dicas para treinamento de vendas

5 dicas para treinamento de vendas: otimize seus negócios!

Quer inovar na Gestão de Pessoas, como foco em novos negócios? Então, você precisa conhecer essas 5 dicas para treinamento de vendas. Assim, sua equipe ficará ainda mais motivada para bater as metas e superar os desafios.

A prop√≥sito, as a√ß√Ķes formativas s√£o vitais para companhias bem-sucedidas, em especial na crise do coronav√≠rus. Segundo o estudo da Meetime, 84% das empresas tiveram impactos negativos nas vendas transacionais (√ļnicas e espor√°dicas). J√° no caso das vendas recorrentes (pagamentos mensais e anuais), 73% foram impactadas negativamente.¬†¬†

Diante desse cenário de pandemia, a área comercial precisa brilhar. Logo, que tal aproveitar essas dicas para treinamento de vendas? Para isso, confira uma videoaula incrível promovida pelo palestrante Thiago Concer.

+5 super dicas para treinamento de vendas

A seguir, listamos 5 dicas para treinamento de vendas, considerando as etapas: antes, durante e depois. No fim das contas, o pós-venda é um dos fatores principais para a fidelização dos clientes, não é?

1. Pesquise as boas práticas da concorrência

O benchmarking é uma ótima maneira de descobrir o que está dando certo, principalmente para os concorrentes. Por falar nisso, separamos um podcast que fala sobre inside sales e produtividade de equipes remotas.  

2. Mapeie as demandas organizacionais

Aqui, a dica √© conhecer os pontos fortes e as oportunidades de aprimoramento. Sendo assim, alguns exemplos s√£o:  

  • lideran√ßa: o time todo sabe qual √© o rumo que deve seguir? Nessa linha, √© ideal formar l√≠deres que mesclam soft skills e hard skills. Dessa forma, a empresa valoriza o capital humano, inclusive para as equipes em home office;
  • operacional: por acaso, voc√™ identificou algum tipo de problema na opera√ß√£o dos produtos ou servi√ßos? Se a resposta for sim, √© fundamental que os vendedores estejam cientes disso, de modo que todos estejam ‚Äúna mesma p√°gina‚ÄĚ;
  • comunica√ß√£o: escolher uma boa abordagem √© a chave do sucesso na venda consultiva. Sobretudo quando h√° assuntos delicados, como poss√≠veis problemas operacionais. Por isso, existem t√©cnicas de persuas√£o e, tamb√©m, para lidar com obje√ß√Ķes. Em paralelo, outros recursos podem ser: gatilhos mentais e storytelling;
  • apresenta√ß√£o de novas t√©cnicas: como exemplo, temos as 4 etapas da SPIN Selling. Primeiro, √© preciso entender a SITUA√á√ÉO do prospect e reconhecer o PROBLEMA. Depois, verificar o IMPACTO do que foi levantado e refor√ßar a NECESSIDADE do produto como uma solu√ß√£o para o problema.
  • p√≥s-venda: use o Net Promoter Score (NPS) para medir a satisfa√ß√£o dos clientes e verificar pontos de melhoria. Para exemplificar, uma das lacunas apontadas pode ser ligada √†s d√ļvidas sobre as funcionalidades do produto. Com isso em mente, voc√™ pode treinar melhor a equipe para explicar essa quest√£o na hora da venda.¬†

3. Faça treinamentos corporativos online

Depois de mapear as demandas, chega a hora de colocar a m√£o na massa. Realmente, h√° v√°rios tipos de treinamento, como: interno (dentro da empresa) e externo (em outro local). Al√©m disso, h√° a op√ß√£o ‚Äúon the job‚ÄĚ, cuja a√ß√£o formativa se adapta √†s atividades do setor.

Por√©m, a dica de ouro √© apostar no custo-benef√≠cio da EAD (educa√ß√£o a dist√Ęncia) ou do ensino h√≠brido (semipresencial). Afinal, essas modalidades trazem mais flexibilidade, inclus√£o e autonomia nos estudos.

Aliás, você ainda pode customizar o treinamento corporativo online, conforme as necessidades do time:

  • microlearning: ‚Äúp√≠lulas‚ÄĚ de informa√ß√£o, para a aprendizagem de curta dura√ß√£o;
  • mobile learning: conte√ļdos otimizados para os celulares e os dispositivos m√≥veis;
  • webinar ou webconfer√™ncia: apresenta√ß√Ķes feitas por especialistas na √°rea.

4. Promova a cultura de qualidade e excelência

A qualidade e a excel√™ncia no atendimento contribuem efetivamente para a fideliza√ß√£o da base de clientes. Segundo a KPMG, quando os consumidores s√£o ‚Äúconquistados‚ÄĚ, 86% deles se tornam leais √† marca. Logo, recomendam seus produtos (ou servi√ßos) para outras pessoas.

Nesse sentido, indicamos a websérie do Agendor, que tem 7 episódios criativos e informativos. Para começar, o primeiro vídeo fala sobre: como manter um bom relacionamento com os clientes?

Por sinal, acompanhe também os demais vídeos dessa série, que incluem:

5. Acompanhe as métricas de desempenho

Por fim, n√£o poder√≠amos deixar de citar os indicadores de treinamento e desenvolvimento (T&D). Com eles √© poss√≠vel mensurar a efetividade das a√ß√Ķes formativas e, tamb√©m, redirecionar os recursos. 

Nessa perspectiva, listamos algumas métricas relevantes:

  • aproveitamento individual: o que realmente foi absorvido ap√≥s a forma√ß√£o? Isso contribuiu para o cumprimento das metas de vendas?;
  • taxas de ades√£o e de abandono: qual o total de pessoas que aderiram ao treinamento? E quantas abandonaram a forma√ß√£o antes de concluir?;
  • tempo de T&D por pessoa: quantas horas foram dedicadas para treinar cada colaborador?;
  • avalia√ß√£o de rea√ß√£o: como foi a percep√ß√£o dos participantes? Isso inclui: did√°tica, material de apoio, formato do ensino etc;
  • ROI: qual foi o retorno sobre o investimento? Para esse c√°lculo, √© preciso colocar os custos e os benef√≠cios no papel.
  • custo per capita: quanto foi gasto para o treinamento e o desenvolvimento de cada funcion√°rio?

Como aproveitar bem as dicas para treinamento de vendas?

Entre as dicas para treinamento de vendas, n√£o podemos deixar de citar os fatores indiretos. Ou seja, as outras quest√Ķes que influenciam na produtividade da equipe.

Motivação

Se algumas pessoas estão com dificuldades para atingir as metas, um dos problemas pode ser a motivação. E o treinamento empresarial é uma das maneiras de motivar o quadro funcional.

Sa√ļde f√≠sica e mental

A empresa d√° algum tipo de apoio psicossocial para cuidar da sa√ļde f√≠sica e mental dos colaboradores? Por exemplo, o Zenklub propicia a terapia online (e sem sair de casa durante o isolamento social).

Home office

Já pensou em adaptar essas dicas para treinamento de vendas para quem está trabalhando remotamente? Isso pode ser feito em vários momentos, como no onboarding digital ou no happy hour virtual. Portanto, a tecnologia é uma importante aliada para fazer tudo acontecer, inclusive na integração do time.

Enfim, gostou das dicas para treinamento de vendas? Se quiser conhecer o potencial do treinamento online, fale com os consultores da EAD Plataforma. E mais: fa√ßa o teste gr√°tis por 7 dias, al√©m de acessar outros conte√ļdos do blog para fechar mais neg√≥cios!

Nos vemos em breve! ūüėÉ

Fabio Godoy