Quanto ganha um tutor EAD: salário + dicas para ser tutor

Se você se deparou com a profissão de tutoria por aí, deve ter se perguntado quanto ganha um tutor EAD, certo? 

O ensino a distância é uma tendência que se popularizou nos últimos anos, devido a necessidade do isolamento social. 

No entanto, mesmo com a volta das atividades normais, as expectativas são de que o estudo remoto continue em constante crescente. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo eLearning Guild, no início de 2020, mostrou que 86% dos entrevistados já tinham ou planejavam mudar o aprendizado presencial para um formato on-line. 

O número só mostra que o ensino a distância, por mais que esteja sendo uma necessidade no momento, não é uma tendência passageira. E que se tornou a escolha de muitas pessoas pela praticidade.

Nesse cenário, as profissões que antes eram desempenhadas de forma presencial e passaram a atuar no meio do ensino remoto, também possuem perspectivas de continuar em voga por muito tempo. Como é o caso do tutor EAD.

Assim, saber o que faz e quanto ganha um tutor EAD se tornou o desejo de muitas pessoas. E é sobre isso que falaremos agora. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre essa profissão. 

O que é preciso para ser um tutor EAD? 

Antes de falarmos sobre quanto ganha um tutor EAD, vamos voltar algumas casas? Que tal entender o que é necessário fazer para exercer essa profissão? 

A educação a distância trouxe muitas possibilidades e, entre elas, a tutoria se  mostrou um cargo interessante para quem deseja executar, e indispensável para as escolas e universidades que estão atuando remotamente. 

O tutor EAD é um pilar importante para garantir a eficácia do ensino a distância, e sua função é ser um suporte tanto para os alunos quanto para o professor da disciplina.  

Segundo o Censo Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) de 2020, o papel da tutoria em ambientes de EAD se divide em duas funções:

  • manter aluno motivado e promover discussões;
  • tirar dúvidas de conteúdo e promover situações de aprendizagem.

Dessa forma, enquanto o professor será o responsável por produzir os materiais pedagógicos e ministrar as aulas, o tutor será a ponte entre o professor e a instituição com os alunos.

Em resumo, ele é a pessoa a qual eles irão recorrer para conseguir assistência e tirar dúvidas. 

No cenário em que muitos encontram dificuldades em se adaptar ao ensino a distância, o profissional de tutoria se tornou um profissional muito relevante para o processo de aprendizagem, impactando diretamente nos resultados do estudo remoto. 

E o que é necessário para ser um tutor?

  • Organização e planejamento;
  • didática e criatividade;
  • comunicação e domínio do tema lecionado;
  • conhecimento de ferramentas digitais. 

Se você se identifica com esses pontos e acredita que essa profissão seja a sua cara, então, agora sim, vamos falar sobre valores e quanto ganha um tutor EAD. 

Quanto ganha um tutor EAD? 

Para saber quanto ganha um tutor EAD, não podemos deixar de lembrar que um tutor não é necessariamente um professor. 

O docente é o responsável pela ministração das aulas, assim como os materiais didáticos apresentados e compartilhados. 

Já o tutor é um profissional mais generalista (o que, inclusive, ausenta a necessidade de que ele tenha uma formação pedagógica específica). Ele é o intermediador que irá sanar dúvidas, monitorar o progresso dos alunos, corrigir atividades, etc. 

Dessa forma, a resposta para a pergunta “quanto ganha um tutor EAD” pode variar, a depender da instituição em que ele atua.

Segundo a plataforma Glassdoor, plataforma líder mundial de avaliação de empresas, a média salarial de um tutor EAD no Brasil é de R$2.000 ao mês. 

Se a ocupação e o retorno financeiro te interessam, veja, a seguir, algumas dicas de como começar a atuar com tutoria. 

4 dicas para ser um tutor do ensino a distância 

Se você está se questionando sobre “como faço para ser tutor de EAD”, saiba que não há segredo: assim como toda profissão, você deve se capacitar para tal e buscar oportunidades de desempenhar a função, na prática. 

No entanto, por mais que o caminho seja o mesmo para todo profissional, existem alguns pontos que, se bem trabalhados, podem trazer ganhos imensuráveis e tornar sua trajetória mais positiva. 

1. Atente-se a comunicação 

Como vimos, o tutor EAD é a pessoa que irá intermediar as comunicações, seja entre os alunos e a instituição ou com os professores. Nesse caso, para ser um tutor, você deve trabalhar sua comunicação, buscando clareza e objetividade. 

Além disso, também é importante lembrar da empatia, já que você estará lidando diretamente com pessoas o tempo todo. Não à toa, o termo “empatia” foi o mais citado por respondentes como uma das principais habilidades para um tutor EAD no Censo ABED 2018.

2. Exerça a automotivação 

O tutor é também o responsável por garantir a motivação e o engajamento da turma durante os estudos. Por isso, saber como se automotivar é indispensável para quem deseja atuar nessa profissão.

Diariamente, você, enquanto tutor, irá se deparar com problemas e dificuldades dos alunos, sendo seu papel ajudá-los a vencer esses desafios. Dessa forma, é essencial que você consiga se manter motivado durante a rotina para, assim, conseguir motivá-los também. 

3. Capacite-se constantemente

Não existe uma capacitação ou formação profissional exigida para atuar como tutor, mas é indispensável que você, ao optar por atuar dessa forma, se capacite para isso.

Além disso, é muito importante que você seja um tutor de um assunto do qual tenha domínio e afinidade, pois os alunos com dificuldades de aprendizagem irão até você para tirar dúvidas. 

Por isso, se você já tem uma formação profissional, prefira atuar em formações da sua área. Se não tem, escolha um segmento para trabalhar e se profissionalize nele para garantir que irá realizar um bom trabalho. 

Conheça suas ferramentas de trabalho! 

Agora que você entende o que é preciso para atuar com tutoria e sabe quanto ganha um tutor EAD, se ainda está convencido a exercer essa profissão, que tal conhecer melhor suas ferramentas de trabalho? 

Você pode aproveitar o teste gratuito da EAD Plataforma para conhecer mais das funcionalidades disponíveis e todos os recursos que um tutor pode utilizar para aumentar o engajamento e participação dos discentes durante as aulas. 

Faça seu cadastro e experimente! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy