Como montar um estúdio de vídeo aula

Quer praticidade? Saiba como montar um estúdio de vídeo aula!

Que tal deixar tudo preparado para apertar o play e começar a gravar? Neste post, te mostramos como montar um estúdio de vídeo aula, que seja prático e funcional. Assim, você pode conquistar muito mais do que 15 minutos de fama.

De fato, as video aulas se destacam no mercado de produtos digitais. Afinal, esse é um infoproduto versátil, que não requer um alto investimento inicial. O segredo é criar conteúdos de qualidade, que contribuem para resolver problemas ou facilitar a vida de outras pessoas.  

Por falar nisso, quer saber como montar um estúdio de vídeo aula na sua casa? Então, confira os insights do canal Gambiacine. Na oportunidade, Jeão fala quais são os equipamentos essenciais, inclusive para os iniciantes na produção audiovisual.  

Pré-produção: como montar um estúdio de vídeo aula?

Antes de saber como montar um estúdio de vídeo aula, é preciso considerar alguns conceitos técnicos. Por sinal, eles facilitam o trabalho como um todo, inclusive a parte dos editores. Pensando nisso, recomendamos o infográfico e as dicas da Superinteressante:

Fonte: Superinteressante | Estúdio Pingado

1. Luz principal e de preenchimento

  • Inclua duas fontes de luz, que sejam cruzadas e diagonais;
  • Elas podem ser diretas ou ainda difusas. Vale usar até mesmo um abajur;
  • A luz principal deve ser mais forte;
  • Já a luz de preenchimento pode ser um pouco mais fraca. A ideia aqui é evitar que “o outro lado” do rosto fique com sombra demais.

2. Contra-luz

  • Destaque o objeto filmado colocando uma contra-luz. Ou seja, uma fonte luminosa que vem de trás, visando criar o contorno;
  • Para ressaltar o olhar e dar brilho, posicione uma lanterna acima da câmera. Outra opção é colocar um papel manteiga (na frente da câmera mesmo).

3. “Prendendo” o som

  • A dica aqui é prender o microfone (ou o fone do celular) na parte interna da roupa, por meio de uma fita crepe. Com isso, o som fica muito mais “limpo” e sem ruídos;
  •  Depois de dar “REC” na câmera, bata uma palma. Sim, isso mesmo! Essa palma facilita a sincronização entre som e imagem, na fase de edição.

4. Paredes decoradas

  • Deixe de lado os fundos lisos e tediosos. Incremente seu cenário com quadros, pôsteres e papéis de parede;
  • Não se esqueça de manter distância de 1 metro em relação à parede de fundo. Isso dá profundidade ao plano que está sendo filmado. 

Gostou das dicas da Superinteressante? Então, vamos incluir mais alguns insights para você descobrir como montar um estúdio de vídeo aula. Continue conosco! 😉

Passo a passo: como montar um estúdio de vídeo aula bem prático?

Vamos colocar a mão na massa? A seguir, listamos 5 passos práticos de como montar um estúdio de vídeo aula:

1. Ambientação

Na hora de escolher um local para gravar, selecione um espaço fechado e que acomode bem todos os equipamentos. De preferência, o ideal é que seja um ambiente sem interferência de ruídos externos, pois isso prejudica a captação de áudio.

Vale lembrar que o cenário deve ser organizado e condizente com o tema da aula. No caso de um curso de automaquiagem, é importante ter seus produtos, paletas e pincéis à mão. Assim, fica mais fácil demonstrar os cuidados com a pele e a aplicação da make up! 

2. Iluminação

Sempre que possível, opte pela luz natural, em especial se o ambiente tiver janelas. E, se for o caso, adquira um kit de iluminação. Falaremos de alguns exemplos no tópico sobre os equipamentos, ok?

Aliás, se quiser turbinar a iluminação, vale a pena pesquisar sobre o estilo adequado para cada tipo de filmagem. Se quiser criar uma luz mais dramática, coloque as fontes de luz “de baixo para cima”. Por outro lado, um clima fúnebre requer a luz “de cima para baixo” (overhead).

3. Posicionamento

Para enquadrar bem, pense no posicionamento adequado diante da câmera e no espaço de cada equipamento. Aqui, a finalidade é evitar que as sombras de pessoas e objetos sejam projetadas na tela. Por isso, vale fazer alguns testes de enquadramento antes de gravar, ok?

Mais algumas dicas:

  • Tente não deixar muito espaço “livre” acima da cabeça, para manter a cena devidamente equilibrada;
  • Busque posicionar a lente da câmera conforme a altura dos olhos. E, se for gravar com a webcam, coloque livros para servir de apoio e elevar a câmera do notebook;
  • Use a “regra dos terços” da fotografia, para tornar a cena ainda mais atrativa. Basta posicionar o objeto principal mais afastado do centro da imagem. Isto é, mais próximo de um dos cantos.

4. Equipamentos

Sabia que você pode começar a gravar até mesmo com a câmera do celular? Se possível, use junto um tripé com cabeça hidráulica. Depois, fique à vontade para investir em outras ferramentas úteis.

Além da câmera, seguem algumas opções adicionais para você levar em conta. Compre de acordo com suas necessidades, claro!

5. Isolamento acústico

Para fechar as dicas de como montar um estúdio de vídeo aula, não podemos deixar de citar o isolamento acústico. Isso depende do tipo de gravação, principalmente se for dar aulas de música. Mas, não se preocupe. Não é necessário investir de pronto em forros metálicos e afins. 

A propósito, você curte o estilo DIY (do it yourself)? Tente colocar a mão na massa e fazer seu próprio isolamento acústico com espuma. E o melhor: gastando pouco!   

Pronto! Agora que você já está craque em como montar um estúdio de vídeo aula, já pensou em lançar seu curso online? Não perca mais tempo: fale com os consultores da EAD Plataforma! Aproveite para conhecer os recursos exclusivos e teste grátis por 7 dias!

Além disso, confira mais conteúdos no Blog para aprimorar seus infoprodutos:

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy