iluminacao-video-caseiro

Iluminação para vídeo caseiro: dicas de baixo custo para um conteúdo de alto padrão!

Vai embarcar no mundo dos produtores de conteúdo audiovisual? Então você precisa conhecer os melhores caminhos para criar a sua iluminação para vídeo caseiro! 

Definir a luz dos seus vídeos é, certamente, um passo essencial para fortalecer sua estratégia de conteúdo e reforçar a sensação que deseja proporcionar em seus expectadores.O mero posicionamento das fontes de luz é capaz de gerar imagens que despertam as mais variadas sensações: superioridade, medo, mistério etc.

Nesse sentido, engana-se quem acredita que é preciso investir altos valores em dinheiro para criar uma boa iluminação para vídeo caseiro. Aliás, com sorte (e uma boa locação), você pode reduzir seu custo a quase zero, e ainda assim, obter resultados incríveis em qualidade. 

Continue a leitura do artigo para descobrir como fazer iluminação para vídeo caseiro — com estimativa de custos! 

Como fazer iluminação para vídeo caseiro

A seguir, separamos todos os itens essenciais para fazer uma boa iluminação para vídeo caseiro. Você vai perceber que, dadas as condições da locação escolhida, será possível produzir conteúdos com qualidade profissional e investimentos bem baixos. 

Confira! 

Luz natural

O principal elemento indicado para fazer iluminação para vídeo caseiro é a luz natural. Originada por uma janela ou porta, esse tipo de luz tem a maior das vantagens para o produtor de conteúdo caseiro: não tem custo algum! 

Entretanto, é claro, o uso da luz natural demanda algumas condições específicas, relacionadas ao horário de gravação e à instabilidade da fonte.

Ao gravar no fim do dia, por exemplo, você estará inevitavelmente sujeito a alterações de incidência da luz, assim como ao gravar ao meio-dia. 

Por sabermos que essas limitações impedem o uso da luz natural para melhorar a iluminação de um vídeo caseiro, indicamos uma outra solução para te ajudar a produzir conteúdo de qualidade mesmo em casa. 

Fonte de luz artificial

Não pode contar com a luz natural? Não se preocupe! Há soluções interessantes no mercado para quem busca criar uma iluminação para vídeo caseiro com qualidade e baixo custo. 

Algumas delas são: 

Ringlight

Fonte de luz uniforme e difusa, o ring light é uma ferramenta bastante utilizada por YouTubers que gravam vídeos nos quais eles mesmos são os protagonistas da cena. 

Se adquirir um ring light estiver fora dos seus padrões financeiros, uma dica de custo zero é utilizar vídeos de ring lights no YouTube. 

Apesar de não fornecerem a intensidade da luz provocada por um equipamento físico, já geram uma luminosidade interessante para o seu conteúdo.

Veja abaixo um dos vídeos de “ring light” disponíveis no YouTube:

Softbox com lâmpada

O softbox é um equipamento essencial para produtores de conteúdo audiovisual profissionais. Por ser um dispositivo leve, fácil de carregar e montar e capaz de gerar uma luz difusa suave, o softbox é uma fonte de luz artificial bastante popular. 

Veja abaixo o efeito da luz softbox em vídeos:

Chinaball

Já imaginou usar luminárias chinesas como fontes de luz artificial para os seus vídeos? Pois é hora de começar a pensar nisso! 

Disponíveis no mercado por baixo custo, as Chinaballs são alternativas para quem busca uma iluminação para vídeo caseiro de qualidade. Com o equipamento, você tem acesso a uma luz já difundida, o que torna o processo de calibragem dos equipamentos mais simplificado. 

Veja, no vídeo abaixo, como configurar uma Chinaball, tornando-a uma fonte de luz para o seu conteúdo audiovisual:

Rebatedor 

Independentemente de utilizar uma fonte de luz natural ou artificial, é essencial ter um rebatedor para gerar efeitos de luz suaves. 

A boa notícia é que é perfeitamente possível rebater e difundir a luz com materiais baratos ou de custo zero, facilmente encontrados em casa.  

É possível, por exemplo, encontrar rebatedores feitos de: 

  • papel laminado;
  • cartolina branca; 
  • papelão revestido com papel alumínio; 
  • placas de alumínio; 
  • etc. 

Quanto custa a iluminação de um vídeo caseiro?

No tópico anterior, você viu que é possível criar uma iluminação para vídeo caseiro com fontes de luz baratas ou até gratuitas. 

Mesmo que você precise investir em um equipamento, as notícias são boas: os custos para os equipamentos mencionados acima são baixos, e os equipamentos, facilmente encontrados na internet ou em lojas físicas.

Veja abaixo uma estimativa de custos para a criação de um sistema completo de iluminação para vídeo caseiro: 

Dicas para tornar seu conteúdo ainda melhor 

Entender como fazer uma boa iluminação para vídeo caseiro é um excelente caminho para diferenciar seu conteúdo na internet. No entanto, para se destacar no competitivo mercado digital, é preciso considerar aspectos além da qualidade técnica do material produzido.

Que tal aproveitar o fim desta leitura para embarcar em nossa lista de leituras com dicas diversas sobre produção de conteúdo digital? Confira!

Como editar vídeos de maneira fácil? 

Dicas de SEO para YouTube

Como montar um estúdio caseiro?

Melhore placas de captura de vídeoComo escrever um roteiro para vídeo?  

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy