o que é edtech

Você sabe o que é edtech? Conheça tudo sobre as tecnologias educacionais

Se você ainda não sabe o que é edtech, a gente já te adianta: é o setor das startups de tecnologias de educação, um dos mais quentes do momento!

De acordo com um estudo do Cieb e da ABStartups, de 2018 a 2019 o segmento cresceu 23% – e, até o ano passado, as startups de educação já tinham movimentado cerca de R$ 175 milhões em investimentos.

Toda iniciativa de educação é louvável, já que tem o objetivo de democratizar cada vez mais o ensino – e, ainda por cima, aproximar professores e alunos.

E aí, quer saber mais sobre as tecnologias educacionais? Então continue com a gente! Na matéria de hoje, abordaremos os seguintes assuntos:

  • o que é edtech (e qual o papel dela na educação);
  • os benefícios que esse conceito pode trazer para as pessoas;
  • alguns exemplos de edtechs brasileiras para você conhecer.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é edtech?

Como falamos no início, as edtechs são startups que investem em soluções tecnológicas na área da educação. A ideia é tornar o conhecimento mais acessível para os alunos – além de simplificar o trabalho dos professores.

Aliás, essa combinação de tecnologia + ensino surgiu no fim dos anos 1990, com a criação do modelo de Sistema de Gestão de Aprendizagem (ou LMS – Learning Management System). 

É verdade que as coisas evoluíram bastante nas últimas duas décadas, mas até hoje o LMS é um importante aliado do setor de educação – pois integra diversos recursos multimídia e conecta pessoas por meio da internet.

Quais os benefícios de uma edtech para a educação?

Popularização do ensino

Na hora de saber o que é edtech, é legal perceber como ela tem papel fundamental em diversos campos educacionais – da educação básica ao ensino superior, dos cursos profissionalizantes aos treinamentos corporativos.

Geralmente com valores mais acessíveis (muitas vezes, com funcionalidades gratuitas), as edtechs dão esperança aos alunos (e funcionários) que antes não conseguiam nem sonhar em aumentar seus conhecimentos.

Por mais que ainda seja um desafio grande, a internet e essas startups podem chegar a lugares de difícil acesso – e ajudar a propagar o ensino no Brasil.

Experiências imersivas

A tecnologia facilita bastante a aplicação de novas metodologias ativas de aprendizagem – que são justamente a razão de ser de muitas edtechs. 

Essas são formas criativas de ensino, que visam dar mais poder aos alunos – e fazer com que eles aprendam de forma mais independente.

Aprendizagem colaborativa

Muitas plataformas oferecem recursos de interação, como chat e fóruns – espaços que permitem a criatividade e reforçam os laços entre as pessoas.

Com mais espaço para contribuir com suas ideias, os alunos das edtechs constroem o aprendizado juntos. Isso faz com que eles se sintam valorizados e realmente relevantes em todo o processo.

Inovação

A grande sacada da inovação é resolver um problema antigo – de forma muito mais rápida, com menos custos e que ajude as pessoas envolvidas.

Um dos benefícios das edtechs é esse: identificar as carências na educação tradicional (ou seja, a “offline”) e solucioná-las com bastante qualidade por meio de uma plataforma digital.

Quais são os melhores exemplos de edtechs brasileiras?

EAD Plataforma

A EAD Plataforma é uma edtech completa, que traz um Ambiente Virtual de Aprendizagem e oferece todas as condições para integrar professores e alunos (na plataforma educacional) e líderes empresariais e suas equipes (na plataforma corporativa).

Com uma estrutura que hospeda vídeos e permite a transmissão de aulas ao vivo, a EAD Plataforma encurta distâncias e ainda oferece funcionalidades importantíssimas para o ensino online, como:

  • chat ao vivo;
  • fórum para discussão;
  • biblioteca para armazenamento de materiais de apoio;
  • aplicação de provas (e automatização das correções);
  • geração de certificados de conclusão do curso.

Resumindo, nessa plataforma é possível ensinar (e aprender) de qualquer lugar!

Plataforma Redigir

A Plataforma Redigir é uma tecnologia de correção de redações – do Ensino Fundamental e do Ensino Médio –, cujo objetivo é preparar os alunos para os principais vestibulares e concursos do país. 

Com uma ferramenta centrada no estudante, a Redigir tem uma base de corretores e profissionais que, além das observações nas redações, ajudam os alunos em outras dificuldades – com o serviço de assessoria pedagógica, por exemplo.

Na prática, as escolas terceirizam as correções – otimizando o trabalho dos professores de redação, que podem focar em outros pontos.

Descomplica

O Descomplica é uma startup que te ensina bem o que é edtech: a plataforma atua como se fosse um cursinho online, fornecendo conteúdos de qualidade para os alunos que estão em fase de vestibular.

Além disso, o Descomplica também abrange outras fases do ensino, como a graduação a distância e os cursos de pós – totalmente online.

De maneira geral, o Descomplica oferece educação a um custo acessível, com professores renomados em diversas disciplinas. O mais interessante é que as aulas são leves e falam a língua dos jovens – algo que é um pouco mais difícil de encontrar nas escolas tradicionais.

Brain Academy

Focada em inteligência socioemocional, a Brain Academy é uma edtech que integra psicologia, neurociência e saúde mental. 

A metodologia aplicada ajuda os alunos a lidarem melhor com seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos – e tem o intuito de prevenir problemas como estresse, ansiedade e depressão.

Qranio

O último da nossa lista é o Qranio. A proposta dessa startup brasileira é usar a gamificação como importante estratégia de ensino – na qual o aluno aprende ao mesmo tempo que acumula pontos (e depois pode trocá-los por prêmios).

E esse tema é muito relevante! Uma pesquisa da Finances Online apontou que, para 67% dos alunos, um curso com gamificação é muito mais motivador e interessante do que aulas tradicionais.

Na plataforma do Qranio, é possível acessar desafios sobre várias matérias – e também de vestibulares, o que deixa esse processo (que é naturalmente estressante) muito mais divertido e engajante.

Gostou de aprender o que é edtech?

Esperamos que a matéria de hoje tenha te ajudado a ver como tecnologia e educação podem (e devem) andar de mãos dadas.

Que tal conhecer uma das edtechs dessa lista? Com a EAD Plataforma, você pode mergulhar nesse mundo e começar a ensinar outras pessoas – e também aprender, por que não?

Faça um teste gratuito por 7 dias e confira bem de perto!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy