colaboradores utilizando uma ferramenta de ead corporativo

O que é EAD corporativo? Veja tendências e como aplicá-lo na empresa!

À medida que o ensino híbrido e remoto se consolidam no ensino escolar, superior e em cursos livres, somos testemunhas também do desenvolvimento de uma modalidade de educação similar: o EAD corporativo.

Para quem não sabe, EAD significa educação à distância e é o termo geralmente utilizado para denominar o modelo de ensino online. Na sua versão corporativa, ele é utilizado como ferramenta de formação e aprimoramento profissional para colaboradores de empresas.

A pandemia da Covid-19 ajudou a acelerar ainda mais esse método remoto de educação empresarial que tem como objetivo qualificar ainda as habilidades pessoais e laborais de colaboradores, como também orientar a organização para melhorar os resultados.

Diante disso, quer entender melhor o que é EAD Corporativo e quais são suas principais tendências nos dias de hoje? Acompanhe o conteúdo até o fim! 

O que é EAD corporativo?

O EAD corporativo é um modelo de formação online que as empresas oferecem aos seus colaboradores para objetivos específicos.

Os cursos, por exemplo, podem ser direcionados para grupos pequenos ou grandes, além de diferentes perfis de profissionais, desde gestores C-levels como também para equipes de Vendas, Marketing, RH entre outros setores. 

Os cursos e facilitações têm como objetivo investir no capital humano de uma organização, propiciando uma oportunidade de crescimento pessoal ou o aprendizado de novas habilidades que vão surtir efeito na performance e entrega de resultados.

Dentre as temáticas que podem ser utilizadas, estão:

  • comunicação não-violenta para colaboradores diversos com o intuito de humanizar o vínculo e as relações internas;
  • workshop para a utilização de uma nova ferramenta ou tecnologia para aumentar a produtividade de equipe de vendas;
  • onboarding para receber novos colaboradores;
  • treinamento de lideranças para gestores e líderes de departamentos, e muito mais!

Em suma, o investimento nessa prática garante que os dois lados da relação saem ganhando. Primeiramente, os profissionais aprimoram seus conhecimentos e tornam-se mais aptos para crescer no mercado de trabalho.

Já a empresa, por sua vez, vê os novos talentos e aprendizado de seus funcionários sendo aplicados no cotidiano organizacional. 

Por fim, vale salientar que o EAD corporativo é um mecanismo extremamente flexível de integração, principalmente em tempos de crescimento do home office. Sem sair de casa, os colaboradores podem se reunir para aprender e trocar experiências juntos.

>>> Veja como capacitar seus novos colaboradores e faça um onboarding de sucesso:

Quais as tendências do EAD corporativo?

Existem algumas tendências EAD para empresas que vêm dando muito certo em virtude do seu aspecto pedagógico bastante interativo para fisgar a atenção dos alunos, como é o caso da Gamificação.

Já outras mostram sua eficácia em função da sua praticidade, curta-duração e divisão em blocos que contribui para o entendimento do estudante, como o Microlearning

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas tendências? Confira!

Gamificação

Gamificação deveria da palavra inglesa “gamification”, que, por sua vez, deriva de “game”. Como o próprio nome sugere, essa estratégia é utilizada no EAD para deixar o processo de aprendizado à distância mais dinâmico, divertido e atrativo para o colaborador.

A ideia é fazer da facilitação uma espécie de jogo de videogame no qual serão propostos desafios e tarefas aos participantes para que ele possa interagir entre si e aprender o conteúdo de forma mais proativa

Nesse processo, podem ser utilizadas também recompensas para quem se sujeitar a participar ou a “vencer” as dinâmicas.

Microlearning

O microlearning é uma excelente ferramenta de treinamento corporativo em tempos de transformação digital. Seu objetivo é transmitir o conhecimento aos alunos por meio de pequenos vídeos com temáticas específicas que dividem o aprendizado em etapas.

Uma aula, por exemplo, é divida em pequenos vídeos de curta duração (geralmente de 3 a 5 minutos). A linguagem é bem simples e objetiva de forma a facilitar ainda mais a assimilação do conteúdo.

Dois exemplos de microlearning que você pode usar como referência no desenvolvimento do seu treinamento corporativo são as instruções de embarque de uma aeronave antes da decolagem ou o aplicativo Duolingo.

Esse app de línguas, por sinal, é um ótimo exemplo tanto de microlearning quanto de gamificação. Pois a lógica de sua utilização é vencer pequenos desafios rápidos de curta duração que alimentam um sistema de pontos e recompensas. 

Como utilizar EAD para empresas?

Aplicar treinamentos corporativos sempre foi um desafio para empresas que possuem equipes muito rotativas ou um número muito grande de colaboradores. Os custos envolvidos nesse processo mais a logística complexa eram vistos como barreiras para esse tipo de investimento.

Entretanto, o EAD corporativo surgiu para solucionar todos esses problemas, em especial, quando você pode contar com toda uma estrutura tecnológica já pronta para aplicar no seu negócio.

>>> Quer conhecer mais vantagens do EAD para empresa? Confira o vídeo abaixo:

E sim, isso já pode ser uma realidade para seu negócio. Com a ferramenta corporativa da EAD PLATAFORMA,  você pode reduzir custos operacionais oferecendo cursos online para seus colaboradores com toda a infraestrutura já pronta, como salas virtuais para receber somente alunos convidados.

Além de treinamentos com transmissão ao vivo, as aulas também podem ser gravadas e guardadas em uma biblioteca da própria plataforma, onde também podem ser indexados arquivos de PDF e outros materiais didáticos que possam enriquecer o aprendizado.

Ficou curioso? Pois fale com um de nossos especialistas e saiba mais como aplicar uma estrutura completa de EAD corporativo no seu negócio!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy