o que significa interatividade em ead

O que significa interatividade em EAD? Entenda sua importância

Entender o que significa interatividade em EAD deve estar entre as prioridades dos educadores modernos que desejam se manter atualizados e conectados com o cenário atual. Ela se faz fundamental porque a realidade é clara: o modelo EAD tem registrado um crescimento constante e acelerado. 

Além disso, o ensino remoto tem contribuído para o aumento do número de matriculados no ensino superior. De acordo com os números do Censo da Educação Superior de 2017, esse crescimento só foi possível graças às novas matrículas registradas no ensino a distância.

o que significa interatividade em ead

Crédito: Inep 

Segundo Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, um dos motivos para maior adesão ao EAD é o preço convidativo. 

Nesse contexto, é válido informar também que os investimentos para a expansão do EAD também têm aumentado.  A tendência é de que, em um futuro não muito distante, a modalidade virtual abocanhe boa parte da fatia do mercado de ensino superior. 

Porém, seria ingênuo afirmar que todos os educadores e instituições de ensino vejam com bons olhos o EAD, uma vez que, apesar do grande crescimento, esse segmento ainda é recente se considerarmos todo o histórico na área de educação. Logo, como tudo o que é novo, causa insegurança.

Uma das razões para isso é que ainda há uma desconfiança de que o EAD ofereça o mesmo grau de interação entre alunos e professores do ensino presencial tradicional. 

Para desmitificar essa questão, criamos este artigo. Nele, você descobrirá o que significa interatividade em EAD e conhecerá suas vantagens e importância dentro do cenário brasileiro de educação. Boa leitura!

O que significa interatividade em EAD?

A interatividade em EAD nada mais é do que toda interação que ocorre entre estudantes e seus tutores dentro do ambiente virtual. 

Por meio dela, o professor pode promover debates, aplicar avaliações, compartilhar materiais, trocar experiências e dar e receber feedbacks.  

Fácil compreender a proposta e o que significa interatividade em EAD, não é mesmo?

Quebrando paradigmas sobre o EAD

É preciso fazer uma distinção para quebrar um paradigma importante. Não é porque um curso é presencial que o seu formato é melhor e ele é mais relevante; assim como ensinar remotamente não remete ao improviso do professor nem à falta de comprometimento dos alunos.

Essas ideias são obsoletas e não representam mais a realidade. Até porque o início do EAD não contava com os mesmos recursos tecnológicos de hoje em dia, tampouco apresentava profissionais preparados para ensinar a distância. 

Hoje, o cenário é totalmente diferente, uma vez que os educadores estão se atualizando constantemente para se inserirem nesse setor, os alunos estão mais acostumados com esse modelo e as ferramentas tecnológicas que viabilizam o EAD estão cada vez mais intuitivas e poderosas. 

Afinal, qual a importância da interação no ensino a distância?

Pelo fato do ensino remoto oferecer uma experiência em tempo real, a conexão entre aluno e professor é potencializada. Desse modo, a dinâmica do aprendizado acontece com naturalidade, uma vez que valoriza a relação do tutor com o estudante.

Além disso, como a interação é instantânea, a resolução de dúvidas também é valorizada. Logo, os estudantes recebem feedback imediato, um fator fundamental para aprimorar sua evolução. 

Quais as vantagens da interatividade no EAD?

Ciente do que significa interatividade em EAD e também sobre sua importância, você deve estar se perguntando quais são as outras vantagens de abraçar esse modelo de ensino remoto, não? Confira-as, agora!

1. Melhora o engajamento dos alunos

Na sala de aula presencial, é comum que os estudantes mais tímidos, por medo à exposição, estejam abertos a tirar suas dúvidas. O mesmo não acontece no ambiente virtual, uma vez que pela proximidade com o professor e pelo fato da pessoa se sentir “protegida” pelo computador, o aluno se sente mais à vontade para questionar e interagir.

2. A qualidade de ensino é valorizada

De acordo com uma pesquisa da University of Potomac:

  • 77% dos educadores acreditam que o ensino online seja tão bom quanto o tradicional (se não for melhor);
  • quase 70% dos estudantes afirmam que as instruções via online são tão boas quanto as recebidas do modo clássico. 

Além disso, a pontuação média dos alunos que aprendem na classe de aula é de 50%, enquanto a do público que assiste a aulas online é de 59%.

3. Mais flexibilidade

Pelo fato da pessoa conseguir acessar sua aula de qualquer lugar, ela facilita o dia a dia. Além disso, ela pode combinar um horário com seu professor, outro benefício que não pode ser viabilizado em um formato individual, que é mais rígido.

Exemplos de interatividade em EAD

Conheça exemplos práticos da interatividade em EAD

1. Fóruns de discussão

Além de promoverem os debates, os fóruns de discussão são um ambiente onde o aluno interage continuamente com seu professor, uma vez que neste espaço, ele pode tirar todas suas dúvidas e receber feedbacks.

2. Videoaulas 

A videoaula, como o próprio nome indica, é o conteúdo digital feito e transmitido em formato de vídeo. 

Além de prático, esse modelo promove o aprendizado, uma vez que prestigia a interação e a troca de experiências entre professor e estudante. Para tanto, o educador precisa elaborar um bom roteiro que guie o seu público para uma jornada rica em aprendizado e que estimule o questionamento

3. Chats

Os chats também promovem uma ótima interação entre tutores e estudantes pelo fato de serem facilmente acessados e por oferecerem mensagens diretas e instantâneas, o que contribui para a melhora da comunicação e da interatividade entre seus participantes.

 4. Webinars 

Os webinars também representam uma ótima ferramenta de interação em EAD. Similar as videoaulas por reduzir distâncias e criar uma experiência dinâmica, o seu formato se diferencia por seu molde ser em forma de palestra. Logo, agrega muito valor ao curso à distância. 

O que significa interatividade em EAD? Conclusão

Neste texto, você entendeu a proposta, o contexto, as vantagens e conheceu os diferentes formatos de interatividade em EAD. 

Para potencializar essa interação e oferecer uma ótima experiência para seus alunos, contar com uma boa plataforma configura uma estratégia inteligente.

Para isso, existe a EAD Plataforma, uma ferramenta muito fácil de usar tanto para professores como estudantes, e que conta com diversas funcionalidades e suporte integrado.

Se interessou? Então, convidamos você a testar essa solução gratuitamente por 7 dias! 

Crédito da foto de capa: Freepik 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy