dicas-melhorar-gestao-pessoas

Além do óbvio: 6 dicas para melhorar a gestão de pessoas

Investir no capital humano da empresa é um diferencial de organizações que desejam se destacar da concorrência. Nesse sentido, bons profissionais de recursos humanos devem sempre buscar dicas para melhorar a gestão de pessoas

Isso porque é comum que as empresas “engessem” seu modo de pensar e reproduzam protocolos e comportamentos estabelecidos há muitos anos, sem a possibilidade de renovar as perspectivas de acordo com as tendências do mercado. 

Se, diferentemente do exemplo acima, você faz parte de uma empresa disposta a crescer continuamente, este artigo é para você. Analisamos o relatório GPTW Tendências de Gestão de Pessoas para 2021 e elaboramos uma lista com os aspectos em evidência para os próximos anos. 

Confira nossa seleção de dicas para melhorar a gestão de pessoas e sair do piloto automático na empresa: 

  1. Atenção à saúde mental
  2. Ambiente diverso é ambiente produtivo
  3. Estímulo à inovação
  4. Flexibilização da estrutura de trabalho
  5. Mudança de mindset da liderança
  6. Adoção de tecnologias que dinamizam o processo de desenvolvimento no trabalho

Boa leitura! 

6 dicas para melhorar a gestão de pessoas

Sem mais delongas, apresentamos, a seguir, nossa lista com 6 dicas para melhorar a gestão de pessoas. A base para a estruturação de cada uma destas dicas, como mencionamos acima, foi o relatório Tendências para a Gestão de Pessoas em 2021, que ouviu mais de 1.500 empresas de diferentes portes e segmentos. 

É interessante apontarmos que, mesmo em meio a um cenário de crise, 59% das empresas pretendem aumentar seu corpo de funcionários. Este é mais um motivo para voltar as atenções às melhores dicas para melhorar a gestão de pessoas em um cenário atípico como este em que vivemos. 

1. Atenção à saúde mental

A primeira dica para melhorar a gestão de pessoas não poderia ser outra. Investir em políticas de atenção à saúde mental é a máxima para o setor de recursos humanos nos próximos anos. 

Isso porque as transformações ocorridas no modelo de trabalho convencional trouxeram, consigo, uma série de impactos à saúde mental dos colaboradores. 

Uma pesquisa recente, realizada pela empresa WeSeek, mostrou que 60% dos profissionais de recursos humanos já reconhecem a pauta da saúde mental como fundamental para as empresas. 

Como promover atenção à saúde mental nas empresas? 

  • promovendo a cultura do diálogo aberto;
  • oferecendo benefícios como academia, meditação, exercício de mindfulness, sessões de terapia etc;
  • incorporar o pensamento à cultura da empresa. 

2. Ambiente diverso é ambiente produtivo

A valorização da diversidade nas empresas nunca esteve tão em voga — e isso é excelente! Há algum tempo, pesquisadores do segmento corporativo investiam esforços em provar estatisticamente o tamanho do impacto da diversidade na produtividade da empresa. 

Esta pesquisa da McKinsey, por exemplo, mostrou que empresas no quartil superior em diversidade de gênero nos times executivos possuem uma probabilidade 21% maior de obter uma lucratividade acima da média em relação às companhias no quarto quartil. 

Como proporcionar um ambiente diverso nas empresas? 

  • priorizando a contratação de colaboradores com diferentes perfis e bagagens nos processo de recrutamento e seleção;
  • promovendo onboardings inclusivos e estimulantes; 
  • apostando na criação de times internos multidisciplinares;
  • implementando o comitê de diversidade ou a área de diversidade na empresa.

Veja como funciona o comitê de diversidade e inclusão da Microsoft Brasil e inspire-se nesta dica para melhorar a gestão de pessoas: 

3. Estímulo à inovação

De acordo com a Agência Brasil, pouco mais de 33% das empresas brasileiras são consideradas “inovadoras”. Este dado é baixo, especialmente se levarmos em consideração que a cultura de inovação é um dos grandes drivers da motivação no trabalho e do crescimento de empresas. 

De acordo com o IBGE, uma empresa é considerada inovadora quando introduz no mercado um produto ou implementa um processo novo ou substancialmente aprimorado — o que torna a inovação possível para todos os negócios! 

Como estimular a inovação na empresa? 

  • promova a gestão do conhecimento, estimulando a educação continuada; 
  • estimule, invista e reconheça talentos dispostos a inovar no negócio;
  • faça benchmarks e conheça as práticas de empresas concorrentes; 
  • não permita que a empresa solidifique protocolos e aja de maneira rígida quanto aos processos internos: tudo flui, e o mesmo deve acontecer com a gestão da empresa. 

4. Flexibilização da estrutura de trabalho

Outro tópico em alta e que não poderia ficar de fora das nossas dicas para melhorar a gestão de pessoas é a estrutura de trabalho. Com a pandemia, o modelo home office (que antes já era utilizado por mais de 3 milhões de brasileiros) tornou-se o principal formato de trabalho adotado no país. 

Muitas empresas aprovaram a mudança e declararam a transição total para o modelo. Entretanto, não basta apenas adotar a transformação. É preciso compreender todos os pormenores atrelados ao modelo e fornecer as melhores condições possíveis para que o trabalho funcione para a empresa, mas, sobretudo, para o colaborador. 

Dicas para flexibilizar a estrutura de trabalho:

  • reveja os horários de trabalho do time;
  • experimente implementar a gestão por produtividade na empresa;
  • ofereça todo o material de trabalho necessário para a equipe;
  • busque modelos de operação intermediários (como o trabalho híbrido), que agradem a todos. 

5. Mudança de mindset da liderança

Com tantas dicas para melhorar a gestão de pessoas, você deve esta se perguntando: “mas como a liderança vai reagir a tudo isso?”. A resposta é simples: com uma mudança de mindset. 

É indispensável que os líderes da empresa se preparem e se adaptem às novas tendências de gestão de pessoas. Por isso, recomendamos: 

  • reuniões periódicas de alinhamento com os líderes;
  • estímulo à elaboração coletiva de projetos de gestão de pessoas; 
  • participação em seminários e webinars sobre o tema;
  • compartilhamento de pesquisas e relatórios que apontem as tendências para o setor. 

6. Adoção de tecnologias que dinamizam o processo de desenvolvimento no trabalho

Por fim, não podemos deixar de mencionar o papel da tecnologia como ferramenta-chave para melhorar a gestão de pessoas. 

Muitas empresas já utilizam ferramentas digitais na rotina, seja para gerir pessoas, projetos ou tarefas diárias. O que ainda precisa ser estimulado é o uso da tecnologia como instrumento educacional.

Com a metodologia EAD aliada às ferramentas corretas de gestão do conhecimento, é possível criar um ciclo de aprendizado contínuo nas empresas. E isso possibilita a disseminação de cada uma das estratégias mostradas aqui de forma efetiva e escalável.  

Dê o primeiro passo para melhorar a gestão de pessoas na empresa com a EAD Plataforma

Agora que você já conhece para melhorar a gestão de pessoas e sair da caixa, que tal dar o primeiro passo para materializar as transformações na sua empresa?

Nós, da EAD Plataforma, temos o que você precisa para dar o start no item 6 da nossa lista: umaplataforma e-learning consolidada no mercado e conhecida por sua usabilidade e adaptabilidade a gestores e usuários. 

E tem mais! Se você quer conhecer todas as funcionalidades da EAD Plataforma sem pagar nada, preencha este formulário. Ele é o passaporte direto para um período de teste de 7 dias — com acesso liberado a todas as ferramentas disponíveis em nosso sistema.

Não dá para perder, não é mesmo?

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy