Tem como ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer? Será que vale a pena? Afinal, Whindersson Nunes, Felipe Neto, Lucas Netto e Você Sabia?, alguns dos maiores canais de YouTube do Brasil, aparecem. Na verdade, até decidiram usar sua imagem para monetizar de outras formas, como em filmes e séries de streaming.
Sim, é verdade, mas…
O “Você Sabia?” é um exemplo de canal em que, caso os criadores não quisessem, não precisariam se mostrar. Afinal, este é um perfil de curiosidades, um nicho popular entre os que querem criar um canal no YouTube sem aparecer.
Mas mesmo sem aparecer, dá pra ganhar inscritos e dinheiro?
Sim! O terceiro maior canal do mundo, o Cocomelon Nursery Rhymes, com 164 milhões de pessoas inscritas, apresenta conteúdos de desenho infantil. Ninguém em carne e osso aparece!
Além disso, muitos Youtubers grandes começaram sem aparecer, como o Rato Borrachudo e o Orochinho, ou são grandes até hoje sem ter dado as caras, como o Treta News.
As provas do sucesso dessa possibilidade são reais, mas, caso queira se tornar um deles, fique conosco para dicas práticas essenciais!
Como ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer?
Há várias maneiras de ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer.Nós vamos te mostrar algumas delas agora, assim, sem enrolação (como um vídeo nessa plataforma deve ser — mas falaremos sobre isso mais para frente!).
Vídeos narrados
Nesse caso, apenas sua voz irá aparecer na criação do conteúdo. Como? Você é quem sabe, pois possibilidades não faltam.Veja alguns exemplos:
- imagens livres de direitos autorais: você pode falar sobre curiosidades, músicas, filmes e séries (mas cuidado com as regras de direitos autorais das imagens e dos vídeos, ok?);
- desenhos: se manja de animações, pode criar desenhos para dar cara aos seus vídeos, como a Breemotion, ou então, usar vídeos ou fotos com personagens já existentes. Atualmente, usa-se muito gameplays gravadas, mesmo que o tema não seja videogame;
- react de vídeos de terceiros: outra forma de usar a sua voz, é reagindo a vídeos de terceiros, principalmente do TikTok e YouTube. Mas mais uma vez, atenção aos direitos autorais.
Veja mais: onde encontrar músicas sem direitos autorais
Vídeos com avatares
Os avatares são personagens em desenho, e você pode tanto criá-los do zero, com suas características, quanto montá-los como quiser. Para facilitar, é possível, inclusive, usar um modelo pronto.
Assim, você dá vida a uma animação, com a aparência que mais combina com o canal, sem de fato aparecer.
Um bom exemplo do uso de avatares e de como ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer é o canal Treta News (repare na quantidade de inscritos!), que citamos no começo do artigo:
Nesse caso, o criador escolheu uma raposa como a cara do canal, e optou por um programa para modificar sua voz. Sem aparecer, o Treta conquistou mais de 4 milhões de pessoas e provou que é possível fazer grana nos bastidores.
Vídeos com adereços
Para os menos tímidos, tem como “aparecer sem aparecer”, como os criadores de conteúdo que usam máscaras ou fantasias para não mostrar o rosto por completo.
Essa é uma ideia da qual o Youtuber Zé Graça se apropriou. Atualmente, em seu canal Zegraca3, com mais de 3 milhões de inscritos, ele já mostra o rosto, mas depois de 14 anos de “anonimato.” Até então, ele era assim:
Vídeos “sem rosto”
Por último, a opção de usar apenas algumas partes do seu corpo, como as mãos, também é interessante. Assim, consegue fazer vídeos de ASMR, receitas, preparação de lancheira escolar, resenhas de produtos, tutoriais, entre outras opções.
Como exemplo, confira o Inventor 101, um canal de tutoriais em que só aparecem as mãos do criador, com mais de 5 milhões de inscritos:
Lista de nichos para se inspirar
Depois de todas as ideias dadas anteriormente, você sabe como ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer. Porém, se ainda tem dúvidas sobre o conteúdo, a lista abaixo pode te ajudar:
- Música (legenda/tradução/playlists)
- Compilado (vídeos engraçados, propagandas antigas, fotos históricas, imagens curiosas, etc.)
- Reacts
- Receitas
- Resenhas de produtos
- Artes (criação de artesanato, ilustrações, entre outros)
- Meditação guiada
- Listas (10 melhores filmes, 5 melhores receitas com frango, etc.)
- ASMR
- Curiosidades
- Gameplays
- Entretenimento (análise de filmes e séries)
- Notícias
- Horóscopo
- Viagem
- Lancheira escolar
- Tutoriais
- Infantil (desenhos ou fantoches com músicas e histórias)
- Explicativos (explicando sobre programas, plataformas, software, etc.)
- Cortes de podcasts ou lives.
- Educação
Como crescer no YouTube?
A partir de agora, pegue seu bloco de anotações, abra o Word, ou, se preferir à moda antiga, separe seu papel e caneta, pois vamos à prática! Afinal, o dinheiro só cai na conta se você colocar a mão na massa. Clichê, mas verdade!
Vamos lá?
Crie um roteiro direto e interessante
Quantas vezes você já pulou várias partes de um vídeo porque o criador enrolava demais até chegar no assunto principal? Pelo menos algumas vezes, não é mesmo? Isso é sinal de um roteiro mal feito.
Nesse sentido, prender a audiência não significa enrolar, mas sim, tornar o vídeo interessante, capaz de cativar pelo conteúdo. Quer saber como? Siga para a próxima dica.
Leia: Como escrever um roteiro para vídeos do YouTube com ChatGPT?
Aplique técnicas de marketing
O SEO, ou Search Engine Optimization, engloba técnicas que mecanismos de busca, como o YouTube, usam para encontrar vídeos ou textos e anexá-los nas primeiras páginas.
Quer que seu canal de receitas apareça entre as primeiras opções quando o usuário buscar por “como fazer torta de limão”? Saiba que você deve aplicar tanto essa técnica quanto outras estratégias de marketing para YouTube.
Faça thumbnails, títulos e introduções chamativos
Quando se trata de aprender como fazer vídeos no YouTube sem aparecer, a máxima de deixar “o melhor para o final” não é tão interessante. Na verdade, você deve entregar o ouro antes mesmo do início do vídeo.
É o caso dos títulos e das thumbnails (capa e texto de capa). Afinal, são os elementos responsáveis pelos cliques! Nesse caso, veja o que fazer e o que não fazer a seguir:
✅Receita FÁCIL da MELHOR sobremesa com apenas 3 ingredientes (foto chamativa da sobremesa com o texto “não vai ao forno!”)
❌ Dica de sobremesa gostosa (foto censurada da receita, sem texto nenhum)
Além disso, é muito importante cativar o espectador logo no início do vídeo. Um estudo feito por pesquisadores canadenses mostrou que as pessoas formam a primeira impressão de um site em 0.05 segundos, e com os vídeos, a lógica é a mesma.
Ou seja, além de frases para chamar a atenção, é imprescindível criar uma introdução impecável. E com isso, nós também te ajudamos:
Veja mais: Introdução de vídeo: 7 dicas de como começar vídeos e aumentar visualizações no seu canal
Bônus
Após colocar nosso guia de como ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer em prática, é hora de gerenciar seu canal e as métricas por meio do YouTube Studio.
A prática fará com que você entenda sua audiência, do que gosta, o que está buscando, quais vídeos deram certo, quais nem tanto. Com a ferramenta, você consegue gerenciar seu canal como uma empresa, afinal,é exatamente isso e você deve encará-lo como tal.
Outra dica importante é manter a constância, pois nenhum sucesso vem do dia para a noite. O que você pode fazer para chegar ao êxito, além de seguir todas as nossas orientações, é conferir – e aplicar, claro – as dicas de como transformar seu conteúdo em hit.
E, como dinheiro nunca é demais (e é o motivo para você estar aqui), além de ter seu próprio canal, pode criar um curso EAD grátis, caso seus vídeos no YouTube permitam monetizar seus conhecimentos, como arte, culinária, ou educação.
Com a EAD Plataforma, crie cursos completos, grátis, do zero, sem precisar aparecer. Então…
- crie seu canal;
- clique para fazer um trial ou agendar uma demonstração grátis;
- conheça nossos recursos;
- e tenha duas fontes de renda promissoras que trabalham uma para a outra, pois, com o canal, você consegue divulgar seu curso e vice-versa!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024