blog-ou-canal-youtube

Blog ou canal no YouTube? Qual a melhor estratégia para quem quer empreender e conquistar clientes?

Um deles abriga cerca de 70 milhões de publicações novas por mês na plataforma WordPress, o outro superou a marca dos 2,3 bilhões de usuários assistindo a seus conteúdos em vídeo em 2021. Diante dessas estatísticas, entendemos o quão difícil pode ser a tarefa de escolher entre blog ou canal do YouTube.

Se esta é uma de suas dúvidas, não se preocupe! Neste artigo, vamos desmistificar ambas as redes e apontar as razões pelas quais ambas são estratégias de ouro para conquistar novos clientes e solidificar a imagem da marca nas redes.

Boa leitura! 

A importância do blog na estratégia de marketing digital

Antes de te ajudarmos a escolher entre blog ou canal no YouTube, vamos analisar separadamente o valor de cada um deles em uma estratégia de marketing digital para pequenas ou grandes empresas.

É sabido que o objetivo essencial do blog é ajudar a construir uma credibilidade para a marca. Isso acontece quando, ao falar sobre determinados assuntos, o blog reforça o conhecimento de causa da empresa e ajuda a colocá-la como uma referência no tema. 

Dessa forma, a empresa conquista seguidores. Em muitos casos, após consumirem um volume de conteúdo, estes seguidores se transformam em leads que, no futuro, se convertem em clientes.

E não é difícil encontrar, por aí, pesquisas e relatórios que comprovem a efetividade dos blogs como estratégias para captar alunos EAD ou clientes para uma empresa. Veja abaixo alguns dados que reunimos para ajudar a ilustrar nosso ponto de vista: 

  • empresas que fazem blogs obtêm 97% mais links para seus sites; 
  • empresas que fazem blogs têm duas vezes mais tráfego de e-mail do que as que não têm;
  • mais de oito em cada dez produtores de conteúdo apostam em blogposts para ajudar a atingir seus objetivos gerais de marketing;
  • profissionais de marketing que priorizam os blogs têm 13 vezes mais probabilidade de ter um ROI positivo sobre seus esforços.

Dicas para manter um blog

Mesmo antes de definir, entre blog ou canal no YouTube, qual a melhor estratégia para você, é importante que você conheça alguns caminhos para o sucesso desta técnica. Nossa ideia é te mostrar que, com as ferramentas ideais, é possível transformar o seu blog em uma verdadeira máquina de conversões! 

  • faça publicações regularmente;
  • cuide das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), como palavras-chave, legibilidade e credibilidade do conteúdo;
  • crie títulos atrativos;
  • finalize seus conteúdos com uma chamada para ação que mantenha o leitor interagindo com o seu negócio;
  • faça links para outros canais de comunicação da empresa, como o site, as redes sociais e os vídeos no canal do YouTube
  •  utilize imagens sem direitos autorais e com boa qualidade;
  • revisite conteúdos antigos e faça otimizações para que se tornem cada vez melhores;
  • acompanhe o desempenho dos posts e identifique temáticas e formatos que atraem a atenção do leitor.

Aplicando as estratégias

Exemplos de blogs brasileiros que trabalham suas estratégias e são bastante acessados: 

  • Rock Content: aborda estratégias de marketing digital e caminhos para ter sucesso nos negócios online; 
  • Agendor: reúne conteúdos sobre vendas, atendimento e relacionamento com o cliente;
  • EAD Plataforma (não poderíamos deixar de puxar a sardinha para o nosso lado, não é mesmo?): referência em conteúdos sobre EAD no Brasil.

O valor do canal no YouTube para a visibilidade da marca

Ficar em dúvida entre blog ou canal no YouTube como estratégia a seguir é comum. Afinal, estamos falando de duas plataformas altamente efetivas na captação e conversão de clientes.

O YouTube, aliás, lidera uma das mais altas expectativas de receita com anúncios nos Estados Unidos: são US$5,56 bilhões previstos para 2021.

Não à toa, mais e mais empresas e pessoas decidiram mergulhar de cabeça na plataforma. Seja para divulgar vídeos pessoais, educar por meio de vídeo aulas ou promover uma marca ou produto. E, de acordo com o próprio YouTube, muitos desses investimentos foram recompensados com grandes resultados: o número de canais que ganham US$10 mil por ano ou mais cresceu 50% ao longo dos anos

Ter um canal consistente é uma forma de garantir visibilidade para a marca. Assim como o blog, o canal é uma fonte valiosa para conferir credibilidade e confiabilidade à empresa, reforçando seus conhecimentos no segmento de atuação. 

Prova disso é que quase 60% dos tomadores de decisão B2B (empresas que são clientes de outras empresas) utilizam o YouTube para pesquisar compras. 

Dicas para gerir um canal no YouTube

Confira nosso compilado com algumas dicas-chave para gerir com sucesso o seu canal no YouTube: 

  • trate o assunto de maneira autêntica;
  • poste com regularidade;
  • estimule as interações nos comentários dos vídeos;
  • trabalhe o SEO do YouTube;
  • interaja com canais do mesmo segmento para atrair novos seguidores;
  • escreva roteiros intrigantes e trabalhe a curiosidade do público;
  • divulgue vídeos do YouTube em outras redes sociais.

Canais para seguir

Veja nossa seleção com alguns canais que trabalham as dicas acima de forma satisfatória e acumulam seguidores fiéis e engajados: 

  • Você sabia? canal que reúne curiosidades sobre temáticas diversas e acumula 39,5 milhões de inscritos;
  • Authentic Games: é um canal totalmente voltado ao jogo Minecraft que traz dicas, opiniões e curiosidades sobre tudo relacionado ao universo do game. O canal tem mais de 19 milhões de inscritos.

Afinal, blog ou canal no YouTube? Qual é mais efetivo para a sua estratégia de marketing? 

Sem mais delongas, chegou a hora de decidirmos em qual ferramenta apostar: blog ou canal no YouTube. Nossa dica, sem dúvidas, é apostar nos dois. Afinal, são canais diferentes e extremamente complementares, pois contribuem para um fim comum: construir credibilidade para a marca e converter interessados em clientes e clientes em fãs.

Agora que você já conhece nossa recomendação entre Blog ou canal do YouTube, aproveite o fim desta leitura para se aprofundar ainda mais nas melhores estratégias de marketing digital e divulgação de infoprodutos

Confira a lista que criamos para você: 

Fabio Godoy