plataforma de treinamento para emrpesas

Plataforma de treinamento para empresas: como usar a sua em 6 passos

Sabia que uma plataforma de treinamento para empresas pode ajudar a capacitar seus colaboradores, onde quer que eles estejam? 

E isso é fundamental para manter a boa qualidade dos seus serviços. Aliás, mais do que fundamental, é urgente!

Só nos últimos 2 anos, mais de 60% dos funcionários passaram a trabalhar de casa (de acordo com a consultoria BTA) – enquanto 78% dos brasileiros disseram que se sentem mais produtivos ao trabalhar remotamente (Pulses).

Mas, afinal, o que fazer para manter a eficiência no treinamento a distância? Se você quer entender mais sobre o assunto – e como deixar suas equipes mais capacitadas e engajadas –, continue com a gente!

Hoje, preparamos 6 passos essenciais para não errar na hora de usar sua plataforma de treinamento para empresas. São eles:

  1. Definir o formato do treinamento;
  2. Fazer um roteiro para o conteúdo;
  3. Produzir o treinamento e colocá-lo no ar;
  4. Usar e abusar dos recursos da plataforma corporativa;
  5. Gerar um certificado de conclusão;
  6. Manter uma cultura de treinamentos.

Pronto para saber mais? Boa leitura!

Por que o EAD corporativo é importante?

Na mesma linha das pesquisas que apresentamos anteriormente, um estudo do Buffer mostra que 98% das pessoas gostariam de trabalhar de casa, pelo menos uma vez, antes do fim de suas carreiras

Somado a isso, um estudo da ATD (Association for Talent Development) evidencia que cerca de 40% dos funcionários que não são treinados deixam seus cargos no primeiro ano de trabalho.

Ou seja, unir o “desejo” dos colaboradores pelo ambiente digital com a necessidade de capacitação empresarial é um dos grandes trunfos do EAD.

Ao utilizar uma tecnologia específica para isso – isto é, uma plataforma de treinamento para empresas –, é possível estruturar uma universidade corporativa. Assim, você mantém os funcionários atualizados e qualificados, além de promover um trabalho mais saudável, especializado e produtivo.

Enfim, quer ver outras vantagens do EAD no treinamento corporativo – e entender por que esta é a estratégia certa para sua companhia? Dá uma olhada neste vídeo:

6 passos para usar sua plataforma de treinamento para empresas

Passo 1: defina o formato do treinamento

A etapa fundamental para entender como usar uma plataforma de treinamento corporativo é determinar se o conteúdo será ministrado ao vivo ou por meio de gravações prévias.

Se você definir que ele será transmitido em tempo real, a plataforma oferece duas possibilidades: 

  • o modelo “aula”, no qual só o palestrante tem o microfone aberto – ou seja, o público pode assistir ao conteúdo, mas não consegue participar das conversas;
  • e o modelo “videoconferência”, que permite que todos os participantes falem entre si, como se estivessem em uma sala de reunião.

Agora, se o treinamento for feito de forma gravada, também há boas vantagens!

A principal é que o vídeo fica hospedado na plataforma corporativa e segue disponível pelo tempo que você definir. Assim, vários colaboradores podem assisti-lo (e “reassisti-lo” sempre que necessário).

Ah, se esse formato de treinamento te interessa, veremos mais algumas dicas sobre produção de vídeos no passo 3. Aguenta aí!

Passo 2: faça um roteiro

Certo, uma vez que determinou o modelo do conteúdo, é hora de estruturar o roteiro – que nada mais é que um planejamento detalhado. Algumas perguntas que você pode se fazer são estas:

  • Haverá quantos módulos de treinamento? E quantas aulas em cada módulo? 
  • Qual o percentual mínimo de frequência de cada colaborador? 50%, 75%, 100%?
  • Qual o tempo máximo para que cada pessoa complete o treinamento? 2 semanas? 6 meses? 1 ano?

Vamos a um exemplo prático: suponha que você estruture um treinamento sobre marketing digital, com 3 módulos e 5 aulas dentro de cada um deles.

Os módulos podem ter assuntos “amarrados” entre si, como:

  • módulo 1: ideias gerais sobre SEO;
  • módulo 2: investimento em redes sociais;
  • módulo 3: campanhas de email marketing.

Dentro de cada módulo, suas aulas podem ser de introdução, desenvolvimento e conclusão – com uma avaliação ao final. Fica a seu critério!

Passo 3: produza o treinamento e coloque-o no ar

Além de seguir um script (mas também ter jogo de cintura para improvisar de vez em quando), é necessário contar com equipamentos para produzir um bom conteúdo.

Isso porque o som e a imagem precisam ser de qualidade – para não comprometer o entendimento por parte dos seus colaboradores. 

Sabendo isso, é legal investir em um microfone e uma câmera HD, além de uma boa iluminação e um cenário sem interferências externas de som/ruídos.

Para a transmissão ao vivo, dá para usar softwares de gravação de tela e voz – como o Loom – a fim de mostrar uma apresentação salva no seu próprio computador. 

Caso você opte por gravar os vídeos e depois disponibilizá-los na plataforma, é legal usar um editor. Fizemos uma matéria que explica esse tópico em detalhes!

Confira aqui: Editor de vídeo fácil de usar: conheça 4 opções gratuitas

Passo 4: use e abuse dos recursos da plataforma corporativa

Ok, depois de estruturar o planejamento e de já produzir o vídeo (ou se preparar para a live), você estará pronto para o quarto passo – que é usar ao máximo as funcionalidades da plataforma.

Uma vantagem da tecnologia de hospedagem é o recurso antipirataria – que impede que o conteúdo seja baixado e divulgado indevidamente na internet. 

Na própria plataforma, você conta com o EAD Player, que é um serviço de streaming de vídeos – além de uma área de downloads de arquivos complementares para o treinamento (como PDFs e apostilas).

E tem mais recursos à disposição. Olha só:

  • salas privativas, com controle de acesso de participantes;
  • chat para interações em tempo real;
  • ótima qualidade de transmissão online;
  • possibilidade de adicionar vários palestrantes;
  • fórum para discussão (sobre o tema da capacitação e outros assuntos diversos).

Que tal conferir outras informações sobre uma plataforma de treinamento corporativo? Preparamos um vídeo completíssimo. Confira!

Passo 5: gere um certificado de conclusão

Com certeza, você já fez algum curso (seja de capacitação, seja da faculdade) e recebeu um “prêmio” pelo seu esforço: o certificado.

Pois saiba que a plataforma corporativa também conta com essa funcionalidade – que permite gerar documentos de conclusão do treinamento para seus colaboradores.

Essa é uma ótima ideia para aumentar o engajamento, pois assim os funcionários podem ver a evolução e se sentir valorizados pela empresa.

Passo 6: mantenha uma cultura de treinamentos

O sexto e último passo ao usar uma plataforma de treinamento para empresas é não deixar o ciclo de capacitações esfriar! 

Abra um canal de diálogo com seus colaboradores e peça um feedback sobre o conteúdo – e se eles têm sugestões para os próximos treinamentos.

Ao montar um cronograma de novos temas, você já cria uma expectativa na equipe – e consegue manter uma cultura de melhoria contínua.

Qual a melhor plataforma de treinamento para empresas?

Bom, depois de tudo o que vimos aqui, você deve estar se perguntando se existe uma tecnologia corporativa que inclui boa parte dessas funcionalidades.

Então, saiba que existe, sim! A EAD Plataforma tem todos os recursos abordados nesta matéria – e vai além: você pode fazer um teste gratuito agora e avaliar os recursos aplicados à realidade da sua companhia.

E aí, gostou de entender sobre plataforma de treinamento para empresas? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais gente!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy