dicas-de-thumbnail

9 dicas de thumbnail para criar conteúdos que são “amor à primeira vista”

É um produtor de conteúdo e está em busca de dicas de thumbnail para agregar mais views ao seu material? Então você está no lugar certo! 

Reunimos 9 maneiras de gerar uma miniatura de vídeos atrativa, estratégica e visualmente impactante neste artigo! 

Continue a leitura para conhecer as dicas de thumbnail da EAD Plataforma: 

  1. Crie contexto com um bom texto
  2. Escolha fontes legíveis e impactantes
  3. Crie contrastes com as cores
  4. Utilize uma imagem de destaque
  5. Humanize o conteúdo
  6. Mantenha a conexão entre a thumb e o vídeo
  7. Estude o público-alvo e a concorrência
  8. Lembre-se da responsividade
  9. Lance mão de boas ferramentas de apoio 

Boa leitura! 

O que é thumbnail?

Se você ainda não tem familiaridade com o termo thumbnail, vamos recapitular! Thumbnail é o nome dado às miniaturas de conteúdos audiovisuais, como imagens enviadas por aplicativos e vídeos hospedados no YouTube ou em plataformas de ensino, por exemplo. 

A miniatura corresponde à imagem “de capa” do conteúdo, ou aquela que é vista em tamanho reduzido quando o material é enviado. Veja, no exemplo abaixo, um exemplo de thumbnails no YouTube. 

O poder de uma boa thumbnail

O principal objetivo da thumbnail é “resumir” o conteúdo apresentado, tornando-o mais simplificado e com carregamento mais ágil. 

Conhecer as melhores dicas de thumbnail pode ajudar a criar um conteúdo esteticamente atrativo e perfeito do ponto de vista do marketing. O que isso significa?

Significa que o conteúdo é capaz de captar a atenção do público-alvo e entregar, a ele, informações que façam com que esta atenção se converta em um clique no material. 

Para garantir uma boa conversão em cliques na thumbnail, é importante se atentar a alguns fatores que podem tornar o conteúdo mais estratégico. 

Aliás, este é o assunto do nosso próximo tópico. 

9 Dicas de thumbnail

A seguir, você confere 9 dicas de thumbnail selecionadas pelo time EAD Plataforma para te ajudar a dar destaque ao seu conteúdo e torná-lo “amor à primeira vista” para o seu público-alvo. 

1. Crie contexto com um bom texto

O item essencial da nossa lista de dicas de thumbnail não poderia ser outro: criar contexto com a ajuda de um conteúdo textual estratégico.

Por ser um dos mais populares tipos de conteúdos digitais, os vídeos são formatos de grande concorrência, especialmente se estivermos falando do YouTube como plataforma de hospedagem. 

Dessa forma, se você é um tutor EAD disposto a divulgar vídeo aulas no YouTube, precisa estar atento ao valor do conteúdo textual da sua thumbnail.

Ele deve:

  • resumir o conteúdo do vídeo em poucas palavras OU destacar uma expressão ou fala relevante; 
  • ser complementar ao título do vídeo.

2. Escolha fontes legíveis e impactantes

Nossa segunda dica para thumbnail mistura elementos relacionados à forma e ao conteúdo. Afinal, de nada adianta pensar em um texto perfeito se ele não ocupar um lugar de destaque na sua thumbnail. 

Diante disso, preste atenção a:

  • local em que o texto será posicionado;
  • fonte utilizada (é fundamental que a thumbnail seja legível, sem floreios excessivos e truques que dificultem o entendimento da mensagem);
  • tamanho da fonte (ela deve se destacar na imagem, ocupando no mínimo 25% do quadro. 

3. Crie contrastes com as cores

Aqui vai uma das mais valiosas dicas de thumbnail para quem está em busca de ser um YouTuber de sucesso: escolha bem as cores do seu layout. Afinal de contas, em 2019, o YouTube recebia uma média de 400 horas em vídeos a cada minuto do dia

Diante de um número como esse (e que só cresce com o passar dos anos), buscar maneiras de se diferenciar da concorrência e chamar a atenção do usuário deixa de ser um diferencial para se tornar uma obrigação do criador de conteúdo! 

Sendo assim, considere as seguintes dicas: 

  • crie contrastes com as cores e fuja das cores-padrão do YouTube (preto, branco, vermelho);
  • identifique as editorias dos vídeos por cores, criando uma identidade visual coerente);
  • explore recursos como splashes e efeitos de cores vibrantes. 

4. Utilize uma imagem de destaque

A imagem é uma importante aliada do texto para a comunicação de uma mensagem — especialmente se falarmos sobre conteúdo audiovisual. Por isso, o 4º item da nossa lista de dicas de thumbnail diz respeito a ela. 

Ao criar a thumb do seu conteúdo, sempre considere a possibilidade de utilizar uma imagem casada ao texto, principalmente por duas razões: ao mesmo tempo em que complementa a mensagem do texto e do título do vídeo, a imagem se torna mais um recurso de captação da atenção do público-alvo. 

5. Humanize o conteúdo

Ainda sobre a importância da imagem, mais uma dica: sempre que possível, insira uma figura humana na sua thumbnail. Esta é uma forma de tornar o conteúdo mais acessível, e, além disso, de identificar o condutor do conteúdo no “mar” de vídeos disponibilizados sobre um mesmo tema na rede. 

Quer ver um exemplo? 

Ainda no segmento educacional, fizemos uma busca com o termo “anfíbios” no YouTube. As primeiras respostas mostradas foram vídeo aulas de dois biólogos. Ambas as thumbnails colocam o rosto dos professores em destaque, assegurando a credibilidade do material e tornando-o mais humanizado aos olhos dos alunos EAD. 

Dicas de thumbnail

6. Mantenha a conexão entre a thumb e o vídeo

Logo no primeiro item da nossa lista de dicas de thumbnail, destacamos a importância da coerência no quesito texto. Nesta dica, vamos além, e reforçamos o quão relevante é a conexão entre a thumb com um todo e o vídeo. 

Afinal, de nada adianta unir cores, imagens, uma figura humanizada e algumas palavras se elas não se conectam com o conteúdo apresentado. 

Além de gerar frustração dos espectadores, a incompatibilidade entre a thumb e o vídeo pode gerar até mesmo reações negativas ao material, como os indesejados dislikes. 

7. Estude o público-alvo e a concorrência

Você conhece o perfil do aluno EAD? Entende que, por fazer parte do mundo VUCA, extremamente volátil e complexo, ele tende a dar preferência a conteúdos visualmente atrativos?

Pois bem! Esta é apenas uma das dicas de ouro adquiridas por quem se preocupa em estudar o público-alvo de seu canal no YouTube ou plataforma de gestão de conteúdo.

Além de uma avaliação do espectador, é importante mapear a concorrência e encontrar caminhos para alcançar e, preferencialmente, superar aquilo que é produzido e bem aceito pelo público. 

8. Lembre-se da responsividade

Se você trabalha no setor EAD, certamente já entendeu que, dentre as tendências na educação a distância para os próximos anos, está a consolidação do mobile learning — ou ensino adaptado aos dispositivos móveis. 

Essa realidade também deve ser considerada na hora de produzir a sua thumbnail. Pense em um layout que se adapte bem a diversos formatos e que, sobretudo, seja legível em diversos tamanhos de tela. Afinal, de acordo com a EBC Brasil, os celulares já são a principal fonte de internet móvel no Brasil.

9. Lance mão de boas ferramentas de apoio 

Ter acesso às melhores dicas de thumbnail faz ainda mais sentido quando é possível contar com boas ferramentas de apoio para a produção e hospedagem do conteúdo.

Por isso, busque bons editores de imagem (como Adobe Photoshop ou Canva) e estude as funcionalidades de cada um para gerar imagens de impacto, com boa legibilidade e sobretudo qualidade de exportação. 

Além disso, explore plataformas de hospedagem que valorizem o conteúdo disponibilizado e facilitem o acesso do público alvo aos vídeos e imagens. 

Se o seu setor de atuação é a EAD, nós podemos te ajudar com isso! 

A EAD Plataforma já ultrapassou a marca dos 3 milhões de usuários em sua plataforma e-learning, e conta com um alto índice de aprovação e satisfação com o sistema. 

Nosso LMS é completo, didático e intuitivo, perfeito para proporcionar confiança aos tutores e autonomia aos alunos EAD.Quer ver de perto como funciona a EAD Plataforma?

Preencha este formulário e acesse todas as funcionalidades do sistema gratuitamente por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy