como implantar gestão de pessoas em uma empresa

Como implantar gestão de pessoas em uma empresa com sucesso?

Saber como implantar gestão de pessoas é um quesito essencial para todo gerente que deseja realizar um bom trabalho. 

Porém, essa estratégia vai muito além disso. Basta pensarmos que empresas bem sucedidas seguem políticas e métodos para valorizar os grandes responsáveis por seus negócios funcionarem: seus funcionários. 

Um dos motivos para isso é que quando os colaboradores se sentem apreciados, eles tendem não só a ter melhores desempenhos, como também vestem a camisa da companhia. 

“Trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes” – Stephen Covey (autor de diversos best-sellers, como “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”).

Para saber mais sobre o tema e descobrir como implantar gestão de pessoas em uma empresa, basta seguir com sua leitura!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas nada mais é do que um conjunto de habilidades, práticas, técnicas e métodos que tem como meta gerenciar comportamentos e potencializar o capital humano. Trata-se de uma estratégia que visa capacitar e engajar os colaboradores, despertando neles a sensação de pertencimento e de valorização. 

Saber como implantar gestão de pessoas em uma empresa vale a pena?

Se o gestor ou diretor adotar as metodologias coerentes sim. Afinal, uma gestão de pessoas eficiente aumenta a satisfação dos funcionários o que, por sua vez, contribui para alavancar a produtividade. 

A consequência direta desse engajamento pode ser melhor explicada em números, uma vez que companhias que priorizam essa estratégia:

Como implantar gestão de pessoas em uma empresa? Passo a passo 

Confira agora o passo a passo e saiba, de uma vez por todas, como implantar gestão de pessoas em uma empresa. 

Contrate pessoas que tenham fit com sua companhia 

Analise quais as necessidades de sua empresa no momento e verifique o perfil comportamental que melhor se encaixe à cultura organizacional. Após isso, elenque as principais competências e anuncie a vaga no Linkedin da companhia e em sites especializados. 

Em seguida, marque uma entrevista para avaliar as soft skills dos candidatos e analisar se os seus planos de carreira e de vida se alinham com a proposta de valor e necessidades da companhia. 

Tudo isso deve contar com o apoio de seu time de RH. Porém, não só por ele. Quanto mais você, gestor, estiver envolvido nesse processo, maior a tendência de que a contratação seja certeira. 

Desenvolva para reter 

Tanto para o processo de onboarding como para desenvolver habilidades de funcionários mais antigos, é fundamental oferecer uma educação continuada para todos seus colaboradores. 

Isso significa que é preciso ir além do bom e velho treinamento. É essencial não só promover capacitações para promover habilidades, como também para atualizar sobre as demandas do mercado e sobre a cultura da empresa. 

É vital que esse programa de capacitação siga uma linha estratégica para evoluir, de fato.

Aproveite e confira:

Avalie o desempenho  

Também é crucial avaliar o desempenho por meio de relatórios para dimensionar se seus funcionários estão entregando os resultados esperados. 

Por meio de monitoramentos constantes, é possível dar feedbacks bem fundamentados para que eles aproveitem melhor as oportunidades e também para entender suas dificuldades pontuais ou do processo como um todo. 

Inspire 

Ser líder é diferente de ser chefe. Um líder inspira, um chefe dá ordens. Desse modo, é crucial que o seu comportamento seja condizente com o que prega. Por exemplo, quer exigir que seus colaboradores sejam pontuais? Então, seja também. 

Ter paciência, compartilhar conhecimento, tratar bem e fazer críticas construtivas também são características de um líder que inspira. 

Para ter insights sobre o tema, recomendamos que assista ao TED abaixo (não se esqueça de colocar legendas em português). 

Valorize para manter 

Valorizar não é só oferecer bônus e recompensas financeiras, é também oferecer qualidade de vida para seus colaboradores. A meta é criar condições físicas e psicológicas para que sua equipe tenha bem-estar e saúde mental em seu ambiente de trabalho. 

Questões como segurança, carga horária e infraestrutura são essenciais para valorizar e, logo, manter seu time a todo vapor. 

Seja transparente sempre 

Por mais treinados e capacitados que seus colaboradores sejam, eles não têm bola de cristal. Um dos problemas mais constantes dentro do ambiente corporativo é o ruído de comunicação. 

Para que isso não ocorra e uma mesma mensagem possa suscitar diferentes interpretações, é importante manter uma comunicação transparente (tanto falada como escrita). 

Também é imprescindível manter um bom relacionamento e se mostrar aberto para esclarecer dúvidas. Aqui, é importante impor limites para manter questões hierárquicas. 

Como implantar gestão de pessoas em uma empresa? Dica bônus 

Já pensou em conduzir o seu treinamento ou programa de capacitação de forma descomplicada tanto para você como para seus colaboradores?

Pois isso pode ser facilmente colocado em prática se adotar uma boa ferramenta que permita que você coloque o seu conteúdo de qualidade e avalie a performance de seu time. Tudo isso sem sair do escritório ou de casa, com apenas alguns cliques de computador. 

Para isso, você pode contar com a EAD Plataforma, uma plataforma de ensino a distância que permite que você capacite seus colaboradores e que tenha controle total sobre o andamento do treinamento. 

Para saber como a EAD Plataforma funciona, nada melhor do que experimentá-la, não é mesmo? Clique aqui e faça um teste gratuito!

Fabio Godoy