De acordo com o último Panorama do Treinamento no Brasil, 29% das organizações já investem em EAD e e-learning para capacitar colaboradores. E sua empresa, já sabe o que é treinamento EAD?
Para conhecer um pouco mais sobre a metodologia de aprendizado a distância nas organizações, continue lendo este artigo. Falaremos sobre definições, funcionalidades, benefícios, exemplos e dicas para começar!
O que é treinamento EAD?
Treinamento EAD é uma modalidade de desenvolvimento corporativo baseada na educação a distância.
Diferente dos treinamentos convencionais, que são realizados com a presença de um palestrante e precisam reunir todos os colaboradores-alvo em um local e horário determinados, o treinamento corporativo online garante mais fluidez ao processo de aperfeiçoamento profissional.
Com a ajuda de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o treinamento EAD permite a criação de cronogramas mais flexíveis e de métodos de aprendizagem mais autônomos.
Para que serve o treinamento EAD?
A função do treinamento EAD é a mesma dos treinamentos convencionais: capacitar e desenvolver o time de colaboradores da empresa. Entretanto, por ser uma alternativa digital, o ensino a distância carrega consigo alguns diferenciais que merecem destaque:
- possibilitam o acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, o que democratiza o ensino, tornando-o uma ferramenta de inclusão social na empresa;
- são escaláveis e podem ser utilizados por diversas filiais da empresa sem qualquer custo extra;
- são mais viáveis economicamente do que os cursos presenciais (que exigem constantes gastos com estrutura, palestrantes, logística, alimentação, transporte etc);
- estimulam o engajamento e a motivação dos colaboradores, na medida em que reforçam a política de educação continuada da empresa;
- falam a língua dos colaboradores, já que possibilitam a disponibilização de conteúdos multimídia, como os vídeos online, que cresceram 135% em consumo nos últimos anos;
- possuem resultados mensuráveis por meio de pesquisas de satisfação e aplicação de avaliações (boas plataformas EAD já disponibilizam uma ferramenta específica para o desenvolvimento e aplicação de testes e avaliações!)
Agora você já sabe o que é treinamento EAD, para que ele serve e quais suas principais vantagens. Por isso, a seguir, você vê, na prática, algumas possibilidades de aplicação da ferramenta.
Exemplos de treinamentos
Entendendo o que é treinamento EAD, fica mais fácil enxergar o potencial da ferramenta para dinamizar os processos de desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, a educação a distância é muito versátil, e, por isso, se aplica a diversos tipos de ocasiões. Quer ver alguns exemplos?
- Integração: tradicionalmente conhecido como um processo moroso, sonolento e tedioso, o treinamento de integração corporativa pode ganhar novos ares com a EAD. Usando ferramentas como a gamificação (que adapta recursos de jogos aos treinamentos), é possível desenvolver uma trilha de aprendizado muito mais divertida e capacitadora;
- Procedimentos operacionais: esqueça as planilhas imensas e os documentos quilométricos! Sabendo o que é treinamento EAD, é possível substituir os procedimentos operacionais padrão por alternativas muito mais modernizadas. Dessa forma, os colaboradores podem aprender a executar tarefas assistindo a vídeos e tutoriais humanizados e detalhados.
- Reforço de valores: reforçar valores da empresa também pode ser possível por meio de um treinamento EAD. Um webinar com uma fala da diretoria, por exemplo, tem poder de aproximação, autoridade, engajamento e motivação para os funcionários.
- Treinamentos Técnicos: muitas organizações precisam treinar seus colaboradores para aspectos técnicos previstos por lei. É o caso dos bombeiros, profissionais de saúde e operadores de maquinário pesado. Se essa é a realidade da sua empresa, que tal renovar o tradicional modelo empregado? Com a EAD, os treinamentos podem se tornar vídeos em animação ou infográficos didáticos e chamativos.
Como implantar o treinamento EAD na sua empresa?
Sabendo o que é treinamento EAD e como ele pode beneficiar a rotina de T&D de uma organização, fica difícil não querer implantar a metodologia na sua empresa, não é?
Mas calma! Vamos dar um passo a passo de como começar essa transição:
- Selecione um time estratégico de profissionais para ajudar a conduzir o processo (líderes dos setores, representantes da diretoria, RH, comunicação e marketing etc.);
- Faça levantamentos sobre as necessidades dos setores (comece focando nos setores que trabalham em turnos ou têm dificuldades de realizar treinamentos presenciais);
- Crie um cronograma para implantar o treinamento EAD;
- Prepare o conteúdo;
- Contrate uma plataforma EAD para hospedar o material e gerir as aulas a distância;
- Treine colaboradores e tutores EAD para utilizarem a nova plataforma;
- Coloque o treinamento EAD em ação!
- Verifique a efetividade da metodologia com pesquisas de satisfação e avaliações de conclusão de curso.
Saber o que é treinamento EAD permite que sua empresa dê um importante passo rumo à automatização de processos e o desenvolvimento de metodologias de engajamento mais modernizadas.
Se quiser saber um pouco sobre outras metodologias inovadoras e tendências em EAD para os próximos anos, leia nosso artigo sobre o tema!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024