qual-funcao-tutor-presencial-ead

Qual a função do tutor presencial na EAD? Tudo sobre este profissional essencial

Você sabe qual a função do tutor presencial na EAD? Lendo por alto, a atribuição deste profissional pode soar até um pouco incoerente, não é mesmo? Afinal, como poderia ser útil um trabalho presencial na modalidade de ensino a distância? 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar que o trabalho do tutor presencial na EAD vai muito além do suporte offline. Ele é responsável por facilitar a trajetória de aprendizado do aluno, mesclando ferramentas presenciais e a distância. 

Se você se interessa pelo assunto, que tal aproveitar para descobrir também como ser um bom tutor EAD?

O que é um tutor EAD?

Tutor EAD é o profissional responsável pela condução do processo educacional na EAD. Sua função principal é dar suporte na aprendizagem, se posicionando como uma referência para os estudantes. 

Dentre suas funções, estão: 

  • tirar dúvidas dos alunos;
  • corrigir provas;
  • produzir conteúdo pedagógico (como resumos e questionários) complementar ao material didático EAD;
  • etc. 

A maior diferença entre o tutor EAD e o professor é o fato de que o primeiro não está necessariamente ligado à produção do material didático. Sua função é mais próxima à de um “conselheiro educacional”. 

Tipos de tutoria na EAD 

Quando falamos em tutor EAD, é comum que pensemos, instantaneamente, em um profissional que trabalha a distância, presente nas aulas online ao vivo e nos fóruns EAD

Entretanto, existem dois tipos de tutoria na EAD: a online e a presencial

Um tutor EAD online está à disposição dos alunos em todos os canais virtuais. Ele utiliza o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem para se comunicar com a turma, propor discussões e oferecer atendimento individualizado conforme a necessidade de cada estudante. 

Já o tutor presencial alia todas as atribuições do online à assistência presencial para os alunos. A modalidade é muito utilizada no ensino híbrido e também nos pólos EAD, durante a realização de simulações, atividades práticas e atendimentos pedagógicos. 

Qual o papel do tutor presencial na EAD? 

Ao tentarmos entender qual a função do tutor presencial na EAD, uma palavra nos vem à mente: multifunção. Trata-se de um profissional atuante em diferentes frentes do processo de aprendizagem, sempre com o objetivo de reduzir distâncias e integrar os alunos ao processo educacional. 

A seguir, pontuamos algumas das atividades que nos ajudam a entender, de forma prática, qual a função do tutor presencial na EAD. 

1. Apoio individualizado aos alunos

É comum ouvirmos, entre as atribuições de um tutor presencial na EAD, o papel de “mediador permanente”. Isso significa que sua principal postura é a de se colocar como uma ponte entre os alunos e o aprendizado. 

Neste processo, inclui-se o apoio individualizado aos alunos. Parte da atribuição pedagógica do tutor presencial na EAD é acompanhar o desempenho dos alunos pela plataforma e-learning e identificar a necessidade de intervir de maneira construtiva no processo de cada um deles. 

2. Motivação e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem

Além do apoio individualizado, entender qual a função do tutor presencial na EAD também passa pela motivação dos alunos. Afinal, cabe ao profissional utilizar meios eletrônicos ou presenciais, coletivos ou individuais para aproximar ao máximo a experiência da educação a distância daquela conhecida no ensino presencial. 

3. Estímulo e inserção dos alunos em uma rede de ensino

Uma das desvantagens pontuada por alunos EAD é a dificuldade de se sentir parte de um sistema de ensino na modalidade. Isso porque, no processo de educação a distância, não há encontros presenciais, tampouco aulas em um mesmo espaço físico. 

Além disso, questões administrativas e burocráticas tendem a ser resolvidas por meio de uma plataforma (chamada de Learning Management System). 

Entretanto, o tutor presencial na EAD é capaz de reduzir a sensação de não-pertencimento. Ele contribui para o compartilhamento de informações da instituição de ensino, além de dar “cara” à escola ou à empresa de cursos online

4. Facilitação da compreensão de conteúdos

Ter o apoio de um profissional para tirar dúvidas e explicar detalhadamente os conteúdos é fundamental para o bom aproveitamento educacional. Por isso, pode acrescentar esta resposta à pergunta “qual a função do tutor presencial na EAD?”: facilitar a compreensão de conteúdos! 

Por meio de plantões tira-dúvidas online ou presenciais, mentorias, treinamentos práticos e aulas intensivas, o tutor EAD aproxima os alunos do conteúdo oferecido. Isso ajuda a potencializar o aproveitamento da turma e, claro, contribui para a satisfação dos alunos com a conclusão da formação. 

5. Mediação do contato entre a coordenação e os alunos

Além de disciplinar e facilitar o processo educacional dos alunos EAD, o tutor presencial também tem um papel importante na transmissão de informações sobre a instituição. 

Ele transmite comunicados, repassa informações operacionais sobre a formação e, principalmente, faz o intermédio do contato entre o estudante e a coordenação de curso. 

Plataforma e-learning: aliada do tutor presencial na EAD 

Agora você já sabe qual a função do tutor presencial na EAD. O que talvez você ainda não saiba é que uma plataforma e-learning desempenha um papel essencial no processo de comunicação entre alunos e tutores, mesmo no ensino híbrido ou na EAD flex.

Por disponibilizar múltiplas ferramentas de interação, boas plataformas EAD aproximam os tutores dos alunos mesmo quando não há encontros presenciais frequentes. 

Quer conhecer uma plataforma e-learning completa e didática para alunos e tutores? Então veja, no vídeo abaixo, como surgiu a EAD Plataforma, nosso LMS que já ultrapassa a marca dos 3 milhões de usuários! 

Deixe seu comentário!
Fabio Godoy