Introdução de vídeo

Introdução de vídeo: 7 dicas de como começar vídeos e aumentar visualizações no seu canal

Quem trabalha com produções de conteúdos em vídeo para o YouTube ou outra plataforma precisa estar atento a um aspecto extremamente importante, mas que acaba sendo negligenciado especialmente por quem tem menos experiência nessa área. Estamos falando da introdução de vídeo.

Para conseguir prender a atenção do seu público e mantê-lo interessado no seu vídeo, é imprescindível fisgá-lo logo no começo.

Uma introdução fraca, desinteressante e que não instiga o espectador pode fazer com que feche o seu vídeo e pule para o próximo conteúdo de outro canal em questão de segundos.

Para te ajudar, elaboramos aqui uma lista com 7 dicas valiosas de como começar um vídeo:

  1. Utilize frases impactantes;
  2. Faça perguntas para os seus espectadores;
  3. Ofereça soluções para dúvidas que a sua audiência pode ter;
  4. Fique atento aos assuntos que são tendência no momento;
  5. Crie uma boa vinheta;
  6. Construa um bom storytelling;
  7. Não descarte o bom humor.

Continue a leitura e descubra como usar essas práticas e passar a adotar daqui pra frente para fazer o seu canal bombar.

Por que é importante saber como começar um vídeo?

Saber como fazer uma boa introdução de vídeo é importante, como bem mencionamos, para prender a atenção da sua audiência e fazer com que eles continuem assistindo seu vídeo até o final.

Um levantamento feito pela AdAge mostrou que, após 10 segundos de vídeo, o número de espectadores daquele conteúdo tende a cair. A partir de 30 segundos, 33% da audiência fecha o vídeo; a partir de 1 minuto, 60% dos espectadores que deram play não estão mais assistindo o vídeo.

Essa estatística explica bem a importância de uma introdução de vídeo bem feita. Convencer o público do valor do seu conteúdo logo nos segundos iniciais é fundamental para que a sua mensagem seja entregue para a sua audiência e cause o efeito desejado.

Procurando uma ferramenta para gravar vídeo e aulas ao vivo? Veja como usar o OBS Studio e crie vídeos incríveis:

Veja mais: Descubra 7 excelentes programas para gravar videoaula

Introdução de vídeo: 7 dicas de como começar um vídeo no YouTube

Se você quer aprender a como começar um vídeo e fazer introduções que despertem um interesse maior por seus conteúdos logo nos primeiros segundos, saiba que trouxemos aqui algumas dicas que podem te ajudar.

1 – Utilize frases impactantes

A primeira dica para fazer uma boa introdução de vídeo consiste em fazer o uso de frases que gerem impacto na sua audiência.

Mesmo que essas afirmações não devam ser levadas ao pé da letra, você terá a chance de se explicar no decorrer do vídeo.

Por exemplo:

  • Inacreditável;
  • Do outro mundo;
  • Simplesmente fantástico;
  • Um absurdo aconteceu hoje.

2 – Faça perguntas para os seus espectadores

Começar o vídeo já com uma pergunta que convide o espectador a refletir sobre o tema do seu vídeo é uma boa tática para prender a atenção dele.

Comece as perguntas com “Você sabia…”, “Já imaginou…”, “E se…”. Esses são termos que instigam a curiosidade e faz com que a gente queira saber mais.

3 – Ofereça soluções para dúvidas que a sua audiência pode ter

Outra forma de começar os seus vídeos é já prometer de cara uma solução para determinada dúvida ou problema que o seu espectador pode estar enfrentando e que o motivou a dar play no seu vídeo.

Mas você precisa prometer e cumprir. Caso contrário, seu espectador se sentirá traído e não voltará a consumir seus vídeos.

4 – Fique atento aos assuntos que são tendência no momento

O seu vídeo precisa estar alinhado ao que acontece no momento, especialmente no que se refere a assuntos que façam parte do universo da sua audiência. O apelo à novidade é uma tática que pode atrair e reter a atenção dos espectadores no começo do vídeo.

5 – Crie uma boa vinheta

Uma vinheta criativa e divertida pode fazer muita diferença na retenção da sua audiência nos momentos iniciais do seu vídeo.

Além de demonstrar profissionalismo e atribuir credibilidade aos seus vídeos, a vinheta é um recurso que comunica a identidade do seu canal.

Mas onde achar músicas sem ter que pagar direitos autorais para colocar em sua vinheta?

Veja as dicas:

Leia mais: Tem como tirar barulho de fundo de um vídeo? Sim! Aprenda na prática!

6 – Construa um bom storytelling

O storytelling é a prática de contar histórias. Incorporar o storytelling nos seus vídeos, inclusive na introdução, é uma ótima forma de engajar o seu público e fazer com que eles queiram saber como essa “história” termina.

Portanto, você pode começar o seu vídeo convidando o espectador a refletir sobre determinado cenário ou situação com a qual ele pode se relacionar.

7 – Não descarte o bom humor

Procure ser mais descontraído na introdução do seu vídeo e adote um tom bem humorado. Essa é uma forma de você ganhar a simpatia do espectador.

Mas cuidado para não exagerar e acabar parecendo forçado demais. Recursos de edição e trilha sonora podem te ajudar a definir o tom de humor adequado na sua introdução e também no decorrer do vídeo. 

Leia também: Set de gravação: como gravar vídeos de qualidade em casa?

E então, o que achou dessas 7 dicas para introdução de vídeo? Passe a utilizá-las nos seus próximos conteúdos e aumente as visualizações e engajamento do seu canal.

A EAD Plataforma oferece uma variedade de funcionalidades para quem cria e vende cursos e aulas online, assim como para empresas treinarem seus colaboradores pela internet, veja alguns deles:

  • Criação de turmas,
  • Aulas ao vivo com chat;
  • Emissão de certificados;
  • Provas e exercícios online;
  • Carrinho de compras e checkout.

Um dos destaques é o EAD Player, que ajude a deixar seus vídeos preferidos para os alunos, veja:

Ficou interessado na mais completa plataforma EAD? Então, faça um teste grátis e marque uma apresentação com nossos especialistas.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy