como editar vídeos de maneira fácil

Como editar vídeos de maneira fácil? Aprenda com essas 7 dicas!

Uma dúvida que surge em praticamente todo produtor de conteúdo iniciante é como editar vídeos de maneira fácil — ou seja, sem perder longos dias (às vezes até semanas) cortando cenas, adicionando efeitos e tentando sincronizar o bendito áudio com as imagens.

Se você faz parte dessa galera desesperada, fique tranquilo! Essa matéria foi criada especialmente para te ajudar a aumentar a sua produtividade. Com 7 dicas simples, você vai começar a fazer as edições mais rápido e vai ver que terá muito mais tempo para se dedicar a outras coisas.

Antes de mais nada, é importante saber que essa etapa do conteúdo não pode ser negligenciada — já que um vídeo bem-editado tem muito mais chances de prender a atenção dos seus alunos.

Afinal, segundo uma pesquisa da WordStream, as pessoas que assistem a vídeos na internet conseguem reter até 95% da mensagem. Quando elas leem o mesmo conteúdo em texto, apenas 10% são absorvidos.

Então, vamos direto ao assunto! Conheça nossas dicas de como editar um vídeo de maneira fácil, rápida e sem passar aperto. Boa leitura!

7 dicas de ouro sobre como editar vídeos de maneira fácil

1. Escolha o editor de vídeo certo

Existem opções bem fáceis de usar e, ainda por cima, gratuitas. O ClipChamp, por exemplo, é online e oferece vários templates de vídeos prontos — o que já salva um belo tempo da sua edição.

Outros softwares, como o Lightworks e o VSDC Free Video Editor, têm uma biblioteca com diferentes trilhas sonoras e uma boa seleção de efeitos e transições.

A dica é você instalar (ou se cadastrar) em pelo menos 2 editores, avaliar as funcionalidades, ver se você se adapta com a interface e então selecionar um deles.

Depois, você consegue assistir a vários vídeos de tutoriais do software escolhido, e já começa a se habituar com a edição.

Leia também: 9 editores de vídeo para criar produções incríveis!

2. Organize seus arquivos no computador

Antes de colocar a mão na massa efetivamente, é preciso organizar sua vida. Essa é, talvez, a dica mais importante sobre como editar vídeos de maneira fácil.

Pensa com a gente: na hora de editar, você vai precisar usar diversos arquivos, como o vídeo bruto que você gravou, os efeitos de áudio, a trilha sonora, o thumbnail e outras imagens complementares.

Se tudo for salvo de forma bagunçada (cada um em um lugar do seu computador), você vai gastar muito tempo procurando por eles. Por isso, sempre que você for iniciar uma nova edição, crie uma pasta no seu servidor e salve todos os arquivos importantes com uma estrutura padronizada.

Em uma pasta central com o nome do seu curso (por exemplo, Curso de Como Editar Vídeos de Maneira Fácil), você pode salvar novas pastas dentro dela, com o nome das aulas (Aula 1 – Organizando seus arquivos).

3. Tenha o roteiro sempre em mãos

O roteiro é o seu verdadeiro guia, tanto na hora de gravar o vídeo como quando você for editá-lo. Um macete é fazer anotações no roteiro, demarcando os cortes e as mudanças de cada assunto.

Dessa forma, você tem total controle sobre as cenas que vêm a seguir — e sabe exatamente em que minuto cortar, colocar a vinheta de abertura, preencher com as transições e, finalmente, quando encerrar o vídeo.

Uma sugestão de ferramenta que pode te ajudar é o Google Docs. Você escreve o roteiro em um documento (que fica disponível online) e pode acessar no computador, celular e tablet.

Leia também: 9 passos práticos: arrase no roteiro para criar um curso EAD!

4. Escute o áudio antes de começar a editar

No processo de edição, o áudio do seu vídeo é tão importante quanto a imagem. Mas por que escutar o som antes de começar a editar? Porque isso te ajuda a ver se o áudio está completamente claro (ou se você vai precisar regravar alguma cena).

Enfim, além de cuidar da qualidade do som, também é importante usar esse momento para transcrever o áudio — para, depois, colocá-lo nas legendas.

Afinal, embora o áudio seja importantíssimo, precisamos ficar atentos aos hábitos dos consumidores. Cerca de 85% dos vídeos do Facebook são reproduzidos sem som — o que torna a legenda indispensável.

como editar vídeos de maneira fácil pesquisa sobre facebook
Créditos da imagem: UScreen

5. Defina os elementos básicos da edição e use-os com moderação

Alguns elementos — como a vinheta, as transições de uma cena para outra, as divisões de assunto e o espaço para legenda e outros textos — sempre farão parte dos seus vídeos.

Então, um passo essencial para aprender como editar vídeos de maneira fácil é deixar um modelo pronto para esses elementos. Ah, e às vezes o menos é mais! Lembre-se de que a edição não pode chamar mais atenção do que seu conteúdo em si.

Por mais que você varie algum elemento de um vídeo para outro, o ideal é não perder muito tempo fazendo várias transições — ou ficar horas e horas procurando uma música que se encaixe no vídeo, por exemplo.

6. Selecione os melhores momentos de cada cena

Agora que você já organizou os passos anteriores, é hora de realmente começar a mexer no vídeo. Aqui, faça uma análise das cenas, pois nem todas que foram gravadas precisarão entrar no vídeo final.

Dessa forma você consegue eliminar algum erro que cometeu, ou mesmo cortar alguma parte que ficou confusa ou demorada demais.

Depois de selecionar todas as cenas ideais para colocar em sequência, você pode transportá-las para sua timeline de edição.

Leia também: Apps para youtubers: top 7 para turbinar seu canal

7. Entenda e use os atalhos do teclado

Sabe aquela velha ideia de que sempre existe um jeito mais simples de fazer o que você está fazendo agora? Quando falamos dos softwares de edição, é a mesma coisa!

Os atalhos do teclado podem ser uma mão na roda — assim você evita ficar procurando o ícone com o mouse, tendo que dar vários cliques para executar a ação.

Por mais que cada programa tenha sua particularidade, algumas funções costumam ser bem parecidas, como:

  • Tecla V: seleciona um elemento;
  • Tecla C: fatia uma faixa;
  • Tecla R: estica uma faixa;
  • Tecla Z: dá zoom na edição.

Logo que você escolher seu software de edição, procure fazer uma lista desses atalhos. Depois, é só se acostumar a usá-los para editar seus vídeos muito mais rápido.

O que achou desta matéria?

Esperamos que ela tenha te ajudado a entender como editar vídeos de maneira fácil, ganhando tempo com organização, planejamento e praticidade na hora de trabalhar com as cenas.

E agora, que tal colocar essas dicas em prática e dar um up nos seus conteúdos? Depois, você pode hospedar os vídeos na ferramenta da EAD Plataforma e aproveitar uma série de funcionalidades para conquistar cada vez mais alunos!

Quer conhecer nossa estrutura bem de perto? Faça um teste gratuito de 7 dias a partir de hoje!

Agradecemos muito a sua leitura. Até a próxima!

Fabio Godoy