treinamento onboarding

Você já fez um treinamento onboarding? Entenda o que é + vantagens + dicas de como implantar

Cada vez mais, treinar equipes é fundamental para o sucesso de uma empresa. E é justamente aqui que entra o treinamento onboarding!

Mais para frente, explicaremos certinho do que se trata esse modelo de integração. Mas, desde já, é legal você saber a importância que o onboarding tem para o mundo corporativo.

Uma pesquisa da FinancesOnline mostrou que 77% dos colaboradores que receberam esse tipo de treinamento conseguiram alcançar seus objetivos dentro da empresa.

Interessante, não?

Se você gostaria de saber melhor sobre esse assunto – e quer entender como aplicar a estratégia na sua companhia –, continue com a gente! Hoje você vai conhecer:

  • o que é treinamento onboarding;
  • quais vantagens isso traz para os envolvidos;
  • 4 passos para fazer um bom treinamento onboarding.

Pronto? Então, boa leitura!

O que é, de fato, treinamento onboarding?

Basicamente, o treinamento onboarding é o processo de integrar novas pessoas em uma determinada situação. Em outras palavras, é ensinar alguém sobre a cultura e as regras da empresa, bem como sobre os procedimentos para entregar as tarefas – ou seja, o que ele deve fazer (e como fazer).

O onboarding pode acontecer em vários momentos: na hora da contratação de um novo funcionário ou na mudança de um sistema operacional na sua organização, por exemplo.

Quando há mudanças (seja de empresa, seja de processos), tudo é novo! Então, é mais que necessário que a pessoa assimile tudo o mais rápido possível. 

O treinamento pode ser feito presencialmente, mas vem sendo progressivamente realizado a distância (e o onboarding digital não perde em nada para o “offline”).

Bom, para resumir, o intuito de um onboarding é preparar o funcionário, deixando as etapas do trabalho bem claras. Assim, cada um fica ciente do que precisa fazer para que, no final, todos colham os resultados juntos.

Quer ver mais algumas definições sobre o tema? Assista a esse vídeo!

Ok, com pessoas treinadas – e conscientes do seu papel dentro do negócio – é possível aproveitar uma série de vantagens. Conheça a seguir!

Quais vantagens o treinamento onboarding traz para os envolvidos?

Experiências compartilhadas

Mostrar-se disponível para um novo colaborador é essencial para fazê-lo se sentir mais à vontade. Assim, ele vê que você (e todos da empresa, por que não?) são gente como ele – e isso pode deixá-lo mais próximo da equipe desde o primeiro momento.

Com o treinamento onboarding, ele vê um canal aberto para receber e levar feedbacks, o que colabora bastante para uma relação transparente entre empregador e funcionário (ou entre líder e liderado).

Valorização das pessoas

Quando uma pessoa recebe treinamento (ainda mais se for logo no início), ela se sente apoiada e respeitada – e vê como a empresa tem carinho e cuidado com o desenvolvimento dela.

E assim é possível trabalhar muito mais feliz! A pesquisa da FinancesOnline confirma isso: o treinamento onboarding pode melhorar o engajamento dos colaboradores em até 54%.

Sentimento de pertencimento

Com mais conhecimento – e estando à vontade para trabalhar em equipe –, o colaborador se sente mais bem preparado para lidar com os desafios do dia a dia.

Isso resulta no sentimento de pertencimento a algo maior – o que contribui (e muito) para que todos briguem juntos pelo sucesso da empresa.

Menor turnover

Melhores experiências, mais conhecimento e pessoas mais unidas, trabalhando em prol do mesmo objetivo… Belos ingredientes para manter os funcionários dentro da empresa, não acha?

Pois bem, o treinamento onboarding consegue reunir esses elementos – e contribui para que a rotatividade (ou turnover) de pessoas seja cada vez menor. 

E isso é científico! A mesma pesquisa da FinancesOnline mostra que programas de onboarding aumentam em 25% a retenção de pessoas.

Leia também: 6 indicadores de onboarding para assegurar o sucesso da sua integração

Como fazer um bom treinamento onboarding? Veja 4 passos!

1. Entenda sobre seu negócio

Como funciona exatamente cada processo da sua organização? Certo, vamos supor que você coordene a área de marketing – e novos funcionários estão chegando para trabalhar na sua equipe.

Para começar a implantar o onboarding com essas pessoas, procure se perguntar:

  • qual é a cultura organizacional? Como os colaboradores se conectam a ela?
  • qual o primeiro passo que eles têm que seguir ao entrar na empresa? 
  • como é o fluxo de trabalho? Será que isso está claro e organizado? 
  • há e-mail corporativo? E um servidor externo? 
  • quem são as outras pessoas do time? Vale a pena uma reunião com todos juntos? 
  • quais são as regras e premissas da companhia? Por exemplo, é necessário bater o ponto? Existe banco de horas? E horas extras?
  • com quem a pessoa fala se tiver dúvidas sobre financeiro, RH etc.?

Por mais simples que seja, todo processo pode (e deve) entrar no treinamento onboarding. Ah, e lembre-se: quando você ensina, também aprende! 

2. Conheça seu público

Conhecer muito bem quem está entrando é essencial – e você pode fazer isso ao se colocar na pele da pessoa. 

Você já foi um funcionário iniciante, não? Que dúvidas e inseguranças você tinha naquela época? Como as outras pessoas ajudaram a resolver seus problemas?

Essa é uma construção contínua! Identificar as carências é um importante passo para supri-las com um bom treinamento onboarding – e fazer com que a pessoa tenha, consequentemente, uma transição o mais tranquila possível. 

3. Elabore o conteúdo

Certo, com tudo mapeado, é hora de criar o conteúdo do onboarding. Como falamos no início da matéria, se antigamente todo o treinamento precisava ser feito presencialmente, hoje as coisas mudaram.

A tecnologia vem ganhando cada vez mais força – e agora é possível fazer quase tudo digitalmente. 

Além de preparar encontros individuais com o novo colaborador (em reuniões one-on-one, por exemplo), também dá para gravar o treinamento e disponibilizar aos poucos para o funcionário.

Nesse último formato, aliás, é possível reaproveitar o mesmo treinamento para várias pessoas!

4. Escolha sua plataforma EAD

Bom, já que falamos da tecnologia, é essencial você contar com uma plataforma EAD, que oferece uma estrutura completa, segura e eficiente para seus treinamentos onboarding.

Com o sistema, você dispõe de:

  • salas de reunião individuais, nas quais você tem toda a privacidade necessária para conversar em tempo real;
  • chat ao vivo para que o colaborador possa interagir e tirar dúvidas;
  • espaço para hospedagem de treinamentos gravados em vídeo; 
  • tecnologia otimizada para dispositivos móveis;
  • biblioteca para reunir materiais úteis complementares (como cartilhas, apresentações, ebooks e muito mais);
  • fórum para gerar discussões e promover ainda mais o conhecimento entre a equipe.

Leia também: TOP 5: quais as melhores ferramentas de onboarding digital?

Gostou de aprender sobre treinamento onboarding?

Então, que tal começar a implementar essas dicas – e fazer um teste gratuito com a EAD Plataforma? 

Além de todos os benefícios e funcionalidades que mencionamos aqui, a estrutura permite inserir avaliações de desempenho, gerar certificados e personalizar a plataforma com o design da sua empresa.

Obrigado pela leitura. Boa sorte e bons treinamentos!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy