tipos de treinamento e desenvolvimento

Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas: 7 opções para treinar seus talentos e atingir a alta performance

Os tipos de programas de treinamento e desenvolvimento de talentos têm como objetivo fortalecer o capital humano de uma organização e, assim, potencializar os seus resultados e atingir uma performance de excelência no mercado.

Empresas que investem em T&D reconhecem os colaboradores como um dos recursos mais valiosos que se pode ter. Elas entendem que o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários se traduz também no crescimento da própria empresa.

Com equipes bem treinadas e plenamente capacitadas para exercerem suas funções, é possível melhorar significativamente a produtividade e a qualidade das entregas.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar os 7 principais tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas que você pode implementar na sua empresa.

Continue a leitura e saiba de quais maneiras é possível promover o aprendizado e crescimento dos seus colaboradores e converter isso em vantagem competitiva para o seu negócio.

Leia também: 10 frases sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas UP

Quais são os tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Um dos maiores desafios que gestores e empreendedores costumam enfrentar é a formação de equipes de trabalho de alta performance.

Para extrair o potencial máximo dos colaboradores, existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento que a empresa pode adotar. A escolha do tipo ideal vai depender dos objetivos da empresa e das necessidades identificadas em seus talentos.

Confira a partir de agora quais são os tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas que você pode implementar com os seus colaboradores.

1 – T&D com foco em hard skills

Um dos tipos de treinamento e desenvolvimento mais comuns é aquele focado nas hard skills.

O objetivo desse tipo de programa de T&D é permitir que os colaboradores aprendam sobre novas técnicas e ferramentas e aprimorem as habilidades que eles já possuem.

Os treinamentos de hard skills costumam ser muito utilizados quando a empresa passa a implementar uma nova tecnologia ou atualiza seus processos e ferramentas de trabalho por versões mais modernas e com recursos inéditos para os colaboradores.

2 – T&D com foco em soft skills

Se no tópico anterior o foco estava no aprimoramento e desenvolvimento de técnicas e habilidades práticas, neste tipo de T&D a intenção é aperfeiçoar aspectos comportamentais dos colaboradores.

As soft skills se referem a questões relacionadas ao comportamento dos profissionais e ao alinhamento com a cultura organizacional e os valores da empresa.

3 – Treinamento motivacional

A motivação é um dos fatores que exerce papel de protagonismo no desempenho dos colaboradores. Quando os profissionais se encontram desmotivados, isso se reflete negativamente na qualidade dos serviços que eles prestam e nos resultados gerais da organização.

Por isso, o treinamento motivacional é um dos tipos que não podem faltar na sua empresa. Ele funciona como uma ferramenta para incentivar os colaboradores a darem o melhor de si e a se engajarem mais nos projetos em que eles estão envolvidos.

Na sequência de uma capacitação desse tipo, uma campanha de incentivo de vendas pode dar excelentes resultados.

Você sabe como criar uma? Este infográfico do Agendor traz um resumo das etapas desse tipo de ação, use como um modelo:

4 – Treinamento de onboarding

Quando novos profissionais passam a integrar o quadro de funcionários da empresa, é importante que eles passem por um treinamento de onboarding.

O objetivo desse tipo de treinamento é promover a integração de talentos recém-contratados, de modo ensiná-los sobre a cultura da empresa e suas normas e valores, os métodos de trabalho, a estrutura hierárquica, as ferramentas utilizadas, os procedimentos e fluxos de trabalho, etc.

Este  vídeo da Julia Amantini, da área de suporte da EAD Plataforma, traz todas as dicas de como fazer um treinamento de onboarding perfeito:

5 – Treinamento com foco no trabalho em equipe

Outro tipo de treinamento que você pode adotar na sua empresa é o treinamento com foco no trabalho em equipe.

O objetivo é fortalecer o relacionamento entre os membros de um mesmo time, promovendo a melhoria da comunicação interna, do compartilhamento de conhecimentos e da cooperação.

A partir desse tipo de treinamento, é possível criar equipes de trabalho muito mais entrosadas e que saibam trabalhar de forma verdadeiramente colaborativa.

6 – Treinamento para desenvolver lideranças

Uma empresa que deseja se manter forte e sustentável a longo prazo precisa investir no treinamento e desenvolvimento de lideranças.

O foco desse tipo de programa de T&D é formar novos líderes, capacitando os colaboradores para, futuramente, assumirem posições de comando dentro da empresa.

Essa preparação é importante para preparar sucessões e mostrar que a empresa valoriza seus talentos e se preocupa com o futuro deles na organização.

Este vídeo da Siteware traz informações importantes que você pode incluir em seu treinamento de lideranças:

7 – Treinamento de reciclagem e atualização profissional

A empresa pode promover esse tipo de treinamento para os seus profissionais mais experientes com a intenção de atualizá-los sobre novas práticas, ferramentas e metodologias de trabalho.

Essa reciclagem profissional é importante para que os colaboradores mais seniors consigam acompanhar as mudanças na área em que eles atuam.

Veja mais: 5 tendências de treinamento e desenvolvimento para voar alto

E então, o que você achou desses 7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas? Já sabe qual ou quais pretende implementar com os colaboradores da sua empresa?

Uma das maneiras mais efetivas de implantar o treinamento e desenvolvimento em uma empresa é por meio de plataformas EAD Corporativas.

Na EAD Plataforma você pode dar aulas ao vivo ou gravadas, usar chat, contar com área de gestão de alunos, verificar dados de performance, passar exercícios e provas online, emitir certificados e muito mais.

Veja mais neste vídeo:

Vamos lá, marque ainda hoje uma apresentação e faça um teste grátis agora mesmo, para conhecer na prática todas as vantagens da EAD Plataforma!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy