campanha de economia de energia elétrica nas empresas

Campanha de economia de energia elétrica nas empresas: 7 dicas para fazer uma

Em um contexto de sustentabilidade empresarial e redução de custos, saber como fazer uma campanha de economia de energia elétrica nas empresas é primordial. Afinal, engajar os colaboradores para alcançar uma maior eficiência de consumo energético e ainda contribuir para o meio ambiente é uma estratégia que tem tudo para dar certo, não é mesmo? 

Para te ajudar a colocar essas ações em prática, aqui você vai conferir por que o assunto é importante, além de ver dicas para fazer uma campanha na sua companhia.

Continue lendo!

Qual a importância de economizar energia e desenvolver a consciência ambiental?

A campanha de economia de energia elétrica nas empresas deve ir além apenas da redução de gastos com essa despesa: é imprescindível desenvolver a consciência ambiental na companhia e ter como propósito a contribuição para a sustentabilidade.

Quando se trata da consciência ambiental, estamos falando a respeito da compreensão sobre como o meio ambiente funciona e qual o impacto das nossas ações nele. Considerando o cenário de uma empresa, trata-se dos resultados das atitudes de cada um dos colaboradores em prol de um mundo melhor e da construção de uma empresa sustentável.

E mais: é preciso ter atenção a uma sigla que está ditando os próximos passos das estratégias das empresas: ESG (Environmental, Social and Governance, em português “Ambiental, Social e Governança”). 

O ESG trata de condutas relacionadas à conservação do meio ambiente, uso eficiente de recursos como água e energia (o que tem tudo a ver com a implementação de uma campanha de economia de energia elétrica nas empresas), cuidado aos colaboradores, inclusão, além de administração dos negócios. 

Saiba mais sobre o ESG e como inserir essa prática na sua empresa.

Agora que ficou mais claro que existe um propósito por trás da economia de energia elétrica em uma organização, vamos às dicas para incentivar esse processo entre os colaboradores. 

7 dicas para fazer uma campanha de economia de energia elétrica nas empresas

1. Defina um plano de ação 

O primeiro passo é traçar um plano de ação com todas as diretrizes em relação ao que será efetivamente feito nessa campanha de economia de energia elétrica. O documento deve conter as informações e o passo a passo para colocar as ações em prática. 

Inclusive, o plano de ação pode documentar as etapas mostradas nas próximas dicas.

2. Tenha pessoas focais e porta-vozes

Escolher pessoas focais e porta-vozes para a campanha dará “rostos” ao projeto, ao invés de ser apenas mais alguma ação feita pela empresa. Isso ajudará a criar identificação, além de definir “guardiões” do projeto. 

Importante: certifique-se de que as pessoas escolhidas realmente se engajarão à causa e trabalharão em prol do alcance das metas definidas — o que nos leva à próxima dica.

3. Estabeleça prazos e metas para reduzir o consumo de energia

Objetivos sem prazos e metas são apenas desejos, então estabeleça datas específicas para as ações traçadas no plano de ação, assim como metas para elas. Um exemplo é: “Reduzir os gastos com energia elétrica em 10% em 6 meses.” 

Dessa forma, as pessoas envolvidas na campanha terão um direcionamento sobre o que se espera alcançar. E quais ações podem ser feitas para alcançar tais prazos e metas? É o que mostraremos na próxima dica.

4. Identifique oportunidades de economia de energia elétrica

Existem diversos pontos que podem ser atacados para economizar energia em uma empresa e abaixo elencamos alguns exemplos para você: 

  • revisar equipamentos periodicamente para garantir o máximo de eficiência;
  • aproveite a luz e ventilação naturais;
  • mudar o fornecedor de energia;
  • trocar todas as lâmpadas por LED;
  • fazer a manutenção regular das instalações elétricas da empresa.

5. Ofereça treinamentos online em uma plataforma EAD 

Para deixar todos os colaboradores alinhados em relação à campanha de economia de energia elétrica na empresa, uma alternativa é oferecer treinamentos online usando uma plataforma EAD. 

Isso funciona tanto se sua empresa tiver adotado o home office quanto caso queira possibilitar o acesso remoto aos cursos e palestras. Aliás, essa alternativa é importante para disponibilizar as gravações posteriormente e permitir que os treinamentos sejam feitos no melhor horário para a pessoa.

Os treinamentos são uma etapa essencial para colocar a campanha em andamento, explicar os papéis de cada um na construção de uma empresa mais sustentável, atualizar todos os envolvidos sobre o que ainda precisa ser feito, quais são os caminhos para bater as metas definidas e o que já foi alcançado até o momento. 

6. Fomente a cultura sustentável e a consciência ambiental na empresa

Como explicamos no começo deste artigo, é parte vital do processo ter um propósito verdadeiro por trás da economia de energia na empresa. Isso contribuirá para os colaboradores manterem o engajamento e entenderem que o que estão fazendo vai além da redução de custos. 

Lembre-se de que provocar uma mudança cultural em uma empresa é um processo que leva tempo, então seja paciente e vá aos poucos, pois não será da noite para o dia que você verá a companhia transformada. Entretanto, cada ação conta, por isso é fundamental manter todos empenhados na campanha. 

7. Reveja o plano periodicamente

Por fim, a última dica é definir uma recorrência para revisar o plano e avaliar se ajustes de rota precisam ser feitos. É natural que os processos mudem ao longo do desenvolvimento da campanha, então já tenha as revisões no seu radar. 

Nesses encontros, as pessoas-chave da ação devem passar pelas ações que já foram colocadas em prática, debater sobre o que deu certo e o que precisa ser melhorado, avaliar se as metas e os prazos continuam fazendo sentido e se, acima de tudo, está ocorrendo uma mudança significativa na estrutura da companhia em relação à preocupação ambiental. 

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy