como se apresentar em um curso online

Como se apresentar em um curso online: saiba o que fazer para se dar bem!

Saber como se apresentar em um curso online tem sido uma pauta recorrente. Não é para menos, afinal, o contexto atual da pandemia está apresentando cenários que muitos ainda não estão adaptados.

Nesse sentido, podemos citar o fato de que muitas pessoas, até mesmo os professores e tutores mais experientes, não estão plenamente familiarizados com as câmeras. Além disso, uma parte deles não tem muito conhecimento sobre tecnologia. 

Só esses dois fatos combinados já causam insegurança, nervosismo e, podem, até mesmo acabar com a confiança de um indivíduo que está lecionando virtualmente. 

Ou seja, se esse for o seu receio, pode respirar aliviado, uma vez que  você não está só! No entanto, não basta apenas isso para se dar bem em uma aula virtual, visto que há estratégias fundamentadas para que você aprenda como se apresentar em um curso online de maneira efetiva. Quer saber quais são elas? É só ler este post até o fim. Boa leitura!

Dicas para aprender como se apresentar em um curso online

Confira, agora, dicas valiosas e aprenda, de uma vez por todas, como se apresentar em curso online.

1. Planeje sua apresentação

O despreparado improvisa e o sábio? Se prepara! Sendo assim, o primeiro passo dessa jornada é planejar bem sua apresentação. 

Para tanto, é fundamental pensar na postura que deseja transmitir. Nesse contexto, é importante ressaltar que a sua postura deve estar alinhada com a sua personalidade. Isto é, se você for uma pessoa mais séria, não vale a pena quebrar o gelo com piadinhas. Faz sentido, não é mesmo?

Aqui, a estratégia é manter a simplicidade. Pense em uma apresentação simples, coesa e bem estruturada. Não invente muito para não se atrapalhar no processo.

Cabe também ensaiar em frente à câmera. Essa dica é boa porque, ao mesmo tempo que você testa o seu equipamento e verifica se o áudio está ok, também consegue assimilar melhor a sua apresentação, cronometrar o tempo e corrigir eventuais erros e falhas. 

2. Preste muito atenção à linguagem 

É certo que o ambiente virtual remete a uma certa informalidade. Porém, isso não significa que sua linguagem deva ser coloquial demais. Muito pelo contrário, afinal, a sua figura representa o ensino, logo, manter uma linguagem simples, mas não informal demais é importante. 

Aqui, também é imprescindível ficar atento ao português, uma vez que tanto erros ortográficos na lousa como erros na fala podem prejudicar muito a sua credibilidade logo de cara. 

Também é essencial evitar gírias e termos muito regionais, visto que sua aula pode contar com alunos de diversos territórios. Também tente evitar certos vícios de linguagem, como “né” e “tá”. 

Lembrando que essas são apenas sugestões para que você não peque pelo exagero. Isto é, você não precisa (e nem deve) segui-las à risca. Isso porque se ficar muito preocupado em não cometer nenhum erro de português, por exemplo, sua apresentação poderá se tornar engessada e artificial. 

3. Estimule a interação dos alunos

Depois de feita a sua apresentação, chega a hora de conhecer um pouco seus alunos. Aqui, vale a pena pedir para que alguém, espontaneamente, se apresente primeiro. No geral, isso surte efeito porque tem sempre um aluno mais extrovertido e que gosta de falar. 

Tente conectar a apresentação com o conteúdo de sua aula. Por exemplo, o seu curso é sobre geografia brasileira? Então, peça para que as pessoas comentem sobre um local para o qual viajou e fale para elas descreverem a cultura ou a geografia do local. 

Seu curso é sobre cinema? Então, pergunte qual é o filme preferido dos alunos e peça para que eles contem que elementos o cativaram, como roteiro e edição, por exemplo. 

Caso perceba que alguém está muito tímido, não force a participação. Aqui, uma dica interessante é disponibilizar um chat. Nesse caso, você pode incentivar que os mais introvertidos participem por lá. Pode ter certeza de que muitos deles se sentirão mais confortáveis e abraçarão essa sugestão. 

4. Tenha autoridade, mas não seja um ditador 

É inegável que o ambiente online conte com distrações das mais diversas. Desse modo, para não perder o controle e não deixar que a aula vire uma bagunça, você precisa demonstrar firmeza e autoridade. 

Aqui, vai depender bastante da idade dos seus alunos. Se for um público infantil ou adolescente, é preciso ter uma abordagem mais lúdica. 

Já se seu curso for direcionado para adultos, cabe falar a realidade e dizer que o aprendizado é uma via de mão dupla, depende tanto do professor como do interesse do aluno. 

Nesse ponto, é importante analisar se a desatenção não está acontecendo porque sua apresentação está muito monótona. 

Independentemente de qual seja sua audiência, jamais constranja um aluno, muito menos invalide sua opinião. Isso pode acabar com o seu curso logo no início. 

Leia também: Como fazer uma videoaula criativa e cativante: 5 ideias

5. Tenha a tecnologia como aliada 

Outra dica importante para quem quer saber como se apresentar em um curso online é: tenha a tecnologia como amiga, não como inimiga. 

Para tanto, é preciso ter em mente que as ferramentas tecnológicas existem para ajudá-los, usá-las não é um bicho de sete cabeças. 

Para se soltar, peça que um colega ou um parente com mais conhecimento te ensine. Caso seu bloqueio seja muito grande, vale a pena fazer um curso. Há vários no mercado e muitos gratuitos, basta pesquisar!

Para não ficar na mão e saber como se apresentar em um curso online sem erro é importante também investir em bons aparelhos. Afinal, o barato pode sair bem caro aqui.

Outra boa sugestão é contar uma plataforma simples de usar, adaptável e com interface intuitiva, como é o caso da EAD Plataforma, que oferece todos os recursos que você precisa para criar e vender seus cursos online. 

Se você deseja que tanto sua experiência como a de seus alunos seja excelente no momento das aulas, adotar a EAD Plataforma configura uma dica de ouro. 

Não tem certeza? 

Sem problemas, convidamos você a testar a plataforma por sete dias inteiramente de graça!

Fabio Godoy