métricas de vaidade

Métricas de vaidade: o que são e quando analisá-las

As métricas de vaidade, tal como as métricas de sucesso, são relevantes para avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing.

Se você deseja mensurá-las e não sabe como começar, entender quais são os objetivos de cada ação é o primeiro passo. 

Em síntese: as métricas de vaidade correspondem ao engajamento dos usuários com a marca.

Muitas pessoas as confundem com as métricas de sucesso, também conhecidas por KPIS — Key Performance Indicators — ou, em português, indicadores-chave de desempenho.

Diante disso, você precisa saber quais métricas de vaidade realmente importam na sua estratégia e quando vale a pena analisá-las. 

Afinal, a dedicação empenhada na produção de conteúdos, campanhas e relatórios demanda planejamento, tempo e habilidades analíticas bastante específicas.

A depender do tamanho da sua equipe de marketing, é necessário ampliar o investimento financeiro para contratar e manter a equipe engajada e com possibilidades de atualizar conhecimentos constantemente.

Para facilitar sua vida, a equipe da EAD Plataforma preparou este conteúdo sobre métricas de vaidade e seus impactos. Continue a leitura!

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são dados de engajamento coletados em redes sociais, comunidades e fóruns. Embora indiquem a interação do público, elas têm pouco impacto estratégico na tomada de decisões. São exemplos de métricas de vaidade:

  • número de seguidores;
  • curtidas;
  • visualizações, vídeos ou stories do Instagram, por exemplo.

Como diz o ditado: “likes” não pagam contas. Essa visão vale tanto para profissionais de marketing como também para acadêmicos que estudam criticamente as métricas de vaidade.

Inclusive, alguns autores afirmam categoricamente que a dependência da contagem de visualizações e curtidas como sinônimo de sucesso do negócio é completamente equivocada. 

Se o tema das métricas de vaidade é do seu interesse, vale a pena incluir uma referência literária na sua prateleira: Métodos Digitais: teoria-prática crítica, organizado por Janna Joceli Omena.

Quais são as métricas de vaidade que realmente importam?

Você provavelmente deseja saber quais métricas de vaidade são importantes, já que não são tão prioritárias como as métricas de sucesso que incidem sobre o faturamento ou retorno sobre o investimento (ROI) da empresa, certo?

A resposta depende muito da especificidade e dos objetivos do seu negócio. Não é porque as métricas de vaidade não são tão relevantes para justificar decisões baseadas em dados que você precisa esquecê-las. 

São exemplos de métricas de vaidade que podem fornecer insights para sua estratégia:

  • taxa de rejeição de um site ou blog;
  • número de curtidas;
  • compartilhamentos;
  • seguidores;
  • visualizações de página;
  • taxa de downloads de um aplicativo.

Leia também: indicadores de e-mail marketing: 7 métricas para acompanhar

A seguir, entenda como essas métricas se aplicam à realidade da sua empresa.

1.Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que, como a nomenclatura sugere, indica um índice negativo em relação ao comportamento do consumidor. 

Se você tem um e-commerce, por exemplo, é interessante saber qual é a porcentagem de visitantes que navegam em seu site por pouco tempo e sem explorar as páginas.

Esse hábito contribui para o que chamamos de visualização única. De acordo com o Semrush, uma taxa de rejeição alta gira em torno de 56% a 70%.

Quanto maior a porcentagem, pior é o envolvimento do usuário com o seu site. Ou seja, esse é um sinal de alerta.

Em resumo: se você deseja vender mais pela internet, uma taxa de rejeição muito alta indica que o seu site não é atraente, não oferece uma boa experiência para o usuário, e é necessário ajustar a estratégia.

Não é à toa que a área de User Experience (UX) está em alta atualmente.

Lembre-se: um e-commerce e site oficial são, respectivamente, a vitrine e o cartão de visitas da loja no mundo online.

2. Número de curtidas

O número de curtidas é sempre um assunto que rende quando falamos de métricas de vaidade e autopercepção. 

No caso de perfis pessoais, as pessoas costumam associar os likes ao sucesso e a autoestima.

Já no mundo corporativo, é comum que os donos de uma empresa fiquem felizes com essa interação, pois é uma forma de engajamento dos seguidores e fãs.

Certamente, os likes dizem muito sobre a qualidade do conteúdo. Quando as pessoas se sentem atraídas por uma ação, é natural curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo salvar a postagem para ver com calma em outro momento.

No entanto, é preciso ser realista: o número de curtidas não corresponde ao número de possíveis clientes. Ou seja, nem toda curtida é reflexo de uma conexão profunda com a sua marca. As pessoas podem curtir um conteúdo por diversos motivos.

Por isso, é preciso afinar o olhar do marketing digital para além dos likes. 

Existem muitas ações de marketing que você pode implementar no seu negócio muito mais bem-sucedidas do que investir em estratégias rasas ou duvidosas para ganhar curtidas e seguidores. 

Lembre-se que o objetivo é gerar conexão real da sua empresa com as pessoas.

É por isso que uma boa estratégia de marketing digital tem vários objetivos que vão desde a qualidade do produto e/ou serviço ofertado para o consumidor até a experiência positiva.

Quando a sua empresa vai bem, são esses fatores que tornam o cliente um multiplicador não só de likes, mas de indicações que podem se converter em vendas!

3. Compartilhamentos

O número de compartilhamentos é uma das métricas de vaidade que importam quando o objetivo do seu negócio é ampliar o alcance de uma postagem e ganhar reconhecimento nas redes sociais.

Em uma visão ampla do marketing digital, o reconhecimento da marca é importante para:

  • mostrar às pessoas o que sua empresa faz;
  • destacar os diferenciais do seu produto e divulgá-lo entre os seguidores;
  • ampliar o alcance da empresa;
  • familiarizar o cliente com a sua oferta;
  • construir a credibilidade da sua marca diante da concorrência.

Obviamente, ter acesso ao número de compartilhamentos é bom para medir sua audiência.

Entretanto, uma campanha de reconhecimento de marca envolve outras métricas e estratégias planejadas e estruturadas que demandam ajustes e monitoramento contínuo.

Como usar métricas, Big Data e Inteligência de Dados para um marketing de sucesso?

A tomada de decisão baseada em dados é uma tendência no marketing digital. Se você deseja impulsionar o seu negócio e ter sucesso nas estratégias de marketing para ampliar as vendas, invista em ferramentas e profissionais especializados em Big Data e Inteligência de Dados.

Deste modo, é possível estruturar metas e objetivos da marca, analisar as campanhas e reajustar as rotas sempre que necessário. 

Se você deseja investir nas métricas de sucesso com inteligência de dados, explore como o uso inteligente de Big Data pode transformar métricas em insights que otimizam decisões. Não perca nosso artigo aprofundado sobre  Big Data e Inteligência Analítica: como implementar + benefícios.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy