como-surgiu-ead

Como surgiu o EAD? Conheça a história da metodologia de ensino que mais cresce no mundo

Os primeiros estudos que tratam de como surgiu a EAD remontam ao fim dos anos 1800, quando universidades começaram a trabalhar a ideia de oferecer programas de educação por correspondência. 

Desta época até os dias de hoje, muita coisa mudou. Aliás, o Ensino a Distância trilhou um longo caminho até se consolidar como uma das metodologias de educação mais promissoras da atualidade.

Aliás, a perspectiva que melhor traduz esta consolidação é a de que, até 2022, a expectativa é de que a modalidade EAD supere a presencial em número de alunos (dados da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). 

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre a história da educação a distância. Você verá também a evolução do método no Brasil e no mundo e os principais sinais de evolução desta metodologia educacional através dos tempos. 

Boa leitura! 

Como surgiu o EAD no mundo? 

Como mencionamos na introdução do artigo, a educação a distância remonta ao fim dos anos 1800. 

De acordo com este estudo, da Association for Educational Communications and Technology, os primeiros registros relacionados a como surgiu o EAD estão relacionados a uma iniciativa da Universidade de Chicago.

Lá, se estabeleceu o primeiro grande programa de correspondência dos Estados Unidos. Nesta dinâmica, como é de se imaginar, professor e aluno não precisavam estar fisicamente no mesmo lugar. 

Mas nem tudo foram flores no processo de criação da EAD. Os primeiros professores que tentaram emplacar metodologias alternativas de ensino foram taxados de loucos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com o professor William Rainey Harper

Na época, o estudo por correspondência era considerado inferior. E isso acontecia porque fora projetado para atender justamente às necessidades educacionais daqueles que não podiam pagar altas mensalidades e despesas educacionais.

Felizmente, a consciência da importância de se expandir o sistema educacional chegou. Conforme o rádio e a TV se desenvolviam (especialmente durante a I Guerra mundial e a década de 50, respectivamente), a educação não-convencional encontrava novas plataformas de ensino

Em 1982, consolidando o surgimento da educação a distância, o Conselho Internacional de Educação por Correspondência mudou seu nome para Conselho Internacional de Educação a Distância. 

Sendo assim, a metodologia de estudo só cresceu! Afinal, com o rápido crescimento das novas tecnologias e a evolução dos sistemas de entrega de informação, a educação a distância, com seus ideais de igualdade de acesso à educação, tornou-se uma realidade. 

Como surgiu o EAD no Brasil 

E no Brasil? Como surgiu a EAD? 

Em nosso país, de acordo com este estudo, da ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância, os primeiros registros da metodologia EAD remontam a 1904. Na época, escolas internacionais ofereciam cursos pagos por correspondência, assim como acontecia nos Estados Unidos anteriormente. 

Ao longo dos anos, as primeiras instituições de ensino a distância se consolidaram no país, utilizando, sobretudo, o rádio como ferramenta de difusão do conteúdo EAD. E

Em 1976, a EAD, em franco crescimento no Brasil, ganhava mais uma aliada: a televisão. O Sistema Nacional de Teleducação trouxe uma nova perspectiva para o ensino, consolidando plataformas muito conhecidas no país. Afinal, vai dizer que você nunca ouviu falar, por exemplo, no famoso Telecurso 2000

Por que  a EAD é um bom negócio para alunos, empreendedores e tutores? 

Saber como surgiu a EAD é importante para que possamos avaliar a forma como o formato educacional evoluiu ao longo dos anos. Aliás, passado o preconceito inicial enfrentado pela modalidade, é fato que muitos de seus benefícios vieram à tona. 

Afinal, este é um modelo de negócio que traz benefícios a alunos, tutores e empreendedores. Confira alguns deles a seguir. 

Benefícios EAD para empreendedores

  • é um modelo de negócio altamente escalável;
  • o mercado dispõe de excelentes plataformas EAD
  • é possível conduzir o negócio de forma inteiramente remota; 
  • um empreendedor EAD pode trabalhar de casa; 
  • existem muitos livros para empreendedores do ramo

Para tutores EAD

  • mais qualidade de vida;
  • possibilidade de dar aulas de forma remota; 
  • facilidade para gerir o percurso acadêmico dos alunos com a ajuda do LMS
  • flexibilidade de horários; 
  • apoio às necessidades de cada aluno de forma individualizada;
  • diversas ferramentas de interação na EAD para se comunicar com os alunos. 

Benefícios para os alunos EAD

Evolução e novas perspectivas para o EAD

Ao entender como surgiu o EAD, não podemos deixar de observar o potencial transformador da metodologia. Assim como a sociedade evolui, evoluem também as formas de ensinar e aprender. Dessa forma, tecnologias são incorporadas e formatos de ensino são desenvolvidos.

A seguir, você conhece dois importantes marcos na trajetória da EAD, tornando a metodologia ainda mais versátil.

Novas metodologias de ensino

O formato EAD ganhou reforços com o passar dos anos. Dessa forma, a educação exclusivamente a distância ganhou aliados de peso com formatos alternativos que mesclam o presencial e o remoto, tais como:

Em essência, as novas metodologias de ensino criam propostas educacionais ainda mais completas; mesclando o melhor do ensino convencional com o melhor da EAD.

Novas tecnologias incorporadas

Impossível falar sobre como surgiu o EAD sem mencionar a importância da tecnologia na educação. Afinal, ferramentas tecnológicas possibilitaram inúmeros avanços na educação a distância, tais como:

  • incorporação de diferentes tipos de conteúdos digitais entre os materiais didáticos EAD;
  • criação de modelos de conteúdo pensados exclusivamente para dispositivos móveis (como o microlearning);
  • desenvolvimento de plataformas de ensino mais intuitivas, interativas e completas.

Agora que você já sabe como surgiu o EAD e como o método de ensino se desenvolve ao longo dos anos, que tal trazer uma vertente prática ao seu aprendizado?

Nosso convite é para que você preencha este formulário e desfrute de todas as funcionalidades da EAD Plataforma gratuitamente por 7 dias! Conheça a plataforma e-learning que já ultrapassou a marca dos 2 milhões de usuários!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy