como motivar equipe de vendas

Como motivar equipe de vendas: 4 etapas práticas e eficientes para engajar o comercial

Se você já notou a produtividade e performance do time caindo, e os resultados cada vez menores, certamente já se perguntou como motivar sua equipe de vendas. 

Muitas vezes, em meio a tantos objetivos e metas, é fácil deixar um aspecto muito importante de lado: o engajamento dos colaboradores. 

Lidar com a desmotivação, especialmente na área de vendas, uma das mais importantes para o crescimento de um negócio, pode ser um desafio.

Afinal, uma pessoa que não se sente motivada para realizar seu trabalho acaba apresentando um baixo desempenho, pouca satisfação em realizar suas tarefas e, muitas vezes, até um relacionamento interpessoal ruim.

Por isso, se você anda percebendo esses comportamentos em seu time, chegou a hora de parar e traçar estratégias de como motivar a equipe de vendas. A seguir, veja dicas valiosas que podem ajudar. 

Como motivar equipe de vendas em 4 passos 

Quando se fala em como motivar equipes de vendas, o pensamento que parece mais óbvio, em um primeiro momento, é oferecer comissões. Afinal, quem não gostaria de receber uma bonificação ao final de um trabalho árduo? 

Acontece que, atualmente, apenas o reconhecimento financeiro já não é o suficiente para muitos profissionais, que precisam de mais para sentirem-se motivados e engajados com os objetivos da empresa. 

Especialmente para empresas que atuam sob o modelo B2B, em que o processo de venda é mais extenso e complexo, entender como motivar uma equipe de vendas é indispensável para garantir a determinação e empenho dos colaboradores. 

Para ajudar, listamos várias dicas práticas para você aplicar em seu negócio e conquistar uma equipe mais engajada. 

1. Invista em capacitação e treinamentos

Quando falamos em força de vendas, muitas vezes a motivação e engajamento da equipe é diretamente proporcional ao quanto a empresa investe nos colaboradores. 

Afinal, ao prepará-los para realizar o trabalho com mais eficiência e qualidade, por meio das capacitações e treinamentos, a empresa faz com que o time se sinta mais reconhecido e especial. 

Por isso, ao definir estratégias de como motivar equipe de vendas, o primeiro pensamento deve ser treiná-los

Assim, a organização garante que todos possuam as ferramentas e competências técnicas para realizar o que foi proposto, o que pode influenciar positivamente no alcance das metas e, claro, na satisfação do colaborador. 

2. Proponha metas inteligentes 

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer quando o objetivo é engajar a equipe de vendas é definir metas inalcançáveis. 

Afinal, o trabalho comercial é movido a objetivos e metas, mas quando elas parecem impossíveis de bater, automaticamente podemos assistir um desânimo de toda a equipe, que sente que por maior que seja o esforço, o alvo nunca é atingido. 

Por isso, entre os principais passos de como motivar uma equipe de vendas, está a definição de metas inteligentes, as conhecidas metas SMART. Na prática, uma meta inteligente deve ser:

  • específica; 
  • mensural;
  • atingível;
  • relevante;
  • e ter um período definido para alcance.

Isso significa que metas genéricas como “aumentar o número de clientes” não são o caminho mais estratégico para manter uma equipe motivada. 

Afinal, se nenhum número é definido, não importa quantos clientes sejam conquistados, a equipe sempre sentirá que está longe do esperado, e que mesmo com todo o esforço, o objetivo não será atingido. 

Dessa forma, a melhor maneira de como motivar uma equipe de vendas é convidando os colaboradores para participar do processo e, principalmente, trabalhar com objetivos quantificados. 

Assim, cada um saberá exatamente o que fazer e o prazo máximo para atingir o que foi proposto. 

No infográfico abaixo, você pode conferir alguns passos que podem fazer toda a diferença na definição e alcance das metas, assim como na motivação da equipe:

3. Trabalhe a gamificação com a equipe 

Além de definir metas estratégicas, há outra ação que pode fazer toda a diferença quando falamos em como motivar equipe de vendas. 

Você já ouviu falar em gamificação?

Como o nome sugere, a gamificação está diretamente relacionada aos processos de um jogo. Lembre, por exemplo, de como funcionava a essência de qualquer jogo que você brincava durante a infância.

Muito certamente você tinha um objetivo (como matar o chefão), e precisava passar por diferentes fases, que iam aumentando o grau de dificuldade, até chegar a etapa final. Durante todo o processo, eram ofertados prêmios, gratificações, entre outros.

Agora, imagine que esse processo de gamificação seja implementado na sua equipe de vendas. Assim, com um objetivo definido, diversas metas e tarefas são pensadas para que os colaboradores avancem em direção ao objetivo final. 

Na prática, o uso de mecânicas de jogos é uma excelente forma de aumentar o engajamento da equipe e motivá-los a realizar as demandas necessárias. E, assim como nos jogos, eles são recompensados a cada meta atingida. 

Interessante, não é? Então veja mais detalhes neste post: Como aumentar a produtividade do time de vendas: do CRM à gamificação.

4. Ofereça feedbacks constantemente 

Tão importante quanto se preocupar em definir metas atingíveis e tornar o processo o mais gamificado possível, os feedbacks são indispensáveis para a empresa que, de fato, está em busca de formas de motivar equipes.

A verdade é que comissões e benefícios são muito importantes, mas se um negócio só se preocupa com o retorno financeiro, está agindo de forma rasa, e pode acabar sofrendo os impactos de uma equipe desmotivada repentinamente.

Afinal, o trabalho comercial pode ser muito complexo e desgastante, e muitas vezes o retorno financeiro sozinho não é suficiente para engajar o quadro de colaboradores a longo prazo.

Por isso, além de trabalhar com outros benefícios que não são apenas financeiros, oferecer feedbacks é extremamente importante. 

É indispensável que o colaborador sinta que o seu trabalho está sendo acompanhado e que, de tempos em tempos, o feedback aconteça como uma espécie de guia para que ele entenda se está no caminho correto. 

Para muitas empresas, o processo de feedback acontece apenas quando um erro é identificado ou quando o time precisa melhorar em alguns aspectos. Mas isso também é um erro enorme! 

Experimente oferecer feedbacks também como forma de reconhecimento. Se o colaborador atingiu a meta, fez uma negociação difícil, conseguiu um grande cliente, chame-o para conversar e parabenize o trabalho duro que ele tem feito. Certamente você terá um vendedor ainda mais motivado para conquistar novos objetivos. 

Motive sua equipe de vendas com o Funil dos Sonhos 

Quando falamos em como motivar equipe de vendas, existe uma dica que não pode ficar de fora dessa lista! 

Além de todas as sugestões eficientes acima, que tal inserir na rotina dos seus colaboradores uma ferramenta capaz de conectar os objetivos da empresa com os sonhos e propósitos pessoais de cada vendedor? 

O Funil dos Sonhos é uma solução pensada exclusivamente para melhorar o engajamento e motivação de equipes comerciais, que em meio a tantas metas e cobranças, por vezes podem se sentir desanimados com suas tarefas profissionais. 

Assim, na plataforma, o colaborador pode informar quais são seus sonhos de curto, médio e longo prazo, como fazer uma viagem ou comprar um novo carro, por exemplo, e acompanhar como está sua performance de vendas, e quanto falta para conseguir conquistar seu objetivo pessoal. 

Bacana, não é? Então conheça mais sobre o Funil dos Sonhos e implemente agora mesmo em sua empresa. Os resultados podem ser mais interessantes do que você imagina!

No vídeo abaixo, veja como a solução funciona na prática: 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy