como fazer videoaula pelo celular

Como fazer videoaula pelo celular? Checklist indispensável

Se a transformação digital já havia alavancado grandes mudanças nos métodos de ensino e impulsionado o aprendizado virtual de forma surpreendente, a pandemia do Coronavirus elevou ainda mais essa questão. Não é à toa que uma busca recorrente na Internet em 2020 tenha sido: como fazer videoaula pelo celular? 

A estimativa é de que essa procura continue em alta, visto que se a modalidade do ensino à distância já havia sendo abraçada devido à sua flexibilidade e facilidade, ela ganhou um novo status em 2021, passando a ser uma demanda tanto para professores como para alunos. 

O cenário existe adaptação e ajustes. Para os professores mais antigos e com mais idade, adotar tecnologias parece um bicho de sete cabeças. Na verdade, não é e nem precisa ser assim!

Para desmistificar essa questão e mostrar que é possível gravar conteúdo utilizando um simples smartphone e de forma descomplicada, preparamos este post. 

Leia o artigo até o fim e saiba como fazer videoaula pelo celular! 

Como fazer videoaula pelo celular? Top 5 sugestões 

Confira ideias efetivas e descubra como fazer videoaula pelo celular de qualidade.

Escreva um roteiro

Um roteiro é elemento chave para quem quer gravar uma aula virtual. Não, ele não precisa ser rebuscado, muito pelo contrário, deve ser simples e funcional o bastante para que você não se perca na hora da gravação. 

Para elaborar um, pense no conteúdo que será transmitido durante a gravação. Em seguida, divida-o em tópicos, analise a linguagem e fique de olho no tempo. 

Atente-se para os dois últimos itens, visto que sua comunicação precisa ser descontraída, leve, mas apresentar a seriedade necessária de uma aula. Sobre o tempo: não se alongue demais. Tente condensar sua aula em 20 minutos, no máximo 30. 

Pense nos detalhes técnicos 

Para garantir a estabilidade de sua câmera, uma boa ideia é comprar um tripé para colocar seu celular. Há vários e simples no mercado, que não exigem muito investimento. 

É crucial também que você preste atenção ao som. Faça um teste antes verificando se o microfone do smartphone oferece clareza e não apresenta chiados ou ruídos. 

Outro ponto importante é a iluminação. Verifique se o ambiente não está claro ou escuro demais. 

Posicione o seu celular no tripé na horizontal. Essa é a melhor regra. Porém, caso deseje publicar sua aula no stories do Instagram, é mais viável colocá-lo na vertical. 

Não se esqueça de sua apresentação

É certo que as aulas pelo celular apresentam um caráter informal. Porém, não exagere nesse aspecto. De forma simples, isso significa que você não precisa colocar um terno (ou um vestido) para transmitir seu conhecimento. Porém, descontração demais acaba com o profissionalismo e distrai.

Além de sua apresentação pessoal, analise o cenário de sua gravação. Para não desfocar a atenção, vale a pena apostar no minimalismo, no bom e velho “menos é mais”. 

Isso não impede que você coloque detalhes decorativos no ambiente. Por exemplo, se sua videoaula for sobre geografia, colocar um globo ao fundo, é charmoso e valoriza tanto o cenário como sua aula. 

Leia também: Como dar aula em casa? 6 dicas para envolver os alunos e ensinar melhor

Ensaie 

A máxima “a prática leva à perfeição” não existe à toa, não é mesmo? Brincadeiras à parte, se você nunca gravou uma aula pelo celular, é importante ensaiar. Sem exaustão, claro!

Depois de escolhido o cenário, verificado o som e a iluminação, e colocado o smartphone no tripé na posição e preparado seu roteiro, respire fundo e grave sua aula. 

Depois da gravação, é fundamental verificar se o tempo foi bem aproveitado e se você não se prolongou demais. Analise também se a sua posição diante da câmera o favoreceu e, principalmente, se o conteúdo foi relevante e de fácil assimilação. 

Em relação ao último item, vale a pena pedir feedbacks de parentes ou amigos. 

Ah, não se cobre muito! É natural que suas primeiras videoaulas apresentem um ou outro defeitinho!

Edite sua aula 

No decorrer de uma videoaula, é comum que existam momentos um pouco mais prolongados de silêncio. Excluí-los é mais fácil do que imagina. Há vários aplicativos de edição bastante fáceis de manusear. 

Por meio desses aplicativos, é possível também inserir recursos visuais que agreguem à aula. Um deles é o inShot, que é gratuito e não exige grandes conhecimentos em edição. 

Outro opção é o iMovie, que também não demanda habilidades técnicas e traz recursos bem bacanas. O ponto negativo é que ele está disponível somente para iPhone.

Para ajudá-lo a editar o seu vídeo usando o InShot, recomendamos que assista ao vídeo a seguir, que mostra o passo a passo completo. 

Como fazer videoaula pelo celular? Sugestão bônus 

Esperamos ter clareado suas ideias e que você já tenha uma boa noção de como fazer videoaula pelo celular. 

Para garantir que a experiência de seus alunos seja boa em todos os sentidos, é fundamental ir um pouco além e pensar também em uma ferramenta que hospede suas aulas. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que é simples de usar, fácil de personalizar e que permite que você tenha controle total da gestão de seus alunos. 

Para entender como a EAD Plataforma funciona, convidamos você a experimentá-la por sete dias, de forma totalmente gratuita!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy