set de gravação

Set de gravação: como gravar vídeos de qualidade em casa?

Que tal montar seu próprio set de gravação sem precisar sair do conforto da sua casa? Hoje, explicaremos como montar um set de filmagem caseiro, mas sem perder a qualidade. Daí em diante, você poderá decidir se vai gravar videoaulas e vlogs ou, ainda, fazer a  produção que preferir. 

Segundo a pesquisa da Forrester, cada vez mais companhias investem em produtos digitais. Dentro de 10 anos, o estudo indica que “desde empresas de software e tecnologia até empresas de alimentação – todas trabalharão com pelo menos um infoproduto. Sabia? 

E, dentre os vários tipos de infoprodutos, existe bastante espaço para a produção audiovisual. Por exemplo, podemos citar: aulas gravadas para educação a distância (EAD), vídeos para Youtube, videocasts (que unem screencasts e podcasts) e afins. 

Sendo assim, continue conosco para descobrir como montar seu set de gravação, seja amador ou profissional. E o melhor: não é necessário investir rios de dinheiro para começar a fazer suas produções. Confira! 

O que não pode falar no set de gravação caseiro?

Primeiramente, vale lembrar que você não precisa de um set de gravação hollywoodiano, ok? Para começar os trabalhos, fique à vontade para lançar mão dos recursos que estão à disposição no momento. 

A propósito, você verá que é possível sim ganhar dinheiro com conteúdo digital. E, quando isso acontecer, uma boa pedida é investir em equipamentos profissionais, pouco a pouco. Já pensou nisso?

E, como esse artigo é focado em que está iniciando a jornada, começaremos com recursos básicos. A seguir, listamos alguns itens que fazem toda a diferença na estrutura do set de gravação e, depois, traremos alguns hacks de improviso. Vamos lá?   

Câmera com tripé

Sim, você pode começar a gravar seus vídeos usando a câmera do seu smartphone, tranquilamente. Porém, não deixe de usar um tripé (até mesmo uma versão improvisada) para evitar acidentes e prejuízos. 

Futuramente, nada impede que você compre uma câmera profissional, que tem mais recursos. Além disso, as lentes e seus acessórios trarão bons resultados na captação de imagem, mas isso pode ser um investimento gradual.  

Kit de iluminação

A luz natural é a melhor de todas, mas, se for necessário gravar em ambientes fechados, a luz artificial resolve bem. Falando nisso, temos um post que explica sobre a iluminação de vídeos caseiros, com o kit formado por: ring light, soft box, china ball e rebatedor.  

Em paralelo, vale a pena estudar sobre os posicionamentos de luz que trazem diversos efeitos dramáticos. Para tal, veja um guia prático divulgado pelo site Art Of Portrait Photography:

Microfone

A escolha do microfone é essencial para a qualidade do áudio. Ele pode ser de lapela, de mesa ou acoplado na câmera, a seu critério. Entretanto, é importante considerar o tipo de gravação que será feita.

Nesse sentido, sugerimos que você confira nosso post com 12 opções de microfones para diferentes finalidades. No artigo, eles estão divididos por: gravações “cara a cara”, captação distante e ambientes amplos. Não deixe de conferir!

3 dicas infalíveis: como montar um set de filmagem em casa?

Para consolidar as informações do post, vamos aos hacks que facilitam a montagem do set de gravação. Assim, você poderá colocar o bloco na rua muito antes do que imaginava, o que pode ser uma forma de ganhar uma renda extra ou até mesmo mudar de emprego

1. Ambientação

Por incrível que pareça, o cenário de um vídeo também é uma forma de transmitir mensagens. Portanto, é preciso dar uma atenção especial para ambientar suas produções adequadamente.

Imagine que você está gravando as aulas de um curso EAD de gastronomia. Nesse caso, a cozinha será um ótimo cenário, desde que ela esteja bem organizada. Adicionalmente, não deixe de conferir os ângulos para posicionar bem a câmera e o kit de iluminação, ok? 

2. Chroma key caseiro

Sabe aquele efeito de fundo infinito? Ele é muito usado nas produções audiovisuais porque facilita a etapa de pós-produção, principalmente na hora de editar os vídeos. No caso, você poderá comprar uma estrutura já pronta ou apostar no modo DIY: do it yourself.    

Se você preferir fazer seu chroma key caseiro, o youtuber Dener Gonçalves tem um tutorial para isso. Nele, o produtor de conteúdo mostra que usou apenas alguns canos de PVC e um tecido verde de helanca: 

3. Posicionamento dos equipamentos

Por último, mas não menos importante, chegamos aos hacks focados em posicionar bem os equipamentos-chave. Neste infográfico da Superinteressante, veja como situar a iluminação caseira, assim como a câmera e o microfone. 

Note que, na iluminação, o esquema mostra que as luminárias que temos em casa servem bem ao propósito. Já no microfone de lapela, a dica é colocar uma fita para evitar ruídos e quedas. E, falando em quedas, não se esqueça do tripé para a câmera, certo?

Para complementar, veja outros insights da Super:

  • posicione duas fontes de luz diagonais, que ficam cruzadas, até mesmo usando um abajur; 
  • a luz principal será a mais forte, enquanto a luz de preenchimento ficará um pouco mais suave;
  • por sua vez, a contra-luz (que vem de da parte de trás) contorna e destaca o objeto a ser filmado;
  • acima da câmera, pode-se colocar uma lanterna (com papel manteiga na frente) para dar brilho no olhar;
  • o som ficará mais limpo se o microfone de lapela estiver preso dentro da roupa, com uma fita adesiva;
  • mantenha distância de, aproximadamente, 1 metro da parede, para dar profundidade ao plano. 

Bônus: inspire-se com “gambiarras” de outros sets de gravação

No vídeo a seguir, confira as “gambiarras” audiovisuais enviadas pelos inscritos no canal JEÃO – Gambiacine. Dessa maneira, você poderá verificar o que já tem dado certo para quem está no mesmo barco: iluminação, tomadas, suporte para roteiro, tripé e mais.

Nas palavras do próprio Jeão: “não é questão de ter a grana para comprar o melhor equipamento. É botar a técnica em prática”. Por sinal, o vídeo traz as recomendações de vários criadores de conteúdo para verificar se isso se aplica ao seu set de gravação.

E, se você quiser mais ideias para aprimorar suas gravações, confira outros posts aqui do blog. Nós, da EAD Plataforma, somos apaixonados pela união entre educação e tecnologia. Por isso, aproveite os insights e dê um upgrade nas suas produções!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy