como-criar-curso-certificado

Como criar um curso com certificado? Passo a passo com 4 dicas

Como criar um curso com certificado? Posso oferecer este documento para meus alunos mesmo não tendo aval do MEC? Como estabelecer os critérios mínimos para a emissão da declaração? Se estas perguntas fazem parte da sua rotina de empreendedor EAD, você chegou ao lugar certo. 

No artigo de hoje, falaremos sobre como criar um curso com certificado a partir de 4 dicas práticas e um bônus que certamente irá facilitar a sua vida. Confira! 

Todo curso livre pode emitir certificado? 

A resposta é sim! Todo curso livre elaborado por um especialista em sua área de atuação pode emitir certificado. O importante é ter em mente que esta modalidade educacional não é regulamentada pelo MEC, mas é legal e aceita em todo o território nacional. 

As especificações detalhadas constam na Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). 

Outra informação importante sobre a emissão de certificados diz respeito às informações essenciais que devem constar no documento. Para que ele seja aceito por instituições empregadoras ou instituições de ensino superior (para dedução de carga horária, por exemplo), é preciso que os documentos tenham: 

  • nome do curso;
  • nome da instituição ou do tutor responsável;
  • carga horária da formação;
  • nome completo do aluno;
  • data de realização do curso;
  • data de expiração do certificado (se houver);
  • assinatura da instituição ou do tutor responsável pela formação.  

Por que emitir o certificado de curso?

Se você é um empreendedor EAD, certamente já recebeu perguntas como: “este curso emite certificado?”. Esta é uma demanda comum de alunos que buscam a educação continuada, especialmente porque são uma forma reconhecida de comprovar suas formações. 

Além de indicarem que os alunos cumpriram sua trajetória educacional com êxito, os certificados também são valorizados por: 

  • complementar o currículo profissional do aluno;
  • indicar a busca constante por aperfeiçoamentos; 
  • assegurar o fit do profissional com a empresa (especialmente se os cursos realizados forem compatíveis com a vaga almejada);
  • contar como horas complementares na faculdade; 
  • contribuírem para a motivação do profissional. 

De acordo com o Censo Abed 2020, 75% dos cursos livres oferecem conteúdo para o desenvolvimento de habilidades voltadas para o mercado de trabalho. Essa estatística reforça a importância de saber como criar um curso com certificado para assegurar que as empresas do mercado reconheçam o esforço do profissional em se especializar. 

Como criar um curso com certificado? 

Agora que você já sabe a importância do documento como formalização de uma formação, é hora de avançarmos. 

Nos próximos tópicos, você descobre, na prática, como criar um curso com certificado e captar ainda mais alunos EAD (ou na modalidade presencial) interessados na prática da educação continuada! 

1. Escolha um tema que você domine profundamente

O primeiro passo para criar um curso com certificado é escolher um tema ou segmento educacional que você domine profundamente. 

Lembre-se de que, para investir em cursos livres, o ideal é fazer recortes específicos em uma macroárea. Veja o exemplo abaixo para entender melhor: 

Suponhamos que você seja um profissional formado na área de Tecnologia da Informação. Esta, por si só, é uma área de atuação bastante ampla, com diferentes camadas de atuação profissional. 

Por isso, para formular um curso livre proveitoso, é importante fazer um recorte específico que garanta o “encaixe” do tema na carga horária disponível para o curso. Você pode, por exemplo, fornecer uma formação básica de 8h em Análise de Dados ou Desenvolvimento Web.

2. Crie um conteúdo relevante e agregador

O segundo aspecto a levar em conta para entender como criar um curso com certificado é o conteúdo. 

Lembre-se de que este documento, emitido ao fim da formação, atesta que os alunos passaram por um período de formação em determinado tema. Dessa forma, o empenho do tutor EAD deve estar focado em criar diferentes tipos de conteúdos digitais que facilitem o aprendizado e o crescimento profissional e pessoal de cada participante do curso. 

3. Organize o curso em módulos ou aulas

Outro ponto importante para auxiliar na compreensão de como criar um curso com certificado é a organização do curso. 

Segmentar a formação em módulos ou aulas ajudará no próximo tópico, que diz respeito aos critérios para a obtenção do certificado.

Uma dica para avançar com a segmentação do curso é criar uma linha do tempo para o aprendizado. O que precisa ser discutido para que os alunos tenham um entendimento amplo sobre o tema do curso? 

Veja um exemplo de organização de conteúdo para o curso fictício de Gestão de Redes Sociais: 

‘1. Contexto e cenário atual;

2. Desafios e dificuldades da gestão de redes sociais; 

3. Características de cada rede social;

4.Ferramentas e recursos de cada rede

5. Dicas para gerenciar as diferentes rede sociais  e acompanhar resultados

6. Cases de sucesso 

  1. Estabeleça os critérios para a obtenção do certificado

Por fim, o último tópico essencial para entender como criar um curso com certificado é a compreensão dos requisitos mínimos para a emissão do documento. 

Existem diferentes critérios adotados por instituições de ensino para atribuir certificados de curso. Abaixo, listamos os mais utilizados: 

  • frequência (participação em 75% das aulas);
  • aproveitamento (realização de todas as atividades propostas ao longo do curso); 
  • desempenho (nota maior ou igual a 75% do valor da avaliação final).

 A definição do melhor critério de elegibilidade para o certificado depende do perfil do curso, de sua duração e de sua estrutura. 

Bônus: emissão de certificados descomplicada e integrada ao curso online? Conte com a EAD Plataforma! 

Agora você já sabe como criar um curso com certificado. O último passo, que citamos neste artigo como um bônus, é a emissão do documento. 

É possível buscar modelos prontos e gratuitos na internet. Entretanto, ao utilizar esta técnica, todo o preenchimento dos dados dos alunos deverá ser feito manualmente pelo tutor. 

Este pode ser um dilema para o produtor de conteúdo que, sozinho, é responsável pela gestão administrativa e educacional do curso. Vai sobrar tempo para produzir certificados a mão? 

Se a resposta for “não”, não se preocupe. A solução para este problema está bem aqui, na EAD Plataforma! 

Com base nos dados já cadastrados dos seus alunos, nossa ferramenta emite os documentos em instantes, poupando você dessa função. Veja no vídeo abaixo como o processo é simples: 

Quer explorar mais funcionalidades como esta? É simples! Basta preencher este formulário para ter acesso gratuito à EAD Plataforma por 7 dias!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy