecnologia nas universidades.

Esse assunto foi um dos  mais debatidos da Sci Biz Conference de 2019, um dos maiores eventos sobre inovação e empreendedorismo do Brasil. Nele, professores, cientistas e empresários ressaltaram a importância da tecnologia nas universidades e no ensino em geral, mas não deixaram de mostrar seus desafios.

Foi o que enfatizou Luiz Henrique Catalani, pesquisador, professor e coordenador do Centro de Inovação da USP. Segundo ele, apesar de estarmos vivendo um ótimo momento em termos de inovação, é preciso que as organizações apostem em propostas mais ousadas e disruptivas e que, ao mesmo tempo, sejam viáveis e aplicáveis.

A evolução da tecnologia nas salas de aula 

Não podemos negar a evolução da tecnologia nas salas de aula nos últimos anos. Afinal, se antes, os professores da velha guarda só conseguiam avaliar seus alunos após tirarem diversas cópias em máquinas de xerox, hoje, os educadores modernos contam com avaliações online.

Isso sem falar que há não muito tempo, o retroprojetor funcionava como um grande aliado na prática do ensino, já, os tempos atuais possibilitam que os professores deem aulas por meio de lousas digitais.

Afinal, qual a importância da tecnologia nas universidades?

A tecnologia nas universidades é importante pois:

Oferece maior inclusão digital a portadores de deficiências

Pelo fato de apresentarem recursos que favorecem o aprendizado de portadores de deficiência visual, motora, auditiva e até mesmo mental, sendo eles os sintetizadores de voz, programas que transformam conteúdo oral em escrito, tradutores automáticos e softwares  que compartilham conteúdo.

Dá mais dinamismo às aulas

Se antes os métodos mais tradicionais não estimulavam tanto a participação dos alunos, hoje, a tecnologia nas universidades representa uma ótima ferramenta. Isso porque, por meio dela, as explicações se tornam mais atrativas e, logo, chamam mais a atenção dos estudantes e os incita a participar. 

Nesse sentido, é válido observar que hoje muitas instituições já oferecem tablets para motivar as matrículas, outra excelente forma de incentivo, basta considerarmos que  poucas pessoas têm acesso a um aparelho desse gênero. 

Promove o estudo de pessoas menos favorecidas

A educação EAD tem conquistado milhões de estudantes universitários pelo fato de apresentar preços bem mais atrativos que os do ensino tradicional. Desse modo, inclui pessoas que jamais teriam condições de ingressar em uma universidade tradicional paga, o que, por sua vez, as torna mais preparadas para o mercado e expande a economia. 

Favorece o aprendizado 

Pelo fato do aluno não precisar se deslocar e também por ele conseguir escolher os melhores horários para aprofundar seu estudo, o aprendizado também é favorecido. 

Nesse quadro, é fundamental enfatizar que a tecnologia nas universidades estimula bastante essa questão, mas ela requer que o estudante seja disciplinado e focado, assim como também demanda uma pedagogia estimulante e inovadora por parte dos educadores. 

Exemplos de tecnologias nas universidades

Confira, agora, os principais exemplos de tecnologias nas universidades.

Lousas digitais

Que funcionam como grandes projetores. Além de contarem com uma série de recursos multimídia, como vídeos e imagens, elas também podem ser apagadas diversas vezes, como um quadro negro das antigas. 

Gamificacão

Bastante importante para fixar a matéria de forma fluida e divertida, a gamificação, os chamados jogos virtuais, também configura um método inovador e eficaz dentro do processo educacional.

Para saber mais sobre esse interessante assunto, não deixe de assistir ao TED “O Poder da Gamificação na Educação”. 

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada simula o ambiente real e vai além, uma vez que possibilita que o aluno visualize imagens e ilustrações em um contexto tridimensional. Esse tipo de tecnologia, pelo fato de chamar a atenção, contribui para uma maior interação e participação dos estudantes.

Para conhecer alguns exemplos criativos de RA na educação, veja o vídeo abaixo (com legendas em português):

EAD

O ensino à distância hoje representa um grande catalisador e multiplicador de conhecimento, uma vez que quebra barreiras físicas e promove o conhecimento e a interatividade na sala de aula por meio da internet e da promoção de conteúdo, como fóruns de discussão e aulas por vídeo

Grandes instituições mundiais que abraçaram a tecnologia 

Algumas das principais e mais inovadores instituições de ensino do mundo adotaram a tecnologia, como:

Douglas College

Essa famosa instituição do Canadá promove o aprendizado tecnológico utilizando as inovações do setor e também oferecendo taxas mais baratas.

Cornell University 

Essa universidade dos Estados Unidos é uma das mais renomadas do país e apostou em dispositivos tecnológicos de última geração para aprimorar o seu ensino. 

Yale

A Yale investiu no ensino à distância por meio de uma plataforma e hoje, além de oferecer cursos à distância importantes do mercado financeiro, também apresenta cursos mais dinâmicos e rápidos com certificado e preços bastante convidativos. 

Neste texto, você conheceu diferentes tipos de tecnologias nas universidades se conheceu a importância de valorizar essa proposta no cenário acadêmico, certo?

Para abraçar essa ideia em sua instituição, há plataformas acessíveis no mercado  e fáceis de usar. 

É o caso da EAD Plataforma, que oferece diversas funcionalidades, como:

  • aulas ao vivo com chat;
  • o envio automático de certificados;
  • a possibilidade de incluir múltiplos professores;
  • a tecnologia necessária para criar grupos e automatizar processos de cadastros de matrículas.

Se interessou e quer conhecer outros recursos incríveis dessa plataforma que já foi utilizada por mais de 2 milhões de alunos e que apresentou um crescimento de mais de 100% em 2018? 

Então, promova o ensino da sua instituição hoje sem custo algum. Para isso, teste a ferramenta gratuitamente por sete dias!

Fabio Godoy