tendências de treinamento e desenvolvimento

5 tendências de treinamento e desenvolvimento para voar alto

Será que só o Jeff Bezos pode decolar em direção ao infinito e além? Calma, esse não é um post sobre voo espacial, mas sim sobre como fazer sua empresa voar mais alto. Para isso, selecionamos cinco tendências de treinamento e desenvolvimento (T&D). 

Aliás, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis para as companhias de todos os portes. E isso vale tanto para o ótimo custo-benefício, quanto para a flexibilidade nas ações formativas que preenchem diversos gaps no mundo corporativo. 

Para começar, vale conferir o webinar da FGV sobre a transformação digital no contexto da educação corporativa. Neste vídeo, você descobrirá como a Universidade Petrobras aplicou as tendências de treinamento e desenvolvimento, ao digitalizar sua jornada de T&D.

Inove com 5 tendências de treinamento e desenvolvimento

Agora, chegou o momento de inovar na Gestão de Pessoas e propiciar experiências mais imersivas. Finalmente, vamos falar das cinco tendências de treinamento e desenvolvimento (T&D). Em paralelo, vale lembrar que essas dicas devem ser adaptadas para realidade de cada empresa, ok?

1. Onboarding digital

A integração de novos funcionários costuma ser desafiadora na maior parte dos negócios . Hoje em dia, o onboarding digital facilita todo esse processo, o que inclui os seguintes benefícios:

  • dar as boas-vindas aos funcionários recém-contratados;
  • reforçar aspectos importantes da cultura organizacional;
  • alinhar as expectativas e as funções de cada colaborador.

2. Reskilling

Basicamente, o reskilling se traduz como requalificação. Ou seja, trata-se de um novo olhar para a tal da reciclagem, o que não se resume às pessoas mais velhas. Por exemplo, essa iniciativa pode ser aplicada em muitas situações:

  • adquirir ou aprimorar habilidades e competências profissionais;
  • estar em conformidade com as normas reguladoras do setor;
  • transferir funcionários para outras áreas da mesma empresa.

3. Upskilling

Por sua vez, o upskilling literalmente dá um upgrade na ampliação da base de conhecimento. Nesse ponto, é vital levar em conta o conceito de lifelong learning (aprendizado contínuo), com o objetivo de:

  • desenvolver competências socioemocionais em futuros líderes;
  • assegurar um alto padrão de qualidade nas entregas do time;
  • promover uma visão analítica para buscar soluções inovadoras.  

4. Team building

Já a estratégia de team building visa construir equipes mais integradas, sólidas e engajadas. Com a aproximação dos membros do time, você cria um ambiente favorável para conquistar resultados conjuntos, tais como:

  • cumprir as metas que foram definidas no planejamento estratégico;
  • facilitar a gestão de mudança organizacional, quando for o caso;
  • reduzir ruídos na comunicação, pois eles podem causar conflitos.    

5. Gamificação

Por fim, a gamificação é a cereja do bolo da inovação nas ações formativas. E, se você não pode investir nisso agora, comece com um sistema gamificado gratuito. Algum tempo depois, avalie os resultados e negocie uma verba para trazer impactos nesses pontos:

  • aumentar a satisfação e a motivação do quadro funcional;
  • reduzir o turnover, que é a taxa de rotatividade de pessoal;
  • simplificar a transmissão de conhecimentos mais complexos.

Por falar em gamificação, continue com a gente para descobrir como colocar isso em prática. Afinal, não basta simplesmente conhecer as tendências de treinamento e desenvolvimento, não é mesmo? 

2 Edtechs para investir nas tendências de treinamento e desenvolvimento

A seguir, listamos duas Edtechs que usam o poder da tecnologia para aprimorar o processo de aprendizado. Com isso, você conhecerá diferentes serviços de startups que viabilizam a inovação nas suas iniciativas de T&D. Vamos lá? 

EAD Plataforma

Aqui na EAD Plataforma, por exemplo, temos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) bem fácil de usar. Além de contar com um tema customizável, sua equipe vai gerenciar todo o painel administrativo.

Por sinal, esses recursos simplificam a aplicação das tendências de treinamento e desenvolvimento, uma vez que oferecem:

  • possibilidade de dar aulas ao vivo, com chat integrado para esclarecer dúvidas;
  • biblioteca virtual para concentrar os materiais de todas as ações formativas;
  • criação de grupos para os treinamentos que são restritos aos convidados;
  • provas, exercícios e relatórios para acompanhar o progresso das turmas;
  • certificado de segurança, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

E o melhor: você ainda pode fazer um teste grátis para conhecer todas as funcionalidades!

Qranio

Lembra que falamos da gamificação, certo? Pois bem: o Qranio é um app de mobile learning, com ferramentas lúdicas para enriquecer o T&D. Enquanto o colaborador joga, ele também aprende conteúdos relevantes para a rotina de trabalho.

Nesse sentido, alguns diferenciais do aplicativo são:

  • a gamificação favorece o engajamento dos colaboradores com os conteúdos;
  • essa aplicação é customizada para resolver problemas de cada companhia;
  • além do mobile learning, é possível usar uma vertente híbrida alocada na web;
  • solução disponível para a modalidade individual ou ainda para multijogadores;
  • durante os jogos, o player vai acumulando pontos que se revertem em prêmios. 

Bônus: como escolher as tendências de treinamento e desenvolvimento?

Realmente, o mercado tem muitas ofertas em termos de tecnologia educativa. Porém, isso não significa que você precisa investir em realidade virtual logo no início. De fato, essa é uma estratégia excelente, mas ela pode ficar para um segundo momento. 

Em princípio, é essencial optar por um serviço que esteja alinhado com os seus objetivos e necessidades. Para facilitar, nós temos um post que fala justamente da política de treinamento e desenvolvimento, sabia? 

Dessa maneira, você poderá mapear as demandas de aprendizagem e planejar as próximas ações formativas. Depois disso, ficará mais fácil realizar aquilo que foi planejado e avaliar os resultados, claro.

A propósito, a equipe da EAD Plataforma está à disposição para te ajudar nisso. Então, que tal agendar uma demonstração personalizada para a sua empresa? Assim, podemos conversar sobre a aplicação prática das tendências de treinamento e desenvolvimento!

Além disso, fique à vontade para consultar mais posts no blog, bem como os vídeos do Youtube. Isso porque nossos materiais são feitos por um time que se dedica a melhorar os resultados da sua companhia, por meio da união entre a tecnologia e a educação. 👩‍💻 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy