Sabia que uma plataforma de treinamento para empresas pode ajudar a capacitar seus colaboradores, onde quer que eles estejam?
E isso é fundamental para manter a boa qualidade dos seus serviços. Aliás, mais do que fundamental, é urgente!
Só nos últimos 2 anos, mais de 60% dos funcionários passaram a trabalhar de casa (de acordo com a consultoria BTA) – enquanto 78% dos brasileiros disseram que se sentem mais produtivos ao trabalhar remotamente (Pulses).
Mas, afinal, o que fazer para manter a eficiência no treinamento a distância? Se você quer entender mais sobre o assunto – e como deixar suas equipes mais capacitadas e engajadas –, continue com a gente!
Hoje, preparamos 6 passos essenciais para não errar na hora de usar sua plataforma de treinamento para empresas. São eles:
- Definir o formato do treinamento;
- Fazer um roteiro para o conteúdo;
- Produzir o treinamento e colocá-lo no ar;
- Usar e abusar dos recursos da plataforma corporativa;
- Gerar um certificado de conclusão;
- Manter uma cultura de treinamentos.
Pronto para saber mais? Boa leitura!
Por que o EAD corporativo é importante?
Na mesma linha das pesquisas que apresentamos anteriormente, um estudo do Buffer mostra que 98% das pessoas gostariam de trabalhar de casa, pelo menos uma vez, antes do fim de suas carreiras.
Somado a isso, um estudo da ATD (Association for Talent Development) evidencia que cerca de 40% dos funcionários que não são treinados deixam seus cargos no primeiro ano de trabalho.
Ou seja, unir o “desejo” dos colaboradores pelo ambiente digital com a necessidade de capacitação empresarial é um dos grandes trunfos do EAD.
Ao utilizar uma tecnologia específica para isso – isto é, uma plataforma de treinamento para empresas –, é possível estruturar uma universidade corporativa. Assim, você mantém os funcionários atualizados e qualificados, além de promover um trabalho mais saudável, especializado e produtivo.
Enfim, quer ver outras vantagens do EAD no treinamento corporativo – e entender por que esta é a estratégia certa para sua companhia? Dá uma olhada neste vídeo:
6 passos para usar sua plataforma de treinamento para empresas
Passo 1: defina o formato do treinamento
A etapa fundamental para entender como usar uma plataforma de treinamento corporativo é determinar se o conteúdo será ministrado ao vivo ou por meio de gravações prévias.
Se você definir que ele será transmitido em tempo real, a plataforma oferece duas possibilidades:
- o modelo “aula”, no qual só o palestrante tem o microfone aberto – ou seja, o público pode assistir ao conteúdo, mas não consegue participar das conversas;
- e o modelo “videoconferência”, que permite que todos os participantes falem entre si, como se estivessem em uma sala de reunião.
Agora, se o treinamento for feito de forma gravada, também há boas vantagens!
A principal é que o vídeo fica hospedado na plataforma corporativa e segue disponível pelo tempo que você definir. Assim, vários colaboradores podem assisti-lo (e “reassisti-lo” sempre que necessário).
Ah, se esse formato de treinamento te interessa, veremos mais algumas dicas sobre produção de vídeos no passo 3. Aguenta aí!
Passo 2: faça um roteiro
Certo, uma vez que determinou o modelo do conteúdo, é hora de estruturar o roteiro – que nada mais é que um planejamento detalhado. Algumas perguntas que você pode se fazer são estas:
- Haverá quantos módulos de treinamento? E quantas aulas em cada módulo?
- Qual o percentual mínimo de frequência de cada colaborador? 50%, 75%, 100%?
- Qual o tempo máximo para que cada pessoa complete o treinamento? 2 semanas? 6 meses? 1 ano?
Vamos a um exemplo prático: suponha que você estruture um treinamento sobre marketing digital, com 3 módulos e 5 aulas dentro de cada um deles.
Os módulos podem ter assuntos “amarrados” entre si, como:
- módulo 1: ideias gerais sobre SEO;
- módulo 2: investimento em redes sociais;
- módulo 3: campanhas de email marketing.
Dentro de cada módulo, suas aulas podem ser de introdução, desenvolvimento e conclusão – com uma avaliação ao final. Fica a seu critério!
Passo 3: produza o treinamento e coloque-o no ar
Além de seguir um script (mas também ter jogo de cintura para improvisar de vez em quando), é necessário contar com equipamentos para produzir um bom conteúdo.
Isso porque o som e a imagem precisam ser de qualidade – para não comprometer o entendimento por parte dos seus colaboradores.
Sabendo isso, é legal investir em um microfone e uma câmera HD, além de uma boa iluminação e um cenário sem interferências externas de som/ruídos.
Para a transmissão ao vivo, dá para usar softwares de gravação de tela e voz – como o Loom – a fim de mostrar uma apresentação salva no seu próprio computador.
Caso você opte por gravar os vídeos e depois disponibilizá-los na plataforma, é legal usar um editor. Fizemos uma matéria que explica esse tópico em detalhes!
Confira aqui: Editor de vídeo fácil de usar: conheça 4 opções gratuitas
Passo 4: use e abuse dos recursos da plataforma corporativa
Ok, depois de estruturar o planejamento e de já produzir o vídeo (ou se preparar para a live), você estará pronto para o quarto passo – que é usar ao máximo as funcionalidades da plataforma.
Uma vantagem da tecnologia de hospedagem é o recurso antipirataria – que impede que o conteúdo seja baixado e divulgado indevidamente na internet.
Na própria plataforma, você conta com o EAD Player, que é um serviço de streaming de vídeos – além de uma área de downloads de arquivos complementares para o treinamento (como PDFs e apostilas).
E tem mais recursos à disposição. Olha só:
- salas privativas, com controle de acesso de participantes;
- chat para interações em tempo real;
- ótima qualidade de transmissão online;
- possibilidade de adicionar vários palestrantes;
- fórum para discussão (sobre o tema da capacitação e outros assuntos diversos).
Que tal conferir outras informações sobre uma plataforma de treinamento corporativo? Preparamos um vídeo completíssimo. Confira!
Passo 5: gere um certificado de conclusão
Com certeza, você já fez algum curso (seja de capacitação, seja da faculdade) e recebeu um “prêmio” pelo seu esforço: o certificado.
Pois saiba que a plataforma corporativa também conta com essa funcionalidade – que permite gerar documentos de conclusão do treinamento para seus colaboradores.
Essa é uma ótima ideia para aumentar o engajamento, pois assim os funcionários podem ver a evolução e se sentir valorizados pela empresa.
Passo 6: mantenha uma cultura de treinamentos
O sexto e último passo ao usar uma plataforma de treinamento para empresas é não deixar o ciclo de capacitações esfriar!
Abra um canal de diálogo com seus colaboradores e peça um feedback sobre o conteúdo – e se eles têm sugestões para os próximos treinamentos.
Ao montar um cronograma de novos temas, você já cria uma expectativa na equipe – e consegue manter uma cultura de melhoria contínua.
Qual a melhor plataforma de treinamento para empresas?
Bom, depois de tudo o que vimos aqui, você deve estar se perguntando se existe uma tecnologia corporativa que inclui boa parte dessas funcionalidades.
Então, saiba que existe, sim! A EAD Plataforma tem todos os recursos abordados nesta matéria – e vai além: você pode fazer um teste gratuito agora e avaliar os recursos aplicados à realidade da sua companhia.
E aí, gostou de entender sobre plataforma de treinamento para empresas? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais gente!
- Melhores dicas para vender mais infoprodutos na Black Friday - 20 de novembro de 2024
- Como funciona o social commerce? Conheça os diferenciais! - 18 de novembro de 2024
- O que é treinamento corporativo híbrido e como implementá-lo? - 15 de novembro de 2024