como-melhorar-iluminacao-video

Como melhorar a iluminação de um vídeo de forma simples e efetiva? 5 dicas

Entender como melhorar a iluminação de um vídeo pode agregar muito à sua produção de  conteúdo EAD. Pode parecer um mero detalhe, mas, com uma boa iluminação, é possível diferenciar vídeos amadores de produções feitas com capricho, ainda que sem muita verba. 

Veja o vídeo abaixo. Ele traz uma comparação entre quadros iluminados por diferentes equipamentos: 

Se você quer saber como melhorar a iluminação de um vídeo usando diferentes técnicas, como no conteúdo acima, continue a leitura deste artigo! Daremos 5 dicas + 1 bônus pra lá de importante! 

Como melhorar a iluminação de um vídeo? 5 dicas

Se você quer agregar qualidade ao seu conteúdo EAD ou se tornar um youtuber de sucesso, essas dicas serão valiosas! Por isso, separamos 5 aspectos que não podem ser deixados de lado para entender como melhorar a iluminação de um vídeo. 

1. Busque luz natural

A luz natural é um dos maiores tesouros para tutores EAD e produtores de conteúdo que querem entender como melhorar a iluminação de um vídeo. Isso porque trata-se de uma fonte de luz gratuita e de beleza inigualável, mesmo com equipamentos caros. 

Entretanto, apesar de agregar muito à estética dos vídeos, a luz natural é volátil, e, por não ser controlável, pode deixar o produtor de conteúdo na mão quando ele menos espera. 

Por isso, uma das dicas para aproveitar a luz natural na iluminação dos vídeos é consultar a meteorologia antes de marcar a data da filmagem. Com a análise, será possível escolher a melhor ocasião para encontrar um céu limpo, sem nuvens ou pancadas de chuva.

2. Escolha os melhores horários para gravar

Outra dica de ouro para entender como melhorar a iluminação de um vídeo é a escolha dos horários de filmagem. Especialmente se seu objetivo for aproveitar o melhor da luz natural, essa dica faz a diferença. 

Por isso, prefira gravar no início do dia, ao nascer do Sol, ou fim do dia, próximo ao pôr do Sol. Ao meio dia, o Sol a pino pode ser desconfortável para as gravações, ao mesmo tempo em que pode gerar sombras desagradáveis e estourar o fundo em decorrência do excesso de luminosidade. 

3. Se posicione bem 

Impossível falar sobre iluminação sem falar sobre posicionamento. Isso porque uma das consequências mais marcantes da incidência da luz sobre objetos ou pessoas é a projeção de sombras. E, em muitos casos, as sombras podem ser indesejadas, causando efeitos desagradáveis nas produções.

4. Faça testes antes de gravar

Quem busca entender como melhorar a iluminação de um vídeo deve ter disposição para testar! Afinal, esta é a melhor forma de absorver conhecimento. 

Sendo assim, faça testes em diversas posições, considere fontes de luz diferentes e simule a gravação em dois ou mais horários do dia. A experiência te ajudará a identificar se o efeito provocado pela iluminação é compatível com a atmosfera buscada pelo vídeo e presente no roteiro. 

Aliás, este é um pulo do gato! Se houver especificações sobre a iluminação desejada no vídeo, não deixe de incluí-la já no roteiro do conteúdo. Assim, toda a equipe de produção pode contribuir para o resultado. 

5. Pesquise o estilo de iluminação adequado para o seu vídeo 

Por último, é importante definir, de antemão, o estilo de iluminação buscado. Com o posicionamento de fontes de luz, é possível criar diferentes climas, do soturno ao celestial. 

Quer ver alguns exemplos? 

  • para criar um clima fúnebre, basta posicionar a luz de cima para baixo (chamado overhead). A luz vai gerar uma sombra abaixo dos olhos;
  • para uma luz dramática, posicione as fontes de iluminação de baixo para cima. No cinema, essa atmosfera é buscada para apresentar vilões e personagens malignos; 
  • posicionar a fonte de luz a 45º do objeto é uma boa alternativa para quem busca uma luminosidade. Em conjunto com um rebatedor, torna-se a iluminação ideal para a gravação de uma vídeo aula, por exemplo. 

Veja mais alguns exemplos de posicionamentos de luz e seus efeitos no Guia de Iluminação abaixo: 

Fonte

Pode investir em iluminação? Escolha bons equipamentos!  

Além de conhecer as técnicas-chave acima, entender como melhorar a iluminação de um vídeo também passa pelos equipamentos. Isso porque cada um é responsável por um tipo de iluminação, e gera um efeito enriquecedor no conteúdo. 

Veja alguns exemplos de equipamentos importantes para iluminar vídeos a seguir. 

Ring light

Se você trabalha com produção de conteúdo audiovisual, certamente já ouviu falar do Ring Light. A ferramenta é um anel composto por luzes fluorescentes, que destacam e iluminam o objeto principal do vídeo, dando um brilho diferencial e pra lá de característico aos olhos do personagem. 

Por ter uma luz uniforme e difusa, é a ferramenta preferida de YouTubers com foco em tutoriais, procedimentos estéticos e outros temas que evidenciem o rosto. 

Já imaginou fazer seu próprio ring light? Veja a sugestão abaixo:

Sun Gun

O sun gun é um equipamento de luz intensa, ideal para trazer luminosidade a todo o set. Pode ser usado como luz de preenchimento, já que sua capacidade de alcance é extensa. 

Softbox

O softbox é um equipamento leve, fácil de carregar e montar e, ainda assim, é capaz de gerar uma luz difusa suave. 

Se você também não pode investir no equipamento, mas não abre mão da qualidade de iluminação trazida por ele, não se preocupe! 

Aqui vai um tutorial para construir seu próprio softbox: 

Rebatedor 

O rebatedor é essencial para quem busca uma luz natural e equilibrada. É possível encontrar equipamentos e materiais que funcionam como rebatedores a baixos custos. 

É possível, por exemplo, encontrar rebatedores feitos de: 

  • papel laminado;
  • cartolina branca; 
  • papelão revestido com papel alumínio; 
  • placas de alumínio; 
  • etc. 

Difusor

Saber como melhorar a iluminação de um vídeo também passa pelo conhecimento de ferramentas de apoio, como os difusores. Eles são importantes para quem deseja trabalhar a iluminação com precisão, já que difundem a luz e, com isso, evitam luzes duras e sombras indesejadas. 

Para quem quer o efeito do equipamento sem fazer investimentos financeiros, é possível improvisar com materiais facilmente encontrados, como tecido (geralmente TNT), papel manteiga etc. 

Agora você já sabe como melhorar a iluminação de um vídeo. Que tal escolher a melhor câmera para fazer a gravação?

Fabio Godoy