lms ferramentas

Top 9 ferramentas LMS que você precisa conhecer

Essenciais para quem deseja oferecer um ambiente digital em que seja possível aplicar conteúdos educativos de qualidade e promover o processo de aprendizado seja em cursos livres ou em treinamentos, as ferramentas LMS permitem que o gestor e professor acompanhem a evolução de seus alunos/colaboradores.

Além disso, contar com um sistema que traga uma boa diversidade de ferramentas LMS contribui para elevar a experiência de aprendizagem de todos os envolvidos e proporcionar toda a segurança que eles desejam e merecem. 

Para conhecer as principais ferramentas LMS, conferir suas vantagens e aplicabilidades, basta seguir com sua leitura!

O que é LMS?

LMS é sigla para Learning Management System. Em termos práticos, trata-se de um software que concentra diversas funcionalidades para gerenciar, rastrear, emitir relatórios, conferir pagamentos e entregar cursos educacionais e programas de treinamento e capacitação à distância. 

Projetado para detectar lacunas do processo de aprendizado, por meio de dados analíticos e de relatórios, esse sistema conta com a tecnologia e com algoritmos inteligentes para analisar o desempenho de seus usuários, oferecer a eles um processo dinâmico e funcional de ensino e proporcionar aos tutores e treinadores um acompanhamento efetivo de seus desempenhos. 

O vídeo, a seguir, explana bem o que é LMS, não deixe de assisti-lo e não se esqueça de colocar as legendas em português. 

Quais ferramentas LMS um sistema EAD deve apresentar?

Para que a experiência seja elevada para as duas pontas, ou seja, tanto para alunos/funcionários como para tutores/gestores, um software de ensino à distância deve apresentar as ferramentas LMS descritas a seguir. 

Certificado de segurança 

Para garantir a privacidade e a segurança dos alunos, é fundamental analisar se o software conta com um certificado de segurança SSL instalado. 

Baseado na criptografia, ele não só protege as informações sensíveis, como também impede a interceptação de informações por terceiros durante a transferência de dados.

API robusta 

Uma API robusta permite a automatização de cadastro de alunos, matrículas e pagamentos, padronizando processos, oferecendo mais controle sobre questões burocráticas e simplificando e otimizando a gestão. 

Integração com outras soluções 

Ao permitir a integração com outras soluções, é possível não só saber quando uma pessoa comprou um curso, como analisar o momento que um funcionário realizou seu treinamento, um aspecto crucial para acompanhar a sua dedicação e empenho. 

Além disso, essa funcionalidade verifica se há atrasos em pagamentos, o que ajuda a combater a inadimplência. 

Fóruns online

Ao apresentar fóruns, os alunos e colaboradores conseguem tirar, de modo fácil e descomplicado, suas dúvidas sobre os conteúdos dos cursos. 

Além disso, essa ferramenta permite que o treinador/professor instigue o engajamento dos participantes, o que melhora o processo de aprendizagem e potencializa a visão do tutor/treinador sobre a evolução dos membros. 

Provas

Aplicar provas é uma prática vital para analisar a performance dos alunos e descobrir se o conteúdo do treinamento e capacitação está sendo bem assimilado. 

Biblioteca de conteúdo

Uma biblioteca pode facilitar muito a vida de quem oferece um curso/capacitação online. Isso porque ela permite o aproveitamento de todo o conteúdo, dispensando a necessidade de cadastrar novos arquivos, vídeos e outros tipos de materiais. 

Relatórios de desempenho

Para avaliar se o treinamento está sendo bem aproveitado e analisar o aproveitamento dos alunos de um curso, um sistema deve contar com relatórios de desempenho. Por meio deles, é possível ter uma visão completa sobre a experiência dos estudantes/funcionários. 

Certificados

Os certificados simbolizam que a dedicação e o esforço dos alunos não foram em vão. Além de elevar a autoestima dos participantes, os certificados aumentam a credibilidade de uma empresa no mercado e potencializam as vendas. Afinal, as pessoas gostam de exibir certificados em seus currículos. 

Design responsivo 

Um estudo divulgado pelo IG revelou que 46% dos alunos disseram que assistem às aulas por meio do celular. Logo, uma das principais ferramentas LMS de um sistema é o design responsivo. 

Além de garantir que a experiência de aprendizado seja boa por dispositivos móveis, o design responsivo oferece a eles um processo mais intuitivo, fácil e agradável. 

Para entender melhor sobre a importância da responsividade, sugerimos que assista ao vídeo a seguir.

Onde encontrar uma plataforma que apresente todas essas ferramentas?

O mercado nacional felizmente conta hoje com bons softwares LMS que oferecem essas ferramentas. 

Diante disso, é preciso analisar a confiança e a reputação das empresas que estão as fornecendo. 

Esse é o caso da EAD Plataforma, que além de apresentar os diversos recursos e ferramentas descritos no post, apresenta um elevado índice de satisfação entre seus clientes, além de um crescimento de mais de 300% em 2020. 

Garantindo uma experiência elevada tanto para gestores/educadores, como para colaboradores e alunos, a EAD Plataforma representa uma alternativa interessante tanto para as empresas que desejam incrementar seus treinamentos online, como para os profissionais que desejam ter uma nova fonte de renda, assim como  para os professores que querem acompanhar,  de perto e virtualmente, o processo de aprendizado de seus alunos. 

Para conferir se a plataforma entrega realmente tudo isso e analisar se ela combina com sua realidade e demandas, nada melhor do que experimentá-la, não é mesmo?

Por isso, convidamos você a testá-la, por sete dias, sem precisar pagar um centavo por isso!

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy