Tipos de plano de carreira: entenda como funciona cada um

Você sabia que existem diferentes tipos de plano de carreira? Quando falamos em projeção profissional dentro de organizações, não imaginamos a variedade de modelos que podem ser seguidos. 

Esses tipos de plano de carreira existem porque nem toda empresa possui a mesma estrutura organizacional e, portanto, não consegue oferecer um mesmo modelo que outra empresa de estrutura diferente. 

Pensando nisso, saber quais são os tipos de planos de carreira é indispensável para descobrir qual irá se adequar a realidade do seu negócio, e quais modelos podem ser elaborados para os funcionários.

A seguir, conheça cada um deles, suas características e vantagens. Vamos lá!

5 tipos de plano de carreira para oferecer aos colaboradores

1. Plano de carreira em Y

Esse é o modelo tradicional de crescimento profissional dentro das empresas. 

No plano de carreira em Y, temos o caminho percorrido pela maioria dos colaboradores nas organizações: inicia com uma função base e, após um tempo, é promovido para setores mais altos, em cargos de liderança e gerência. 

Com o passar do tempo, a carreira em Y passou ser divida entre carreiras de gestão ou de especialista. 

O que motivou essa abertura maior nesse plano é que nem todas as pessoas em uma organização possuem o perfil ou tem o desejo de assumir cargos de liderança

Assim, em alguns casos, o profissional pode optar apenas por seguir como um especialista, o que também é muito importante e não é demérito algum, afinal, toda empresa precisa de talentos nas mais diversas áreas. 

No entanto, é importante lembrar que a principal característica do plano de carreira em Y é apresentar possíveis caminhos para além da desejada promoção. 

A depender da trajetória que o colaborador escolher seguir, ele terá tarefas, responsabilidades e competências diferentes. 

Esse modelo, apesar de muito tradicional no meio corporativo, é um dos tipos de plano de carreira que pode não funcionar em toda empresa. 

Basta pensar em organizações familiares, por exemplo, em que muitas vezes os cargos de gestão são ocupados pela família fundadora e passados de pais para filhos. Nessa estrutura empresarial, pode não haver espaço para promoção — ou um limite de crescimento. 

2. Plano de carreira em W

Entre os tipos de plano de carreira, temos também o modelo W. Podemos dizer que esse tipo é uma evolução do Y, pois além de oferecer os caminhos para a gestão e a especialização, ele abre uma terceira possibilidade: o gerenciamento de projetos

Essa variação é ideal para os colaboradores que desejam atuar com gestão, mas sem abrir mão de ser um especialista. 

Assim, em sua área de atuação, ele pode se tornar um gestor de projetos, que irá liderar outros colaboradores que estão atuando em uma demanda específica, acompanhar o andamento do trabalho, etc.

Nesse caso, no entanto, a responsabilidade de desenvolver os integrantes da equipe não é de sua responsabilidade, já que esse profissional irá gerenciar o projeto e não a equipe em si. 

3. Plano de carreira horizontal

Agora, vamos falar do plano horizontal, o tipo de carreira que tem entre suas características a limitação, já que não oferece nenhuma possibilidade de ascensão hierárquica. 

Apesar disso, isso não significa que o colaborador que possui um plano de carreira horizontal não se desenvolve profissionalmente. 

Em alguns casos, há um aumento de funções e responsabilidades, assim como o salário e a visibilidade dentro da organização. 

Esse tipo de plano de carreira pode acontecer tanto porque não há a possibilidade de crescer hierarquicamente, como no caso das empresas familiares que citamos acima ou porque simplesmente não existe esse tipo de divisão.

4. Plano de carreira em linha

Outro modelo que está entre os tipos de plano de carreira é o em linha. 

Esse modelo é muito comum em serviços públicos e instituições militares, em que existe a possibilidade de ascensão hierárquica com o passar dos anos, mas que a mudança é mais rígida devido a forte padronização dos cargos e funções.

Nesse plano de carreira, diferente do modelo horizontal em que há um reconhecimento do esforço e performance, é comum que a promoção aconteça por tempo de casa

5. Plano de carreira em rede 

Por fim, entre os principais tipos de plano de carreira, temos também a carreira em rede. Esse tipo pode ser considerado também uma variação do modelo em Y, mas com um leque maior de cargos para os quais o colaborador pode optar seguir.

O plano em rede é muito comum em startups, onde é possível o funcionário escolher, entre as funções que mais se interessam e possuem melhor desempenho, uma para seguir e crescer profissionalmente.

Nesse tipo, no entanto, a promoção acontece baseado 100% na performance do colaborador. Isso significa que quanto melhor são seus resultados e metas alcançadas, mais rápida acontece a mudança de cargo, caso ele deseje. 

Bônus: um bom plano de carreira começa no onboarding!

Agora você já conhece os principais tipos de plano de carreira que pode oferecer para o seu time. Qual deles mais se encaixa com a estrutura da sua empresa?

Oferecer um plano de desenvolvimento e crescimento profissional é indispensável atualmente, tanto para motivar os colaboradores quanto para reter talentos.

Afinal, ao menor sinal de falta de oportunidades, grandes profissionais podem simplesmente procurar por novas empresas.

Por isso, é muito importante mostrar ao colaborador, logo em seu processo de integração, que sua empresa oferece tipos de plano de carreira e que ali ele terá chances de se desenvolver. 

Você pode aproveitar o período de onboarding e contar com os treinamentos EAD para isso. A etapa da integração é uma das mais importantes para o funcionário, e pode ser decisiva para sua jornada dentro da organização. 

Por isso, além de focar em criar um plano de carreira, faça um treinamento inicial com os novos colaboradores para eles saberem como funciona a estrutura da empresa, quais seus valores e regras, assim como as oportunidades que ele encontrará. 

Conte com a EAD Plataforma para criar, administrar e acompanhar os treinamentos corporativos da sua empresa. Clique aqui e agende uma demonstração para conhecer mais sobre nossa solução! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy