O lançamento do Threads foi um furor: em um fenômeno nunca visto, mais de 1 milhão de usuários se inscreveram na plataforma em apenas 1 hora.
No entanto, poucas semanas após sua inauguração, a rede social que prometia ser o novo Twitter já vem dando indícios de declínio. Inclusive, segundo dados divulgados pela Similarweb, o Threads já conta com a baixa de 80% de seus inscritos iniciais.
Nesse contexto, surge o grande questionamento: ainda vale a pena criar estratégias de marketing para essa rede social?
Para tirar todas as suas dúvidas, elaboramos o guia completo do Threads! Continue lendo e saiba como lidar com a oscilação da visibilidade dessa rede social que deu no que falar.
Vem com a gente!
Afinal, o que é o Threads?
O Threads é a mais nova plataforma de microblog, sendo a “versão Metaverso” do tão famoso — e polêmico — Twitter (agora chamado de X).
Lançada em julho de 2023 pela Meta Platforms Inc., a rede social rapidamente alcançou milhões de usuários, em um completo frenesi no mundo digital.
O grande interesse inicial do público pode ser justificado de diversas formas. Por exemplo, a própria integração com as demais redes da Meta já facilitou o enorme fluxo de usuários. Afinal, estamos falando de um conglomerado tecnológico que detém, somente com Facebook e Instagram, mais de 5 bilhões de usuários ativos.
Além disso, a rápida ascensão do Threads também pode ser explicada pelo cenário conturbado no qual se envolveu a plataforma Twitter.
Diante das inúmeras polêmicas envolvendo sua aquisição pela X Corp., bem como as controversas regras impostas pela nova proprietária, o Twitter perdeu drasticamente sua popularidade e abriu uma lacuna nas mídias digitais dinâmicas.
A proposta do Threads era justamente assumir o posto vago do Twitter, porém Mark Zuckerberg não contava com a rápida mudança de opinião dos usuários. Isso porque, aparentemente, a plataforma logo começou a perder imensas parcelas de inscritos, passando de 50 milhões de usuários para apenas 10 milhões em apenas 1 mês.
Nesse sentido, muitas pessoas podem pensar que o Threads não vale a pena ser incluído nos planos de marketing digital… mas essa decisão pode ser um erro. Mesmo com a redução do engajamento, ainda devemos levar em conta que o Threads faz parte do poderoso Metaverso, intercomunicando-se com os gigantes Instagram e WhatsApp.
Continue lendo e veja como o Threads pode ser, sim, usado para impulsionar as estratégias de divulgação das marcas.
Para que serve o Threads?
Como mencionamos, o Threads é uma plataforma destinada ao conceito de microblog: os usuários realizam postagens enxutas sobre qualquer assunto, em um estilo similar aos SMS.
Uma curiosidade: o nome Threads nos dá uma pista da proposta da rede, já que o termo em inglês significa “linhas”. Ou seja, a partir de pequenas informações “em fios”, é possível tecer grandes e ornamentadas redes de conexão no mundo todo.
E mais: o próprio Twitter já havia popularizado a expressão em referência a uma série de posts a respeito de um assunto muito comentado.
Desta forma, os microblogs podem ser usados no dia a dia para:
- conexão com outras pessoas e formação de grupos;
- divulgação de notícias;
- promoção de marketing digital;
- participação de discussões e debates;
- acompanhamento de tendências;
- obtenção de feedbacks de clientes.
Quer saber mais sobre como o microblog funciona? Então continue com a gente!
Como funciona o Threads?
O Threads funciona à base de postagens curtas e dinâmicas: estamos falando de fotos, GIFs, memes e microtextos de até 500 caracteres. Além disso, os usuários podem compartilhar vídeos de até 5 minutos.
O acesso à plataforma é feito com a própria conta do Instagram, sendo que é possível replicar as pequenas mensagens nos stories do Instagram.
Continue lendo para conferir o passo a passo completo dessa nova rede social.
Como usar o Threads – o passo a passo
Pegue seu bloco de anotações e confira o passo a passo completo!
1- Baixe o Threads app
O primeiro passo é baixar o aplicativo, disponível na Google Play e Apple Store.
Em seguida, realize o login usando seu próprio acesso do Instagram. Caso ainda não tenha uma conta nessa rede social, não será possível utilizar o microblog.
O aplicativo automaticamente irá puxar seus dados e, caso permita, irá conectar com seus amigos do Instagram que também têm cadastro na nova rede social.
2- Interaja com seus amigos
Logo na tela inicial, o usuário poderá visualizar as postagens mais recentes de seus amigos. Caso prefira, também existe a ferramenta de busca para pesquisar por contas ou assuntos específicos.
À primeira vista, o usuário irá perceber que a interface é muito semelhante à do Instagram, com ícones extremamente parecidos para curtir, compartilhar e comentar nos posts.
3- Faça suas postagens
Quer incluir um novo post? Basta clicar em “Nova Thread” e digitar seu texto ou anexar a foto/vídeo.
Saiba que é possível postar várias fotos de uma vez, desde que respeite o limite de tamanho.
4- Compartilhe no Instagram
Ao clicar no ícone de avião (o mesmo do Instagram), o usuário pode selecionar a opção compartilhar o Thread nos stories.
4- Monitore suas atividades
Assim como no Instagram, o Threads disponibiliza um botão que lista as atividades mais recentes da conta.
Menções, novos seguidores, curtidas em posts… em poucos segundos, é possível se atualizar de todas as movimentações na rede social.
5- Edite as configurações
Se você prefere manter seus posts disponíveis apenas para seus amigos, vale a pena acionar o modo privado.
O caminho é similar ao do Instagram: o usuário deve clicar no ícone do menu (três risquinhos). Após clicar em “Privacidade”, é só acionar o modo privado.
Como excluir a conta?
Esse é um assunto polêmico, pois ainda não há como cancelar permanentemente a conta do Threads. Isso porque a opção de exclusão também deleta o Instagram, o que provavelmente não é algo que o usuário espera.
A alternativa é simplesmente desativar a conta:
- acesse o menu, clicando no ícone de três risquinhos no canto superior direito;
- clique em “Conta”;
- selecione a opção “Desativar conta”
Após deixar a conta inativa, todos os posts replicados no Instagram ficarão suspensos.
Quando quiser reativar a conta, o usuário só precisa realizar o login no aplicativo com os dados do Instagram.
Como você pode ter percebido, existem aspectos muito positivos e pontos de melhoria no microblog da Meta. Continue lendo para saber se a rede social vale a pena!
Vantagens e desvantagens do Threads
Assim como qualquer ferramenta digital, o microblog tem seus prós e contras. E tudo depende do contexto e objetivo do usuário!
Vantagens
Confira os aspectos positivos da plataforma.
Dinamicidade
A restrição do número de caracteres e quantidade de imagens torna o microblog altamente dinâmico e com potencial de construir narrativas contínuas.
Inclusive, inúmeras empresas usam como estratégia de marketing as sequências de pequenos textos vinculadas a um storytelling.
Ao criar um clima de suspense e expectativa, as divulgações podem despertar a curiosidade e atrair o público-alvo das marcas.
Alto nível de detalhe
Eis o paradoxo das mensagens instantâneas: ao mesmo tempo em que existe um limite de palavras por Thread, em um fluxo de posts, é possível trabalhar detalhadamente uma história.
Como mencionamos antes, essa riqueza de detalhes pode ser uma ferramenta muito útil se for bem aplicada em divulgações digitais.
Atualização em tempo real
A grande popularidade do Twitter se consolidou no uso da plataforma para comentários simultâneos a eventos, como eleições e até mesmo programas televisivos, como os reality shows.
Os assuntos mais comentados podem ser organizados por hashtags, alcançando um imenso público para interação.
Engajamento
E falando em alcance, o microblog é uma ferramenta que pode impulsionar o engajamento dos seguidores, por conta do alto volume de visualizações, aliado à conexão com as demais redes do Metaverso.
Desvantagens
Agora que você conhece as vantagens, veja também os pontos fracos da nova rede social.
Necessidade de múltiplos posts
Para montar uma linha de raciocínio completa, são necessários vários pequenos posts. Com isso, as chances de “perder o fio da meada” são altas, principalmente se as mensagens não forem publicadas em sequência.
Planejamento mais complexo
Como resultado da própria necessidade de múltiplos posts, o planejamento estratégico para fins de marketing se torna mais complicado.
Mesmo que a linguagem possa ser mais fluida e informal, o gerenciamento da rede deve ser feito com um adicional de atenção e cuidado, para não criar posts sem coerência.
Saiba mais sobre o gerenciamento de redes sociais com eficiência!
Difícil de acompanhar
Em plataformas de microblog, o volume de mensagens é imenso. Assim, acompanhar os assuntos mais comentados pode não ser uma tarefa fácil.
Além disso, muitos usuários acostumados com o Instagram podem enxergar a experiência no microblog como extremamente cansativa.
Risco de mal-entendidos
A alta velocidade dessa rede social também é uma faca de dois gumes, pois poucos caracteres podem gerar textos mal escritos.
E sabemos bem que a ambiguidade pode levar a confusões acidentais que tomam proporções gigantescas.
Tendo em vista os aspectos positivos e negativos da rede social, os usuários podem criar estratégias otimizadas para tornar o Threads uma poderosa ferramenta, principalmente para o marketing digital.
Como usar o Threads no marketing digital?
Com posts bem construídos e interconectados, as estratégias de marketing digital podem tornar-se muito mais ricas com o uso da plataforma.
Quer saber como usar a tecnologia a seu favor? Então confira algumas dicas:
- postagens com conteúdo rico e informativo, vinculado às diversas fases do funil de vendas;
- compartilhamento de cases de sucesso e feedback de clientes;
- mensagens de campanhas de conscientização, principalmente em datas específicas;
- anúncio de lançamento de produtos e/ou serviços;
- aviso de promoções e descontos;
- interação com o público-alvo, aproximando a marca de seus clientes.
O uso de redes sociais para a divulgação é praticamente uma regra em tempos de intensa conectividade.
E isso vale especialmente para os infoprodutores, cujo faturamento advém justamente da venda em ambientes digitais.
Por exemplo, o uso do microblog pode ser impactante para:
- divulgar o lançamento de infoprodutos;
- estimular a venda de cursos on-line;
- explicar o conteúdo geral dos cursos digitais;
- avisar sobre atualizações de preços;
- divulgar promoções e descontos em assinaturas mensais.
Vale dizer que o sucesso da venda de infoprodutos também depende do uso de boas plataformas de hospedagem. Isso porque o acesso a recursos e ferramentas digitais adequados pode realmente ser o diferencial do seu produto!
Por isso a EAD Plataforma é a sua maior aliada para o sucesso nas vendas digitais!
Sucesso digital é com a EAD Plataforma
Com mais de 50 mil cursos cadastrados, 2 milhões de horas de conteúdo e mais de 1400 clientes, a EAD Plataforma sabe muito bem como garantir ao seu público-alvo a melhor experiência no aprendizado à distância!
Veja como a EAD impulsiona seus resultados:
- sistema de proteção contra pirataria virtual;
- barreiras de cibersegurança avançadíssimas;
- acesso a ferramentas de emissão de certificados;
- recursos de provas e avaliações virtuais;
- transmissão de aulas ao vivo;
- fórum de discussão dos alunos;
- organização de biblioteca virtual;
- valores mensais super acessíveis.
Dica preciosa: crie Threads envolventes para divulgar o diferencial de seus cursos hospedados na EAD Plataforma!
Use a tecnologia a seu favor e garanta o sucesso de seus negócios digitais.
Agende sua demonstração gratuita na EAD Plataforma!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024